O que é como garantir o compliance? É um conceito cujo objetivo é direcionar as empresas na busca pelo cumprimento de regras, normas e políticas, além de regimes internos e externos que devem ser cumpridos para que a empresa não enfrente problemas legais. Uma empresa em conformidade com a legislação e normas de seu setor, se mantém longe de problemas como multas, perdas de certificações e de credibilidade.
Uma transportadora preocupada em garantir compliance em logística, é uma empresa que preza pela transparência em seus processos — sinalizando um grau elevado de maturidade na gestão. O transporte de cargas, por exemplo, além das regras brasileiras, pode exigir a análise e cumprimento de regras e normas supranacionais, com respeito a tratados internacionais e regras específicas de cada país.
Para que você entenda a importância do compliance em logística, trazemos um panorama objetivo sobre o assunto. Confira!
Não há uma regra para a implantação do compliance em um determinado setor produtivo, afinal, cada empresa tem suas demandas específicas em termos de normas internas, externas e questões regionais. Porém, existem alguns parâmetros que são universais e que contribuem para a aplicação compliance na maioria dos casos, como, por exemplo:
Agora que já entendemos a importância do compliance em logística, entenderemos, objetivamente, os principais benefícios das empresas que fazem uma boa gestão de compliance. Entre as principais vantagens, podemos destacar:
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância do compliance em logística. Estar em dia com as obrigações normativas externas e com as políticas e regimentos internos, só traz benefícios para as empresas. A transparência e a capacidade de passar por auditorias e certificações, sem sustos e problemas legais, contribuirá para que sua empresa ganhe um grande diferencial competitivo.
Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades, basta preencher o formulário ao lado ou abaixo.