Desde a última sexta (20/10), a SEFAZ começou a utilizar um novo recurso para concluir a consulta das notas fiscais eletrônicas em seus portais. Anteriormente a esta data, era preciso informar a chave de acesso da NFe – número composto por 44 dígitos que consta também no DANFE – e em seguida inserir o captcha, aquela sequência de letras e números.
Essa verificação é necessária para comprovar para os servidores da SEFAZ que a consulta não está sendo realizada por outro computador, e que há operações humanas sendo realizadas do outro lado da tela. Porém agora esta consulta apresenta uma pequena mudança.
Alguns sistemas utilizam essa tela de consulta para trazer os dados da nota fiscal de maneira mais rápida. Através de um algoritmo que “decifra” o código, o sistema além de fazer a consulta sozinho, ainda importa para a operação todos os dados da NFe automaticamente. Felizmente, essa mudança não impedirá os sistemas Bsoft de continuar importando os dados na nota fiscal, mas vamos explicar isso mais adiante.
A partir do final de semana do dia 21/10, a SEFAZ passou a usar o captcha do Google, fazendo com que alguns sistemas que utilizam essa “quebra de captcha” fiquem impossibilitados de fazer a consulta automaticamente. Isso porque o novo captcha, ao invés de solicitar que o conjunto de números e letras seja descrito, solicita clique em local específico, e ainda em alguns casos, ele pede para que seja determinado em um conjunto de imagens, para identificar quais delas são animais, placas de rua, prédios, etc., tudo para garantir que a verificação esteja sendo feita por um humano, e não por um software. Veja como é o novo captcha:
O sistema iXML que utiliza essa importação automática, NÃO SERÁ AFETADO por essa mudança, pois usamos outra forma de busca dos dados da nota fiscal. Outros sistemas que também utilizam a importação automática dos dados da NFe, como o Controle de Transportadoras, CT-e Prático e Controle Comercial estão totalmente ajustados conforme as mudanças da SEFAZ. Caso haja algum bloqueio na importação dos dados, basta entrar em contato com nossa equipe de suporte e realizar a atualização gratuitamente.