Você conhece quais são os fatores internos e externos que afetam o fluxo de caixa da empresa? Sabemos sobre a necessidade de acompanhar o fluxo de caixa em um negócio. Por meio dele, há a oportunidade de organizar a empresa financeiramente de forma mais efetiva. É uma forma de calcular quais são os recursos que entram e quais são os que saem do empreendimento, além de ser um importante instrumento de análise para identificar a saúde do negócio.
Por essa razão, ter o entendimento de quais são os fatores que o afetam contribui para que a empresa possa adotar estratégias que minimizem os impactos, além de contar com uma equipe mais bem direcionada para o que de fato deve ser a estratégia da empresa. Continue a leitura e descubra quais são esses fatores!
A seguir, selecionamos inicialmente alguns dos principais fatores internos que afetam o fluxo de caixa. Veja!
O primeiro deles diz respeito às despesas elevadas. Se as diferentes áreas de sua transportadora não contarem com um planejamento eficaz dos custos envolvidos em seus diferentes processos, consequentemente o negócio tende a ter uma lucratividade bem menor do que o planejado. Em alguns casos, até mesmo há o risco de ter prejuízo.
Reduzir os custos sem que isso impacte a qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um desafio de grande parte dos empreendimentos. No entanto, quando os gastos estão naturalmente elevados, existe a necessidade de identificar em que há mais custos e quais são aqueles que podem ser cortados para evitar problemas de planejamento.
Suponhamos que a sua empresa não conte com uma manutenção preventiva. Trata-se de uma manutenção realizada de tempos em tempos nos equipamentos do negócio. Essa medida é uma forma de evitar desgastes das máquinas e até mesmo acidentes ou problemas com as cargas. Portanto, quando isso não ocorre, as chances de a equipe ser pega de surpresa com um caminhão que deu problemas ou com uma carga que não chegou no prazo ao seu destino aumentam consideravelmente.
Sendo assim, o impacto no fluxo de caixa é sentido com muito mais força. Afinal, com a manutenção preventiva, pequenos reparos podem ser feitos ocasionalmente para evitar transtornos. Esse é apenas um exemplo de processos pouco eficientes.
O ideal é que a transportadora revisite todas as etapas das diferentes áreas e entenda o que pode ser automatizado. É preciso mapear pontos em que a tecnologia pode atuar como aliada, bem como avaliar quais são as demandas que estão operando de forma ineficaz.
Outro ponto interno que afeta o fluxo de caixa é a política salarial ineficaz. Por essa razão, é essencial que a transportadora conte com uma equipe de Departamento Pessoal e de Recursos Humanos para realizar uma política de cargos e salários com foco no mercado e nas necessidades da empresa.
Esse tipo de profissional vai contribuir para continuamente fazer revisões, ajustes e adaptações nos salários de seus colaboradores, de modo que haja um planejamento para que isso ocorra. Sendo assim, sempre que houver uma promoção ou um aumento, isso vai ser projetado nos custos do time, de modo que o fluxo de caixa não seja afetado.
Também selecionamos alguns dos principais fatores externos que afetam o fluxo de caixa. Entenda!
Suponhamos que a sua transportadora seja a única empresa da região que oferece determinado tipo de serviço. Nesse sentido, você já tem uma previsão de demanda para aquela atividade, uma vez que acompanha relatórios periódicos há algum tempo em relação a esse tipo de trabalho. No entanto, uma nova transportadora surgiu oferecendo o mesmo tipo de serviço com um preço competitivo, o que fez o seu negócio perder alguns clientes.
Como o fluxo de caixa é o controle do dinheiro que entra e que sai, certamente esse tipo de situação impacta o processo, uma vez que vai haver redução da base de clientes e, consequentemente, de receita.
A área financeira da empresa controla mensalmente todas as notas que estão para vencer. Se o cliente não paga na data preestabelecida, consequentemente vai impactar o caixa do negócio.
Por essa razão, é importante que haja uma política de cobrança em sua transportadora. Desse modo a sua base é alertada previamente nos canais específicos sobre a proximidade do vencimento e pode honrar com seus compromissos com mais afinco. É possível também desenvolver processos estruturados para clientes que estejam atrasados com suas faturas.
Se houver problemas com a economia, o mercado como um todo é afetado. Sendo assim, o nível de produtividade da equipe pode ser reduzida, uma vez que a transportadora terá menos contratos negociados. Quando isso ocorre, existe o risco até mesmo de precisar realizar demissões involuntárias, o que resulta no pagamento de questões burocráticas previstas na CLT.
Para lidar com esses fatores, é essencial que haja um controle rígido dos custos. Nesse sentido, indicamos que a equipe faça um planejamento anual e destrinche em pequenos ciclos. O que minha empresa precisa fazer ao longo do trimestre para alcançar os objetivos? Ao final desses 3 meses, o que deu certo e o que pode ser aperfeiçoado para o próximo?
Além disso, contar com o apoio da tecnologia deve ser uma prioridade. Por meio dela, as chances de ocorrer um erro manual reduzem consideravelmente, bem como há a oportunidade de integrar esse tipo de demanda com outras áreas da empresa. Isso sem falar no alinhamento de pagamentos com processos e no melhor controle das despesas, o que possibilita todo um acompanhamento por parte de seu time.
Neste conteúdo, você pôde conhecer um pouco mais sobre os fatores internos e externos que afetam o fluxo de caixa. Para que a sua transportadora realize essa demanda com ainda mais efetividade, conforme abordamos, é recomendado o uso de um software que vai possibilitar não apenas um entendimento preciso de suas finanças, como um controle de toda a área da empresa, inclusive relacionado aos documentos fiscais.
Com o apoio de um software o controle das entradas de receitas e despesas recorrentes é mais simples e mais preciso. A possibilidade de emissão relatórios permite acompanhar os indicadores de desempenho a cada mês e a poder estimar como esses valores podem performar no futuro. Além disso, o envio em massa de faturas por email ou controle e alertas de inadimplência podem ser aliados importantes para agilizar o recebimento dos serviços prestados.
Por isso, recomendamos que entre em contato com a nossa equipe, converse com nosso time de especialistas e entenda como a Bsoft pode auxiliar nesse cenário.