O que faz uma transportadora crescer? Neste case de sucesso Bsoft, você verá que a escolha de fornecedores e parceiros competentes, experientes e comprometidos em ajudá-lo a superar suas dificuldades pode ser vital para os resultados alcançados.
A Rodonery Transportes, empresa focada no transporte de cargas, exportação e importação, é fruto do sonho de um caminhoneiro autônomo e, hoje, vem conquistando seu espaço no mercado.
No entanto, como em todo empreendimento, o caminho para o sucesso foi longo e repleto de desafios. Ao longo dos seus quase 10 anos de atuação, o negócio enfrentou obstáculos, mas encontrou na parceria com a Bsoft a solução para antigos problemas e gargalos.
Continue a leitura e conheça um pouco dessa história!
A Rodonery foi fundada em 2010 para atender clientes de cargas gerais, matérias-primas, embalagens e equipamentos. O senhor Jefferson se esforçou bastante para ver seu negócio prosperar e se baseou em suas vivências e experiências na estrada para geri-lo.
Aos poucos, o nome da empresa se firmou no mercado e o número de clientes cresceu, fazendo com que a contratação de um software de gestão se tornasse imprescindível. No entanto, até 2014, a transportadora assinou contrato com um fornecedor conceituado, mas que não desenvolvia um suporte rápido e eficiente.
“Esse foi o principal fator que nos motivou a trocar de sistema de gestão: o antigo fornecedor não nos dava o suporte necessário, demorando de 10 a 15 dias para responder aos nossos questionamentos. Em qualquer área, sobretudo em transporte, não dá para esperar muito”, enfatiza o cliente.
Ou seja, a parceria com a Bsoft surgiu de uma insatisfação da Rodonery com o antigo software de gestão, que não atendia às suas demandas. Após pesquisas, conversas e reuniões, deu-se início a uma parceria de sucesso.
Conforme visto, a Rodonery começou a perceber que o sistema de gestão utilizado não tinha o custo-benefício esperado e não estava contribuindo para o crescimento do negócio. Em um mercado tão concorrido, não se pode insistir em parcerias ineficientes, já que os concorrentes estão se qualificando cada dia mais. Em resumo, existiam dois problemas centrais:
De acordo com os gestores, após abrir um chamado, era necessário aguardar até 15 dias para obter uma resposta. Depois disso, ainda havia um prazo de até 30 dias para que a empresa desenvolvesse o recurso necessário ao sistema.
Em relação à segurança das informações, também existiam problemas, e os gestores não se sentiam seguros quanto à proteção e à organização de dados essenciais para o seu funcionamento, como os documentos fiscais do transporte.
Vale lembrar que a troca de sistemas é um processo complexo e, por isso, pode trazer à tona algumas dificuldades aos gestores da transportadora. No caso da Rodonery, o que mais demandou dedicação foi o cadastramento dos veículos e motoristas, mas tudo foi superado com eficiência.
Segundo o cliente, “quando desligamos o sistema antigo, no dia seguinte, já estávamos usando o sistema da Bsoft. A migração de dados ocorreu aos poucos, mas de forma saudável e sem perda de dados”.
Depois de enfrentar dificuldades com o suporte oferecido pelo fornecedor antigo, a Rodonery passou a desfrutar de uma relação mais próxima e focada no desenvolvimento de uma ferramenta que atendesse às suas reais necessidades e garantisse uma gestão mais eficiente.
As preocupações com a demora em oferecer respostas e soluções deixou de existir. “O ponto mais positivo da empresa é o suporte, que é considerado o melhor de todos os sistemas com que trabalhamos atualmente dentro da empresa”, destaca seu gestor.
Se, antes, havia a insegurança e o receio de que o prazo necessário para resolver os problemas pudesse prejudicar a imagem e a operação da empresa, eles deixaram de existir.
Além disso, em relação à segurança dos dados, a Bsoft conta com um sistema de armazenamento em nuvem, o que elimina a preocupação de se realizar backups o tempo todo para evitar a perda de dados.
No caso de problemas simples, é possível solucionar a demanda por telefone ou, no máximo, no dia seguinte. Todos esses aspectos, sem dúvidas, são diferenciais importantes e contribuíram para o crescimento do negócio.
Com isso, de maneira resumida, é possível visualizar alguns resultados interessantes no cotidiano da transportadora, como:
Viu só como a Bsoft se tornou uma grande parceira da Rodonery Transportes? O dia a dia na empresa nunca mais foi o mesmo, e os funcionários e gestores passaram a desfrutar de uma solução pensada especialmente para a superação de suas dificuldades.
Atualmente, damos suporte nas áreas operacional e financeira, atendendo perfeitamente as demandas relacionadas à parte fiscal, ao manifesto de carga e aos seguros.
O controle financeiro e a conciliação são feitos em conjunto com a seguradora Porto Seguro, trazendo automatização aos processos — lembrando que, em pouco tempo, a Bsoft desenvolveu o sistema e se adequou à legislação.
Além disso, está em uso um recurso que minimiza riscos, bloqueando a emissão de CTe quando o motorista está com a CNH vencida — uma situação que poderia ser um problema em caso de acidentes, já que o seguro não é pago.
Esse foi um pedido de personalização da Rodonery, e, atualmente, a empresa conta com a possibilidade de bloqueio e, ainda, com a emissão de alertas sempre que as CNHs estão prestes a vencer.
Diante do que foi apresentado neste case de sucesso Bsoft, é possível concluir que a contratação de um software para transportadora não é suficiente para se alcançar bons resultados no segmento de transportes.
É preciso contar com parceiros eficientes e de qualidade, capazes de fornecer um suporte rápido e adequado às suas necessidades. Por isso, não deixe de pesquisar e ouvir os relatos de outros clientes antes de assinar contrato!
Quer desfrutar dos benefícios de ser um cliente Bsoft? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!