Quando uma compra é feita, de quem é a responsabilidade pela entrega? Da transportadora? Da empresa vendedora ou do comprador? É aí que entram as modalidades de frete, como o frete fob.
Em muitos casos, a responsabilidade pela segurança durante o trajeto e pelo prazo de entrega podem recair sobre o cliente. E isso não é necessariamente uma desvantagem; algumas empresas até lucram assim.
Neste post, você aprenderá quando é mais recomendável escolher a modalidade de frete FOB, como funciona esse método e por que isso pode ser uma vantagem para seus negócios. Continue a leitura deste artigo e confira o que você precisa saber sobre essa forma de entrega!
Esse termo deriva da língua inglesa e significa Free On Board — FOB, ou “livre a bordo”, em português. Isso quer dizer que quem vende a mercadoria se isenta da responsabilidade pelas condições de entrega. O significado de frete FOB está descrito nos termos internacionais de comércio, ou seja, faz parte da logística no mundo todo.
Se você faz compras online em e-commerce ou tem um comércio on-line, por exemplo, deve saber que geralmente a empresa vendedora tem total responsabilidade sobre a segurança e a entrega da mercadoria. Isso ocorre bastante no comércio B2C (business to consumer), onde as vendas são realizadas por empresas a consumidores finais.
Já no comércio B2B (business to business) quando uma empresa compra mercadoria de outra, a situação pode se dar de uma forma diferente: quem compra tem a responsabilidade de ir até o armazém buscar o lote de produtos adquirido. E é essa forma de transporte que recebe o nome de FOB.
Na maioria das vezes, o vendedor é o remetente e o comprador é o destinatário do transporte, sendo assim, costumamos dizer que o Frete FOB é pago pelo destinatário.
Vale a pena destacar que não é apenas o valor do frete que é pago pelo destinatário, mas também os valores de seguro, mão de obra e outras taxas que envolvem o processo de transporte. Além disso, o valor do frete FOB deve estar especificado na nota fiscal e serve como base para o cálculo de vários tributos.
Por exemplo: determinada empresa realiza a fabricação de óleos essenciais, e precisa que a matéria prima chegue em perfeito estado para a elaboração. Deste modo, ela mesma faz a coleta e o transporte do produto diretamente da cooperativa que realiza a extração do material até a sua fábrica.
Podemos também lhe dar outro exemplo, imagine a seguinte situação: você tem um comércio e precisa repor o estoque de um material qualquer. Então, faz um pedido para a indústria que fabrica esse material.
Na negociação, você se dispõe a retirar essa carga do depósito da indústria e trazê-la até seu estabelecimento. Para isso, contrata uma transportadora que fará essa entrega.
Nesse modelo de transporte, quem compra os materiais chama para si toda a responsabilidade pela segurança e pelo custeio da entrega. Quem vendeu o produto concluiu sua parte no momento da retirada. Já para a empresa de transporte não haverá muita diferença.
Ela só tem que garantir o prazo de entrega e as condições da carga durante o trajeto. Inclusive, quanto mais modalidades essa organização oferecer, mais chances de fechar negócios terá. O FOB é uma modalidade de frete onde o comprador assume a responsabilidade pelo transporte.
Como já foi mencionado anteriormente, no Frete FOB, a responsabilidade pelo pagamento do frete e demais custos de transporte fica por conta do destinatário, vendedor, ou ainda importador.
No entanto, é crucial entender a diferença entre CIF ou FOB, pois cada modalidade define quem arca com as despesas e responsabilidades do frete, evitando assim problemas logísticos.
Ou seja, além do Frete FOB, existe o Frete CIF, que também é uma sigla derivada do inglês (cost, insurance and freight) e em português significa custo, seguro e frete, evidenciando que estes gastos correspondem ao vendedor da mercadoria.
No frete CIF o valor pela segurança do produto está embutido no custo, enquanto no frete FOB o valor não é embutido e fica evidenciado para o contratante, oferecendo maior controle sobre os gastos com a segurança da mercadoria.
Uma diferença entre Frete CIF e frete FOB é que o primeiro é comumente utilizado em operações de venda ao consumidor final, uma vez que é muito mais prático receber o produto sem precisar se preocupar com frete, ou de que forma ele será entregue.
Apesar do frete CIF ser de responsabilidade do vendedor, não se engane, o comprador continua arcando com as despesas do frete, uma vez que ele fica embutido no preço do produto.
Para saber mais sobre frete CIF e FOB, você pode verificar no vídeo disponível em nosso canal no YouTube:
Para a entidade compradora, há algumas vantagens no FOB, e a principal delas está na liberdade para decidir as condições de entrega.
Além disso, quem decide pagar pelo transporte tem a possibilidade de:
A gestão dos fretes é crucial, pois permite ao comprador otimizar custos e riscos, além de garantir maior controle sobre o processo logístico, o que pode ser extremamente vantajoso.
Uma das principais vantagens do Frete FOB é o controle que o comprador pode ter sobre o transporte. Ele pode escolher a transportadora de sua preferência, definir os prazos e valores e ainda monitorar todo o trajeto do início ao fim.
Outro atrativo é com relação ao custo do transporte, uma vez que ele não estará embutido no valor do produto, como ocorre no Frete CIF, tornando as mercadorias mais baratas e o valor do frete em si geralmente sai mais em conta quando utilizada a modalidade FOB.
Outro tipo de utilização do FOB é por grandes empresas que desejam seguir determinado padrão de qualidade ou seguir um gerenciamento de risco. Um exemplo corriqueiro de utilização do Frete FOB é a modalidade “a pagar” dos correios, que permite que o destinatário realize o pagamento no momento da entrega.
Reunimos abaixo algumas situações que podem ser consideradas desvantagens do frete FOB, confira:
Como o comprador é o responsável pelo frete, e todas as despesas que ele tem, pode ser que hajam taxas e custos ocultos durante o transporte. Se o comprador tiver pouca experiência, pode deixar de considerar valores como taxas aduaneiras, custos portuários, valores para carga e descarga e até mesmo impostos, como o IPI (Imposto sobre produtos industrializados).
Além disso, ele é responsável por possíveis prejuízos que podem acontecer, uma vez que a mercadoria é considerada entregue pelo vendedor a partir do momento da coleta. E é claro que isso envolve também a contratação de seguros.
Por falar em seguros, a contratação deles por parte do comprador pode ser burocrática, principalmente diante da quantidade de apólices e coberturas diferentes.
Por exemplo, ao contratar um seguro de carga, o comprador terá que se preocupar com detalhes como a desobstrução da via em caso de acidentes e cobertura para a carga e descarga.
O que pode ser apontado como uma vantagem para o comprador, pode ser uma desvantagem para quem vende. Como não é o vendedor que é responsável pela mercadoria, podem haver danos durante o transporte que podem prejudicar a qualidade do produto.
Conforme mencionado, o FOB é mais indicado para B2B, principalmente com grandes volumes de mercadorias e quando o valor dos produtos for mais alto, ou seja, aqueles com alto valor agregado.
Diversos modelos de negócios, como os da área de saúde, demandam um cuidado maior sobre seus insumos e justamente por essa necessidade é que precisam arcar com a responsabilidade do transporte de materiais adquiridos.
Em outras palavras, o frete FOB pode ser utilizado quando o destinatário deseja ter mais controle sobre as mercadorias, e é geralmente usado quando o valor da carga é mais alto ou é alvo de roubos, elevando o valor do seguro. Como exemplo de cargas que utilizam este tipo de frete, estão medicamentos, artigos de luxo, eletrônicos, etc.
Por isso, o frete FOB é o mais indicado para muitos nichos de mercado. Em uma primeira análise, pode não parecer, mas essa modalidade traz muitas vantagens, mesmo para quem tem que pagar pelo transporte dos produtos.
Já as transportadoras que abrirem seus serviços para as duas modalidades têm a vantagem de fechar negócio com mais clientes. Lembre-se de que independentemente do modelo preferido, a compra somente será concluída com a comprovação de entregas.
Você conhece alguém que pode se beneficiar conhecendo e utilizando o Frete FOB? Compartilhe com esta pessoa nas redes sociais!