Diversas dúvidas podem aparecer quando falamos do transporte de materiais de construção, tendo em vista a necessidade de tomar certos cuidados aos carregar esses itens. Erros e problemas, como desperdícios, vazamentos, quebras, entre outros, acontecem quando a atenção devida não é dada e os procedimentos apropriados não são realizados.
Por esse motivo, separamos algumas dicas incríveis para você usar e garantir a qualidade do serviço prestado. Acompanhe!
Muitos materiais, por exemplo, revestimentos, cimentos, entre outros, apresentam as instruções adequadas para seu armazenamento e manuseio. Essas informações não estão ali à toa, mas sim, para ser seguidas e manter as características originais do item e a eficácia do seu uso.
Outra vantagem de seguir a recomendação é que, caso surja algum defeito, o produto pode ser devolvido sem custos adicionais. Também é importante fazer o transporte de materiais de construção em suas embalagens de fábrica, considerando que elas foram criadas com a finalidade de evitar danos na hora do transporte e se adequar ao local de armazenamento.
Um dos principais motivos do desperdício de materiais de construção é a quebra de itens. Para evitar esse prejuízo, reserve o espaço adequado dentro do veículo de transporte. Organize as caixas de forma que os itens não fiquem se mexendo durante o trajeto, impedindo que a caixa revire, trombe em outras embalagens e provoque o estrago ou perda de alguma peça.
Entre as principais ideias sobre o armazenamento dos materiais de construção é evitar umidade ou calor em excesso. Contudo, nem sempre as pessoas têm esses locais disponíveis para receber os produtos. Veja, a seguir, algumas alternativas para fazer a guarda correta:
O empilhamento dos materiais também é um aspecto que deve ser considerado nessa hora, tendo em vista a facilidade de alguns produtos sofrerem danos e modificações em sua estrutura devido ao peso excessivo ou ao desnivelamento do solo. Entenda melhor como essa recomendação funciona:
Ao realizar o transporte de materiais de construção, é preciso dar atenção à proteção contra a umidade. Desse jeito, deve-se evitar o empilhamento de sacos de cimento diretamente no chão, com a finalidade de impedir que o produto absorva essa umidade. Além disso, o adequado é que os sacos de cimento sejam colocados uns perto dos outros, tendo em vista que essa conduta diminui a circulação do ar e o eventual ressecamento dos itens.
O empilhamento deve ser de até dez sacos de cimento, evitando-se o peso excessivo sobre o material. Nas pilhas feitas com mais de oito sacos, podem ser colocados de forma alternada, em comprimento e em cruz, assegurando o equilíbrio para que acidentes não aconteçam.
O local de armazenamento dos materiais de construção pode ser muito desorganizado, influenciando a preservação dos itens. Por esse motivo, é muito importante orientar os colaboradores sobre a necessidade do manuseio e guarda adequados dos itens que chegarem.
O intuito é assegurar que nada se perca ou danifique, proporcionando funcionamento eficaz dos serviços e produtividade. Uma opção para simplificar essa tarefa é estruturar os materiais conforme as prioridades da obra, colocando na sequência de uso, além de reservar um espaço para o recebimento dos produtos, evitando improvisos e obstrução das passagens e acessos aos itens.
Conseguiu entender como melhorar o transporte de materiais de construção? Além desse conhecimento, é interessante que saiba como calcular o custo do serviço. Para isso, a atividade deve ser alinhada com a logística da obra, para que possa compreender o funcionamento de todas as fases e implementar as estratégias adequadas.
Assim, será possível compor o preço dos seus serviços com base em informações precisas, e com a possibilidade de minimizar os custos sem influenciar a qualidade dos produtos, entrega e demais atividades envolvidas.
Gostou dos cuidados com transporte de materiais de construção apresentados? Então, aproveite a sua visita em nosso blog para seguir as redes sociais e ficar por dentro de todas as publicações e compartilhamentos. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!