Investir em tecnologia é um fator chave para as empresas de diversos setores. No entanto, além de contar com o acesso a novas ferramentas, existe também a necessidade de dominá-las. Esse fator envolve o tema da democratização da tecnologia.
Nesse conteúdo demonstramos como ajudamos as transportadoras a usar e a dominar tecnologias de ponta em suas atividades sem envolver custos elevados.
Além disso, apresentamos também como compartilhamos conhecimento sobre o setor de transportes para ajudar os gestores a entender como funciona esse universo. Confira:
A democratização da tecnologia tem a ver com tornar as ferramentas mais acessíveis, melhorando os resultados de empresas e a qualidade de vida das pessoas impactadas. Por isso, consiste na garantia de acesso a soluções tecnológicas de ponta. No entanto, ainda vai além, já que requer a prática de aprendizagem contínua para poder extrair o máximo desses recursos.
Por exemplo, deixa de ser vantajoso para uma empresa ter uma solução robusta e de última geração, caso ela não saiba operá-la 100%. Portanto, é necessário saber aplicá-la nos processos da operação para automatizar rotinas e gerar os dados que ajudam a guiar as decisões.
Ao fazer isso, a empresa vai construindo ao longo do tempo o diferencial competitivo para a manutenção do negócio. Por fim, à medida que os concorrentes de um setor agregam mais tecnologia e melhoram seus processos, toda a sociedade ganha. Pois, por exemplo, no setor de transporte, isso envolve rapidez nas entregas, mais segurança no trânsito, menos emissão de poluentes etc.
Os clientes Bsoft participam de um processo de implantação para iniciar o uso dos softwares. Eles têm também direito a suporte contínuo e ilimitado. Assim, se tem à disposição um canal de comunicação direta e contínua com nossos especialistas.
Nesse dia a dia de diálogo com os clientes, é possível compartilhar atualizações promovidas pelos órgãos do governo e novidades úteis para o setor de transporte. Além disso, temos ainda canais públicos para levar esses conhecimentos a mais pessoas.
Essas medidas ajudam as pessoas do ramo de transportes a saber quais as tecnologias que podem fazer a diferença em seu dia a dia de gestão das empresas.
A partir de 2020 passamos a criar vídeos explicativos no canal do YouTube para compartilhar conhecimentos sobre transporte. Os materiais abordam desde mudanças na legislação fiscal até dúvidas práticas sobre emissão de documentos e regras de envio.
O nosso blog é atualizado semanalmente com informações sobre o setor de transportes.
Os materiais vêm sendo produzidos e atualizados desde 2015, há artigos sobre a maioria dos temas do setor. Use a ferramenta de pesquisa do blog ou navegue pelas categorias para conferir os temas de seu interesse.
A “Central de Materiais Interativos” acabou se consolidando como uma “biblioteca do transportador”. A partir dela, é possível acessar materiais que explicam várias questões sobre como dar conta da burocracia e como otimizar a rotina operacional dos transportadores usando tecnologia.
Há também ferramentas gratuitas como calculadoras e simuladores. Para conferir, clique no banner abaixo:
A partir desses materiais quem está iniciando no setor pode ter uma visão completa das burocracias e como avançar no controle das suas operações. Todos esses benefícios são gratuitos, mesmo para quem não contratou os softwares.
Ainda existem outros aspectos em que a Bsoft auxilia na democratização da tecnologia. Saiba mais.
As empresas que iniciam no setor de transporte e estão preocupadas nesse primeiro momento principalmente em emissão fiscal podem contar com um sistema voltado para a emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), o CT-e Prático. Ele ainda oferece a possibilidade de integração com a emissão do Manifesto de Documento Eletrônico (MDF-e).
Por ser voltado para a parte prática da emissão, o custo do software é baixo. Apesar da simplicidade, ele conta com relatórios para acompanhamento de informações básicas sobre as operações e há o apoio contínuo do suporte.
Para empresas de pequeno e médio porte que querem ir além do controle fiscal, é possível adquirir a solução Controle de Transportadoras. Entre as diversas opções possíveis, podemos citar recursos principais, como:
Mesmo com essa solução completa, é possível iniciar com um plano que considere a quantidade de veículos e de emissões. O mais básico tem o limite de 300 expedições e monitoramento total de despesas de até três caminhões. Dessa forma, o investimento é feito considerando o porte da operação.
Além desses produtos principais para o setor de transporte há um portfólio com várias soluções úteis também para empresas de outros setores. Um exemplo, é a integração com o nsdocs, uma plataforma online completa para gerenciamento, armazenamento e importação de documentos fiscais eletrônicos.
As soluções têm um acompanhamento inicial para configuração e atendimento. Assim, assegura-se o encaixe do sistema às operações do cliente. De toda forma, esse processo é mais longo quando o software contratado é o Controle de Transportadoras.
Isso porque ele tem vários módulos e diferentes tipos de controle. Assim, um mapeamento do porte das operações do transportador é feito com o contato do setor comercial. Após o fechamento do contrato, é possível escolher o modelo de implantação a investir.
A equipe da empresa pode estar motivada a aprender durante a implantação, mas sempre podem surgir situações novas e que colocam dúvidas em relação ao uso das ferramentas. Nesses momentos, os especialistas do suporte da Bsoft estão sempre à disposição para compartilhar conhecimentos e ajudar a criar novas formas de utilizar a tecnologia contratada. Isso permite tirar melhor proveito das ferramentas e reduzir os controles manuais e os retrabalhos.
Em algumas situações é necessário o auxílio rápido, um exemplo, é o caso de rejeição no envio dos documentos à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Quando isso ocorre, os técnicos da Bsoft ajudam a identificar o problema rapidamente para destravar o processo e garantir que a carga seja liberada mais rápido.
O dado mais básico que assegura a existência da empresa é a geração de lucro. Porém, esse controle é difícil, porque depende de uma série de fatores. Por exemplo, manter o fluxo de caixa saudável exige ter o registro de compras, despesas e serviços prestados.
Ao ter isso bem ajustado, há menos risco de pagar multas pelo esquecimento de títulos de fornecedores. Ao mesmo tempo, existe a redução de problemas de fluxo de receita devido à falta de execução de cobranças dos clientes no tempo certo.
As soluções da Bsoft possibilitam o controle dessas informações. Assim, é possível agir caso a empresa esteja em fase não rentável, diminuindo os gargalos e os custos por conta dos controles mais eficientes de despesas e recursos.
Para se informar sobre essas atualizações, é possível assinar nossa newsletter e acompanhar as redes sociais. Os clientes ainda podem contar com o suporte permanente e ilimitado e aprender sempre dialogando com um especialista da Bsoft.
Como você pôde perceber, a democratização da tecnologia vai muito além de criar um software. É preciso que as soluções sejam completas e que o suporte seja adequado. Caso contrário, o resultado atingido poderá ficar abaixo do esperado.
E você, quer atingir esse patamar diferenciado? Entre em contato com a Bsoft, conheça nossas soluções e confira como sua transportadora pode se destacar no mercado.