A maioria das pessoas que não trabalham no ramo de logística pensam que os veículos responsáveis pelo transporte de cargas elevadas são todos iguais. Contudo, para você, que atua no mercado e trabalha diariamente com veículo de carga, a realidade costuma ser bem diferente.
O veículo de carga pode variar em diversos aspectos e pode haver até mesmo necessidade de habilitação específica para conduzir determinado modelo.
Sabendo disso, elaboramos um conteúdo completo sobre o veículo de carga e quais são as categorias mais utilizadas no mercado, além de ensinar como escolher o melhor transporte para a sua empresa. Em nosso Simulador de Capacidade de Carga você pode conferir qual o tipo de veículo ideal considerando o peso da carga a ser transportada.
O veículo de carga caracteriza-se como um automóvel que transporta cargas pesadas de um local a outro. Eles são regulamentados pela CNT (Conselho Nacional de Trânsito), a entidade que determina o limite máximo de altura, largura e comprimento.
Outros fatores relacionados a peso, cubagem, volume e o modo de condução podem variar conforme o meio de transporte. No Brasil, existem diferentes tipos de veículos de carga que atendem à diversas necessidades.
Um exemplo prático são carregamentos classificados como transporte de carga perigosa, que necessitem de veículos com uma estrutura específica de manuseio e transporte, além de cadastro no Ibama em ocasiões de locomoção interestadual.
As principais características que determinam a classificação do porte do veículo servem para oferecer segurança ao transportador e a todos os funcionários envolvidos com as mercadorias.
Os veículos em questão são da categoria de transportes rodoviários, que se subdividem em 3 grupos segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Confira essas subdivisões, a seguir.
São todos os veículos utilizados de forma urbana para transportar pessoas. Os principais são:
São compostos apenas de tratores divididos em 2 tipos, são eles:
São todos os veículos destinados a transportar cargas, como:
Caso o veículo escolhido seja destinado ao transporte de carga com capacidade de guardar pesos acima de 500 kg, é necessário obedecer a algumas regras da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), incluindo o cadastro do veículo no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC).
A divisão fornecida pelo Denatran acaba não sendo o suficiente para os profissionais serem capazes de escolher o equipamento ideal nas atividades que são exigidas. A possibilidade de classificar os veículos de carga em diferentes modelos proporciona ao gestor optar pela melhor escolha.
Confira, a seguir, uma lista dos modelos mais utilizados pelas transportadoras no país!
Se o objetivo for transportar cargas em perímetros urbanos, então essa é a melhor escolha. O caminhão toco suporta até 6 toneladas e contém 2 eixos com tração na dianteira. As mercadorias mais presentes nesse veículo são produtos como o feijão e açúcar.
Comporta cargas de até 32 toneladas e, em sua estrutura, contém 1 eixo dianteiro e 2 traseiros. Costuma ser chamada de cavalo mecânico trucado e seu uso é indicado nos casos em são necessários locomover mercadorias pesadas.
O Veículo Urbano de Carga (VUC), também conhecido como caminhão ¾, é o tipo de caminhão que costuma rodar em áreas urbanas. É indicado para transportar objetos relacionados às mudanças ou entregas. O seu peso possui um limite de 3 toneladas e contém largura máxima de 2,2 metros e comprimento máximo de 7,2 metros.
Esses modelos são normalmente encontrados nas cidades e transportam cargas relativamente leves, realizando pequenos fretes e comportam até 1.200 quilos. Sua classificação é considerada híbrida, pois esse veículo pode tanto servir para o transporte de passageiros como de mercadorias. As vans e os furgões são exemplos de utilitários.
Esse tipo pode suportar cargas de até 22 toneladas e tem 4 eixos, 2 traseiros e 2 dianteiros. Ele é fortemente indicado para operações pesadas, contendo mercadorias a granel ou realizando serviços como caminhão-tanque.
O caminhão popularmente conhecido como 6×2, possui um limite de carga máximo de 23 toneladas e 3 eixos, sendo um traseiro e dois frontais. Contém um dos eixos traseiros tracionado.
Contendo 14 metros de comprimento, ele é utilizado para diversas operações e sua carroceria pode ser de várias formas, como baú, graneleira, entre outros. Caso você tenha atividades que precisam comportar tamanhos similares, essa pode ser uma boa opção.
Esse tipo tem a capacidade máxima de 57 toneladas. É o veículo de carga também conhecido como “Romeu e Julieta” e contém uma combinação de 7 eixos e 2 articulações na quinta roda do caminhão e a outra na quinta roda do semirreboque dianteiro.
Além do bitrem, há também o bitrenzão que é composto por 9 eixos e seu comprimento pode chegar a 74 metros.
Esse veículo de carga é caracterizado como uma combinação de 2 semirreboques que contêm 9 eixos e possui um limite máximo de 74 toneladas, o maior entre todos os veículos considerados pesados.
Vale lembrar que esse modelo pode transitar pela cidade somente com Autorização Especial de Trânsito (AET), que é o documento expedido para veículos ou combinações deles no transporte de cargas que não se enquadrem nos limites de peso e dimensões pré-estabelecidas.
Ficou com dúvidas sobre qual o veículo ideal para transportar a carga? Faça simulações considerando peso da carga nesse material interativo que a Bsoft desenvolveu para te auxiliar:
Visando fazer a melhor escolha para o seu negócio, é recomendado levar em consideração o tipo de carga que a empresa costuma trabalhar.
Caso a empresa opere baseada em cargas mais leves e em meio urbano, considere utilizar um modelo utilitário ou um VUC. No entanto, em uma situação, como por exemplo, a de uma multinacional que trabalha com cargas muito pesadas, é preciso analisar primeiramente o tipo de mercadoria transportada e depois estudar o melhor veículo a ser usado.
Pode-se optar pelo modelo truck ou bitruck, caso a empresa trabalhe com cargas a granel, ou escolher o bitrem, usado para movimentar pesos ainda maiores que os citados.
Com a leitura deste artigo você foi conheceu mais sobre veículo de carga, as principais categorias existentes no ramo e características de cada um. Agora está apto para escolher o modelo que mais corresponde às necessidades da empresa.
Gostou do post? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas impressões e experiências sobre o tema!