A tecnologia tem oferecido diversos recursos importantes para otimizar os processos e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Entre eles, podemos falar da transportadora digital, que surgiu devido à demanda do mercado em manter a eficiência no transporte de cargas e reduzir os custos.
Com tanta ferramenta disponível, os clientes e mercado estão cada vez mais exigentes, e a empresa que busca ter destaque e se tornar mais competitiva precisa se adequar às novas expectativas e se render a tudo que as inovações tecnológicas têm de melhor.
Pensando nisso, elaboramos este post para esclarecer as principais dúvidas sobre a transportadora digital, como o seu conceito, funcionamento, impactos e vantagens. Confira!
Da mesma forma que acontece em qualquer setor, quando a forma de execução dos processos sofre alterações por qualquer fator interno ou externo, as companhias que não se adaptam acabam não suportando a briga com a concorrência.
Assim, a transportadora digital é um serviço que se propõe a entregar qualidade, bom atendimento e operações eficientes. Não se trata apenas de uma tendência de mercado, mas de uma oportunidade de ter uma logística nunca vista antes, com o objetivo de entregar os produtos ao consumidor final de uma forma rápida, dentro do prazo e com segurança.
A transportadora digital cria um tipo de frota virtual que é constituída de condutores de transportes autônomos de todo o país. A finalidade principal desse tipo de organização é ser o mais eficiente possível nas entregas de mercadorias.
O objetivo é encontrar o motorista adequado e que esteja alinhado com as exigências da carga, além de minimizar os gastos e gerar uma boa experiência ao cliente. Isso, porque todo o processo é executado partindo da tecnologia, por meio de plataformas digitais que têm um sistema online para as mais variadas transportadores e um aplicativo de smartphone para os condutores.
Assim, as companhias divulgam os valores dos seus fretes, e os motoristas recebem uma notificação com todos os dados sobre as cargas diretamente no dispositivo. Após a contratação do frete pela ferramenta, o software possibilita o monitoramento completo de todo o percurso. Também é possível avaliar o serviço realizado pelos motoristas, além de ter acesso às avaliações feitas por outros clientes.
No caso da transportadora digital, o sistema pode ser acessado por qualquer colaborador da empresa e de qualquer local, por meio da inserção de login e senha, o que simplifica a comunicação do time, gerando agilidade para atuar em situações inesperadas.
Nos dias atuais, a melhor maneira de se manter à frente dos concorrentes que buscam entregar processos eficazes é por meio da implementação da tecnologia.
Essa ainda não é a realidade em muitos dos transportes encontrado no país, já que um número considerável de empresas ainda não conta com ferramentas apropriadas para a automatização das atividades, impossibilitando uma gestão integrada, além da necessidade de ter que ligar para os condutores um por um até encontrar alguém disponível para fazer o frete.
No entanto, já é possível identificar um esforço de empresas tradicionais do ramo em se enquadrar nessa nova forma de atuar, por meio do investimento em softwares para transportadoras específicos.
Cada dia que passa, as indústrias têm buscado pelos melhores mecanismos de automação e troca de informações para conectar seus processos e implementar a indústria 4.0.
Por esse motivo, é essencial analisar as alterações e transformações digitais disponibilizadas para manter o negócio sempre competitivo. Uma parcela da efetividade dessa prática se deve a essa avaliação das mudanças do mercado.
Isso, porque, com o avanço da indústria 4.0, o ramo da logística vai ter várias opções de inovação, e as transportadoras digitais têm sido vistas como uma alternativa para auxiliar na eficiência da operação do transporte de cargas no Brasil e proporcionar a inteligência que o mercado demanda.
Dessa forma, é possível perceber que os departamentos e companhias que não contarem com a tecnologia como parceira sofrerão prejuízos relevantes, podendo chegar ao fechamento do negócio, pois a tendência é que, por não terem suas funções alinhadas à inovação, se tornem ultrapassadas. Então, é muito importante estar preparado para todas essas mudanças.
Diversas são as mudanças provocadas pelas transportadoras digitais no mercado logístico, já que, por meio delas, é possível promover a melhora no gerenciamento de frotas, possibilitando um melhor controle de tudo que ocorre com o veículo ao longo da rota e processo de entrega. Entenda alguns desses impactos a seguir.
O transporte realizado por meio de caminhões é um dos mais utilizados no país, provocando bastante movimentação nas estradas. Por meio das transportadoras digitais, é possível manter o fluxo de veículos mais estruturado.
Com a utilização de processos tecnológicos, locais com grande circulação, horários de pico que impossibilitam a circulação de carros de grande porte e demais informações relevantes para a transportadora podem ser averiguadas antes de certos tipos de veículos da frota iniciarem o trajeto.
Atualmente, existe a alternativa de usar sistemas que conseguem transmitir dados seguros a respeito do licenciamento do caminhão, despesas com combustível ao longo do percurso, gasto de pneus e demais informações importantes para os gestores.
Por meio desse controle completo, todos os processos de logística são melhorados, tendo em vista que dados como o rodízio de placas, que acontece em algumas cidades, são indispensáveis para a definição da rota dos veículos. Todo esse procedimento assegura que as entregas sejam realizadas de forma eficiente, garantindo a satisfação dos clientes.
Um outro impacto importante é o aumento da segurança e prevenção de riscos, já que, com a geração de informações frequentes em tempo real, fica mais fácil se antecipar a possíveis imprevistos.
Não há dúvidas de que é mais seguro para uma companhia de transporte entender se a manutenção do veículo está em dia de maneira automatizada. Dessa forma, o agendamento e a projeção de uso dos carros se torna mais organizada e eficaz.
Essa segurança também propicia a segurança dos condutores nas estradas. Ao compreender a condição de cada modelo de veículo, é possível evitar acidentes com a frota.
Apesar de o investimento em ferramentas desse tipo parecer ser elevado de início, é necessário refletir no custo-benefício no longo prazo. Uma frota rodando com a manutenção em dia reduz os gastos dos empresários, que podem se projetar melhor em situações de urgência — por exemplo, quando o carro precisa de um conserto muito caro ou quando tem que ficar muito tempo na oficina.
Manter-se integrado de maneira total com os estabelecimentos parceiros também é necessário para as transportadoras digitais. A tecnologia minimiza erros de comunicação e permite que todos os processos sejam executados de forma ágil, simplificando o dia a dia das companhias de transporte, dos parceiros e dos clientes.
Assim, é possível perceber a importância das transportadoras digitais nos dias de hoje; por esse motivo, quem ainda não se adequou às novidades do mercado, provavelmente, vai passar por certas dificuldades para entregar um serviço de qualidade.
A expansão das lojas virtuais no país provocou uma grande necessidade de atualizar a forma como as entregas são feitas e os processos de logística como um todo. No cenário das transportadoras digitais, essa prática de entregas mais rápidas e com a redução de erros se torna possível graças à tecnologia.
A inovação tecnológica viabiliza processos de trabalho como monitoramento de frota, controle de estoque, planejamento de quais veículos realizarão entregas em determinados dias, qual o trajeto a ser utilizado para executar o trabalho com segurança, como está a manutenção dos carros etc.
Com isso, é possível dizer que essas novidades mudaram a maneira como a logística é desenvolvida no Brasil, aprimorando de forma considerável a qualidade do exercício da função e atendimento, o que gera, também, motivação para toda a equipe envolvida.
Por oferecer todos esses benefícios, é que as transportadoras digitais vêm transformando o setor logístico, tornando-o mais eficaz.
Como já foi dito, algumas transportadoras digitais já podem ser encontradas, pois esse é um processo que vai crescendo, conforme os empresários sentem a necessidade de se enquadrar nas tendências.
Para se tornar uma delas, é preciso realizar uma boa pesquisa para conhecer as empresas, os softwares e as informações disponibilizadas, como os custos de viagem, preço de pedágio, venda de produtos online por meio do aplicativo, promoções exclusivas de fornecedores do percurso e demais soluções oferecidas por elas.
Pode parecer que se tornar uma transportadoras digital é um processo rápido, que engloba apenas a inserção da tecnologia na realização do trabalho; no entanto, é necessário um planejamento detalhado para assegurar que tudo funcione de forma integrada e satisfatória e que todos os funcionários consigam executar bem aquilo que lhes compete.
Além disso, como a principal questão desse mecanismo é o trabalho desenvolvido de forma online, é necessário que todos estejam alinhados a esse novo projeto da empresa, com o intuito de garantir o funcionamento apropriado das plataformas e aplicativos.
Um trabalho automatizado e online simplifica bastante a rotina da instituição; contudo, de nada vai adiantar implementar sistemas que ninguém vai saber usar adequadamente. Pensando nisso, é necessário seguir algumas etapas para modernizar o negócio e se tornar uma transportadora digital.
Veja, a seguir, algumas dicas que preparamos para que esse processo ocorra de forma correta e tranquila.
O ideal é fazer uma pesquisa prévia de mercado, com o intuito de entender quais são os sistemas e ferramentas mais adequados às características e demandas do negócio e quais funcionalidade podem contribuir para resolver os problemas comuns encontrados no dia a dia.
Além disso, é preciso fazer uma busca para saber se existe sinal de qualidade para o funcionamento dos sistemas que pretende utilizar nos locais em que mais atende; afinal, não adianta implementar um software se você não consegue garantir a fluidez em seu uso, causando desconfiança e comprometendo as demais etapas do processo.
Como você já sabe, para se tornar uma transportadora digital completa, é necessário ter a tecnologia como parceira na execução dos trabalhos internos e externos da organização, sendo essencial assegurar que o funcionamento esteja alinhado em todos os departamentos.
De uma forma resumida, para se tornar uma transportadora digital, a companhia deve proporcionar um serviço de logística completo, com operações e atendimentos eficientes, sempre de maneira online. Mas, antes de tudo, é necessário ter um bom planejamento e organização. Então, não adianta nada contratar vários sistemas e implementá-los na rotina da instituição de forma aleatória.
Nos dias de hoje, o comércio eletrônico é o principal foco de distribuição e entrega de mercadorias no país. Para vender os serviços para essas empresas, é necessário estar com todo o trabalho organizado. Para isso, é muito importante se manter atualizado sobre as novidades que sempre têm aparecido no mercado e pensar a quais áreas de e-commerce a companhia está pronta para se aliar.
Nesse caso, dê prioridade para locais onde os serviços podem ser desenvolvidos de forma tranquila, para não perder o foco do negócio e gerar mais dúvidas nos funcionários. Com o desenvolvimento rápido desse segmento, a parceria com lojas virtuais representa êxito para a transportadora digital, com grandes chances de lucro.
Além de toda a pesquisa acerca das melhores tecnologias a serem usadas, é importante que todos os funcionários estejam atentos e entendam o novo funcionamento do negócio. Por isso, o treinamento é sempre necessário, em qualquer situação.
Porém, quando um novo sistema é implementado, esse treinamento se torna ainda mais fundamental, pois objetiva promover o alinhamento de todos com a política da empresa e a utilização de tendências.
Entre os principais diferenciais do transporte digital está a comunicação ágil e eficaz com os clientes. Tanto o consumidor final quanto a companhia para a qual o serviço é prestado devem receber todos os dados possíveis em relação a compras, rotas e status dentro e fora das transportadoras.
Considerando tudo isso, é possível compreender que a aliança entre o transporte e os recursos tecnológicos é o futuro do ramo logístico no Brasil. Quanto mais dentro da tendência o negócio está, melhor seu funcionamento e maior a satisfação de quem usa o serviço.
Além da probabilidade de novas parcerias de trabalho, inserir-se no mundo digital é uma necessidade cada vez mais perto da realidade das empresas de transporte. Afinal, para além da qualidade da entrega, também se passa a ter um melhor acompanhamento de processos internos e a ampliar o desenvolvimento dos colaboradores.
O uso da tecnologia é o que faz toda a diferença ao mensurar os benefícios obtidos com a transportadora digital. Além de propiciar eficiência e qualidade dos serviços, como já apontamos aqui, gera uma série de vantagens importantes para manter o negócio competitivo no mercado. Conheça algumas delas a seguir!
Com a tecnologia digital, o diálogo com a equipe responsável pela entrega fica mais simples, já que praticamente todas as pessoas dispõem de um smartphone. É a partir dos aplicativos baixados nos dispositivos que as informações são obtidas, mesmo sem a intervenção dos condutores, como as ocorrências de entrega, posicionamento da carga, alterações de rota, entre outros.
O trabalho manual gasta mais tempo para ser realizado, além de uma maior probabilidade de erros. Com os processos automatizados e integrados, os procedimentos se tornam mais seguros, precisos e até mesmo econômicos. Então, a otimização das práticas de logística é uma vantagem competitiva importante para toda instituição que tenha no custo de frete um ponto de atenção.
Outro benefício da transportadora digital é a otimização do processo. Com o uso de sistemas específicos, as operações ficam mais precisas, e as chances de erros são reduzidas. Nas transportadoras tradicionais, o trabalho é feito de forma manual, provocando retrabalho e diversos prejuízos.
Ao usar uma plataforma digital de gerenciamento de transporte, é possível aumentar as opções de entrega e expandir os serviços, pois se tem acesso a uma base com diversos veículos encontrados em vários locais do país — até mesmo fora dele —, com o controle sobre o estado dos carros, documentação, pontuação dos motoristas etc., gerando resultados positivos para todas as pessoas envolvidas.
Devido à integração de todas as etapas da entrega, o monitoramento de cada uma delas se torna mais fácil. Com esse tipo de sistema, vários funcionários da companhia podem verificar, em tempo real, como os processos estão sendo executados, criando mais objetividade e agilidade para os colaboradores e clientes.
As vantagens obtidas geram impactos diretos no preço, tendo em vista que, ao modernizar os processos logísticos e contar com mais alternativas de transporte, as despesas e custos também acabam sofrendo uma diminuição.
Afinal, a partir da otimização da operação, torna-se mais simples adotar estratégias como o frete de retorno, para o transporte não voltar vazio, e controle de rotas.
O objetivo de toda empresa que busca se manter no mercado de forma competitiva é fazer mais com qualidade e preço baixo. Em uma transportadora digital, é possível ter um time reduzido, mas sem perder a produtividade. Isso, devido à tecnologia, que permite que os procedimentos fiquem mais dinâmicos, sem a exigência de um número alto de pessoas, que é o que gera custos operacionais.
A tecnologia mobile viabiliza a possibilidade de monitorar de forma mais prática a continuidade das operações. Com um software adequado instalado nos dispositivos, é possível visualizar a rotina dos motoristas, gestores e clientes, que estão ansiosos pela entrega de suas mercadorias. Entre esses sistemas, podemos citar:
Com a transportadora digital, os processos são claros e interativos. Em um mercado com tantos mecanismos disponíveis para a melhoria dos processos, a visão restrita gerada pelas transportadoras tradicionais está cada vez mais limitada. Com essa tendência tecnológica, tudo é acompanhado cuidadosamente, para que os itens cheguem aos clientes com responsabilidade e qualidade.
Além de tudo, esse modelo de transportadora oferece mais visibilidade para todos os envolvidos, por meio de um painel de informações em tempo real. Com a inteligência aplicada a toda a cadeia logística de cargas, uma transportadora digital se posiciona de uma maneira consultiva e fundamental. Usar os dados obtidos para auxiliar na tomada de decisão é um recurso muito interessante nesse mercado competitivo.
Como você pôde perceber, em qualquer área, quando as novas demandas, exigências e tendências surgem, é importante buscar a devida adequação, para não ficar atrás da concorrência e perder grandes oportunidades de negócio. No segmento de transporte, não é diferente. Por esse motivo, caso ainda não tenha dado a devida atenção à possibilidade de se tornar uma transportadora digital, este é o momento.
Ao conhecer todos os benefícios envolvidos, não há motivos para não trabalhar nessa direção. Além disso, é necessário ter em mente que aquele que busca prestar um serviço de qualidade, com eficiência e agilidade, é quem se tornará um destaque e terá maiores chances de sucesso.
Interessou-se por se tornar uma transportadora digital e quer contar com a solução mais adequada para a sua empresa? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!