Para processar as informações e interpretar os dados é importante contar com ferramentas que contribuem para a tomada de decisão. Esse é o caso do BI em transportadoras ou ainda Business Intelligence.
Diversos tipos de novas tecnologias partem do princípio de que a automação de processos é uma alternativa viável para otimizar os resultados. Com a utilização de sistemas de gestão, pode-se processar um grande volume de dados referente às transações de transportes para cuidadosa análise.
Continue lendo para saber como o desempenho do seu negócio pode ser aprimorado. Confira!
O termo Business Intelligence pode ser traduzido para o português como Inteligência de Negócios ou, ainda, Inteligência de Mercado. Esse modelo propõe a utilização de aparatos tecnológicos para contribuir para o processo de decisão empresarial.
Na prática, o seu funcionamento atua para coletar dados sobre o andamento da operação e converter os resultados em informações de gestão que podem ser facilmente interpretadas, como relatórios, painéis, gráficos, indicadores, acompanhamento de metas, entre outros.
Essa funcionalidade pode ser percebida no cotidiano quando o gestor pode consultar o aplicativo em seu smartphone e conferir como anda a saúde financeira da empresa. Com os indicadores em mãos, é possível notificar as áreas responsáveis e planejar ações corretivas escolhendo aquela mais favorável para a estratégia do negócio.
E tudo isso pode ser feito remotamente, durante viagens ou reuniões fora do escritório.
Mas qual é o impacto real na logística? Essa é uma pergunta feita frequentemente por gestores e profissionais da área.
A resposta é: são inúmeros. Imagine que você sabe qual é a melhor rota para entregar os pedidos de cada cliente. Com isso, é possível reduzir gastos com combustível e aumentar a produtividade.
Já no âmbito da gestão de frotas, pode-se acompanhar o volume cargas transportadas para cada cliente. Assim, o profissional da área tem condições de planejar o dimensionamento da frota para refletir a oscilação da demanda. Além da possibilidade de analisar quais veículos estão sendo mais rentáveis ou estão abaixo da média, para então realizar a venda ou substituição do mesmo.
Esse é também um dos principais indicadores de produtividade e rentabilidade, pois possibilita identificar quais clientes geram a maior margem de lucro e qual é a proporção do frete é destinada a contratação de motoristas autônomos.
Assim, é recomendado começar o projeto de BI com um gargalo ou um desafio em mente. Colete dados e avalie os resultados até encontrar uma resposta satisfatória. A partir desse primeiro sucesso amplie o seu alcance para todas áreas da operação de transportes.
O segmento logístico pode ser amplamente beneficiado com projetos para a implementação de sistemas voltados para a Inteligência de Mercado. Na era da internet e da comunicação veloz, as empresas devem ser capazes de processar e compartilhar informações em tempo recorde.
Agilidade e produtividade são fatores essenciais para o sucesso de uma transportadora, porém é importante não deixar o controle financeiro de lado. Com um sistema de BI é possível revisar os custos de todo o processo. Desse modo, as empresas estarão habilitadas a encontrar fontes de economia nas atividades de:
Conhecer os resultados da empresa é uma das principais formas para aprimorar a operação. Por isso, a utilização de Key Performance Indicator (KPI) fornece informações relevantes desde a área financeira até os resultados operacionais.
Esse também é um conjunto de dados que contribui para identificar desvios nas atividades, o que permite encontrar as causas e o desenvolvimento de soluções voltadas para a melhoria contínua.
Mudanças no padrão do consumo ou alterações no preço do combustível, por exemplo, tendem a pegar as empresas de surpresa quando acontecem. Por isso, o BI ajuda a reagir preventivamente quando eventos que podem afetar o negócio são detectados. Em termos simples, essa é uma projeção das condições do mercado e das suas repercussões.
Diante de um cenário competitivo é fundamental que o investimento em sistema de BI em transportadoras seja acompanhado de projetos de melhoria contínua. Essa medida garante uma gestão eficaz e possibilita o crescimento do negócio.
Para receber notícias direto na sua caixa de entrada, assine a nossa newsletter e conheça mais sobre o setor logístico.