Uma das etapas mais importantes da operação logística acontece ainda dentro dos armazéns com a separação e alocação de produtos e materiais em seus respectivos locais.
Manter essa operação em andamento exige cuidado para garantir a integridade das embalagens. Essa é uma das vantagens dos pallets, que são considerados elementos essenciais nesse ambiente.
O acompanhamento do fluxo de entrada e saída, a alocação correta dos materiais e a movimentação interna são apenas algumas das tarefas desempenhadas pela equipe. Para conquistar resultados satisfatórios é importante contar com recursos, como os pallets, que ajudam na organização e no aproveitamento do espaço.
Continue com a leitura deste post para conferir as principais vantagens da utilização dos pallets. Confira!
Pallets ou paletes são uma visão corriqueira dentro de armazéns e depósitos de todos os tipos. Justamente por causa da sua ampla utilização é que não pensamos na sua importância para as atividades logísticas.
Afinal, estamos falando de um simples estrado de madeira utilizado como suporte dos lotes de produtos, correto? Essa é uma interpretação bastante limitada sobre um elemento de muito valor.
Veja, por exemplo, como as suas características criaram um objeto único. A sua composição em madeira é ideal para garantir a sua resistência ao peso das embalagens, mas leve o suficiente para não interferir na movimentação manual.
A forma como as ripas de madeira são dispostas tem o design ideal para ser utilizada por máquinas como empilhadeiras e paleteiras. Da mesma forma, o espaçamento permite a circulação de ar e a limpeza do armazém.
Além disso, as empresas tendem a verticalizar a sua ocupação do espaço, o que é bastante útil para o empilhamento seguro e ágil.
Gerenciar a movimentação interna de cargas é uma atividade complexa que requer a aplicação de planejamento, sistemas de gestão integrada e maquinário especial. Por esse motivo a paletização é tão importante, já que permite o empilhamento de embalagens e a alocação dos lotes em prateleiras.
Essa é uma medida que melhora o aproveitamento do espaço disponível e amplia a área de circulação. O seu uso também está relacionado à proteção das mercadorias, uma vez que minimiza incidentes que poderiam causar avarias e, consequentemente, prejuízos financeiros.
Entre as vantagens dos pallets, a tarefa de expedição de pedidos também pode ser otimizada. Com a utilização de pallets é possível tornar o fluxo de entrada e saída de mercadorias cada vez mais ágil. Com uma organização sistemática, é possível diminuir o prazo de entrega e aumentar a qualidade do atendimento prestado.
Já falamos sobre os pallets de madeira que são utilizados pela maioria das empresas devido a sua capacidade para movimentar lotes de grande porte e várias embalagens empilhadas para armazenagem.
Contudo, existem outros modelos que utilizam dimensões e materiais diversificados que podem ser adotados de acordo com a natureza do produto. Em busca de flexibilidade e qualidade, as empresas optam por substituir o modelo tradicional por outros materiais.
Esse tipo de pallet é a opção mais acessível, pois o seu intuito não é a armazenagem, mas sim o envio para o cliente sem a necessidade de retorno. Essa é uma solução para a empresa que deseja tornar a operação mais competitiva e reduzir custos. A sua composição também é de madeira, porém o foco não é a qualidade ou a durabilidade, mas sim, a relação custo-benefício.
Embora não seja o material mais conhecido, o papelão também é uma alternativa viável para a produção de pallets. Esse tipo ganha pela sua sustentabilidade já que é reciclável, biodegradável e ecológico. Por isso, também recebe o nome de ecopalete.
A sua capacidade de carga e resistência são semelhantes aos modelos de madeira. O seu diferencial é a sua leveza, não gera resíduos e segurança do manuseio já que não utiliza pregos ou tem farpas.
Os pallets fabricados com plástico dispõem de uma grande variedade de modelos, que variam desde as suas dimensões até o seu formato para se adaptar ao tipo de carga alocada. Esse material é considerado maleável, o que permite a criação de opções com diversas características como superfície lisa ou vazada, com abas nas laterais e, até mesmo recortes profundos para a alocação de bobinas e tubos.
O seu principal diferencial é a higiene e a facilidade de limpeza. Muitos fabricantes optam por incluir aditivos de ação antimicrobiana, o que impede a sua contaminação. Por esse motivo, são utilizados com maior frequência nos setores de:
Devido a sua composição esse material tende a ser mais leve, resistente e durável.
Esse é um modelo específico também fabricado em plástico, mas que possui um atributo para a contenção de líquidos. Para desempenhar essa função, a parte superior conta com uma grade, o que permite a passagem do líquido para uma câmara fechada na parte inferior.
É frequentemente utilizado na armazenagem e no transporte de tambores, bombonas e reservatórios. Com isso, é possível prevenir riscos relacionados ao vazamento de produtos químicos e inflamáveis que poderiam causar acidentes e contaminar o ambiente.
Essa estrutura é utilizada quando é necessário contar com maior resistência devido ao peso e as dimensões da carga. Devido a sua composição, essa é uma solução para quem busca durabilidade, pois dificilmente este pallet sofrerá danos ou quebras no decorrer do tempo.
As empresas que utilizam esse modelo têm características especiais como o trabalho com altas temperaturas ou o içamento de peças e máquinas. Essa opção também é mais segura para o manuseio da equipe já que não conta com pregos salientes que podem ser a causa de acidentes.
A estrutura ideal de armazém é pensada com foco na segurança tanto dos operadores como das mercadorias que estoca. Por isso, a flexibilidade é um dos elementos mais importantes para criar um ambiente compatível com cada tipo de produto alocada.
Esse é uma das vantagens dos pallets, uma vez que esse instrumento pode ser usado para diversos fins de acordo com a necessidade da empresa. Portanto, avalie como modelos diferentes podem beneficiar a sua operação e o seu desempenho.
Se você tem interesse em conhecer mais sobre a operação de estocagem, acesse o nosso conteúdo com dicas sobre como garantir segurança em armazéns logísticos.