Em uma empresa, é essencial buscar por estratégias que contribuam para resultados cada vez melhores.
Na transportadora, por exemplo, preocupar-se com os processos logísticos e entender os diferenciais e características dos modelos existentes é importante para optar por aquele que melhor atende às suas expectativas.
Nesse sentido, você sabe o que é o 3PL e quais são os principais pontos relacionados a ele?
Utilizado por organizações que se preocupam com a estrutura logística de seu negócio, esse é um modelo que vem, cada vez mais, sendo utilizado pelo mercado. Por essa razão, elaboramos este conteúdo para que você tire todas as dúvidas sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!
O 3PL é a sigla para Third-Party Logistics, que em português significa “Logística de Terceirização”. Esse termo se refere às empresas que prestam serviços logísticos para outras organizações, ou seja, são terceirizadas para gerenciar as operações logísticas de seus clientes.
Essas empresas são especializadas em armazenamento, transporte, distribuição, gerenciamento de estoques e outras atividades relacionadas à logística. Sendo assim, o 3PL difere de outras categorias de provedores logísticos, como o 1PL (First-Party Logistics), o 2PL (Second-Party Logistics), o 4PL (Fourth-Party Logistics) e o 5PL (Fifth-Party Logistics).
Enquanto no 1PL é a própria empresa que faz a gestão de sua própria logística, o 2PL é um fornecedor de serviços logísticos, mas que não é especializado em logística. Já o 4PL é uma empresa que atua como intermediária entre a empresa contratante e outros provedores logísticos, gerenciando toda a cadeia de suprimentos, enquanto o 5PL é um provedor logístico que atua como um consultor estratégico.
Nesse sentido, devemos entender que existem cinco níveis de operação logística: 1PL, 2PL, 3PL, 4PL e 5PL. Em todos os níveis de operação, com exceção do primeiro, há a existência de empresas terceirizadas que são contratadas pela transportadora justamente com o objetivo de ser responsável pelas demandas operacionais.
Mais adiante, explicaremos as diferenças existentes entre cada uma deles.
Cada nível representa o grau de responsabilidade indicada ao provedor logístico. A seguir, entenda!
Conforme abordamos, no caso do 1PL, não há nenhum tipo de provedor logístico atuando nas etapas de uma empresa. Dessa forma, o negócio vai contar com uma equipe própria para transportar a mercadoria até determinado local, de acordo com as particularidades do cliente.
Nesse caso, vai haver uma mescla de atividades. A empresa fará o próprio transporte de suas mercadorias para o local indicado, mas também vai haver a contratação de uma equipe especializada para realizar parte dos transportes.
Esse nível, que é o foco de nosso conteúdo, se trata de um modelo logístico no qual há uma terceirização de transporte e de logística. No entanto, a empresa que optar por essa solução ainda será responsável pelo gerenciamento das transportadoras.
Conforme percebemos, à medida que vai aumentando o nível, vai aumentando também a autonomia para o provedor logístico. No 4PL, além da oportunidade de realizar o transporte da mercadoria, a empresa contratada também terá a possibilidade de gerenciar os produtos, tendo permissão para exercer atividades como:
Por fim, no 5PL, o provedor logístico não se preocupa apenas em realizar o transporte da carga. Será, também, sua responsabilidade buscar por soluções para construir uma cadeia logística que seja voltada especificamente para as necessidades do contratante, trazendo diferenciais para o dia a dia do negócio.
Levando em conta todos os níveis, de maneira resumida, pode-se dizer que o 3PL é o modelo logístico no qual uma empresa será contratada para cuidar das operações logísticas de sua contratante.
Sendo assim, uma dúvida muito comum entre as pessoas está justamente relacionada a quem poderá utilizar esse modelo. De forma simplificada, ele é indicado especialmente para empresas que já produzem em grande escala, além de trabalharem com armazenamento para distribuição.
Em outras palavras, se o crescimento da empresa já passou de um determinado ponto, no qual há a necessidade de realizar uma otimização e automação de seus processos, ela deve utilizar o modelo 3PL.
Para isso, será preciso contratar uma estrutura logística que já conte com uma boa organização, de modo que o contratante tenha a possibilidade de atuar de maneira mais estratégica.
Empresas como indústrias, distribuidores, varejos e e-commerces são os tipos que geralmente contratam essa solução.
Entre as principais características do 3PL, podemos destacar:
Por fim, chegou o momento de conhecermos as principais vantagens do 3PL na logística. A seguir, selecionamos as principais. Confira!
Buscar por um melhor desempenho da empresa, aumentando a produtividade da equipe e reduzindo custos, talvez seja um dos principais objetivos de qualquer negócio. No entanto, há a necessidade de alcançá-los sem prejudicar a qualidade do serviço oferecido.
No caso do 3PL, a empresa contratada conta com processos padronizados, além de soluções de ponta que permitem melhorias de desempenho.
Em relação aos custos, pode-se esperar que eles sejam reduzidos em diferentes etapas do processo logístico. Entre eles, destacamos:
Entre os diferenciais competitivos que devem ser continuamente buscados por uma empresa, a satisfação de clientes talvez seja um dos principais.
Nesse caso, como as operações logísticas serão mais eficientes, há mais oportunidades de contar com o cumprimento de prazos. Consequentemente, haverá melhorias da imagem da empresa perante o mercado.
Conforme abordamos, por meio do 3PL, há a possibilidade de a empresa se tornar mais estratégica e buscar constantemente por inovação. Naturalmente, desse modo, ela passa a ter a oportunidade de analisar de forma constante os seus dados, trazendo ações para aumentar a carteira de clientes e expandir a empresa — o que contribui para a sua escalabilidade.
Outro benefício é a melhoria da qualidade do serviço, pois, como os provedores 3PL são especializados em logística, eles têm um alto nível de expertise e experiência na gestão da cadeia de suprimentos. Isso significa que eles podem oferecer soluções mais eficientes e inovadoras para seus clientes, o que pode levar a um melhor desempenho das operações logísticas.
Contar com um provedor logístico também pode ajudar as empresas a aumentar sua flexibilidade e escalabilidade. Isso significa que elas podem se adaptar mais facilmente às mudanças do mercado e às demandas de seus clientes, sem precisar fazer grandes investimentos em infraestrutura e pessoal.
Por fim, a contratação de um provedor logístico também pode ajudar as empresas a reduzir o tempo e o esforço gastos na gestão da cadeia de suprimentos, permitindo que elas se concentrem em suas atividades principais e em seus clientes.
Escolher o provedor de serviços de logística de terceiros certo para o seu negócio é uma decisão crítica que pode ter um impacto significativo na sua capacidade de atender aos seus clientes de forma eficiente.
Neste tópico, apresentamos algumas considerações a serem feitas ao escolher o provedor de serviços de logística de terceiros certo para o seu negócio.
Antes de começar a procurar provedores de serviços de logística de terceiros, é importante avaliar suas necessidades. Considere o tamanho e a complexidade da sua cadeia de suprimentos, bem como quais serviços você precisará terceirizar.
Certifique-se de que o provedor de serviços de logística de terceiros tenha experiência em trabalhar com empresas do tamanho e setor do seu negócio. Verifique também as credenciais do provedor, como certificações e licenças relevantes.
A localização do provedor de serviços de logística de terceiros pode ter um grande impacto na sua capacidade de atender aos seus clientes. Verifique se o provedor está localizado em uma área estratégica que lhe permitirá atender aos seus clientes de forma eficiente.
Se você precisar de serviços de armazenamento, avalie a capacidade de o provedor de serviços de logística de terceiros para acomodar seus estoques. Verifique também as condições de armazenamento, como temperatura e umidade.
A tecnologia é um componente crítico da logística moderna. Verifique se o provedor de serviços de logística de terceiros utiliza tecnologia atualizada para rastreamento de remessas, gerenciamento de estoque e outros processos relevantes.
Certifique-se de que o provedor de serviços de logística de terceiros ofereça um bom atendimento ao cliente. Verifique a disponibilidade de suporte técnico e a qualidade do serviço ao cliente em geral.
O custo é um fator importante na escolha do provedor de serviços de logística de terceiros. Certifique-se de comparar os preços entre diferentes provedores e verifique se os custos são razoáveis para os serviços oferecidos.
Como vimos, neste post, 3PL é uma categoria de provedores logísticos que oferece serviços personalizados, otimiza a cadeia de suprimentos, oferece flexibilidade para seus clientes e traz benefícios como redução de custos, melhoria da qualidade do serviço, aumento da flexibilidade e escalabilidade, redução do tempo e do esforço gasto na gestão da cadeia de suprimentos.
Gostou de aprender sobre o que é 3PL e quais são suas características? Então, continue em nosso blog, descubra o que é logística reversa e entenda qual é sua importância.