Já faz um tempo que os documentos fiscais como CTe, NFe e MDFe são obrigatórios, fato que faz com que o governo disponibilize ferramentas gratuitas de emissão, como o caso do emissor gratuito de CTe
Atualmente, existe o emissor de CTe gratuito do Sebrae. Mas será que este tipo de emissor é o melhor para a sua empresa, confira no texto a seguir?
Um emissor de CTe é uma ferramenta utilizada para emissão de conhecimento de transporte eletrônico, documento obrigatório para prestações de serviço de transporte.
A função do emissor de CTe é juntar as informações preenchidas no conhecimento, assiná-las com o certificado digital e enviá-las para a SEFAZ (Secretária do Estado da Fazenda), órgão responsável pela validação das informações.
O emissor gratuito de CTe pode ser usado nas seguintes situações:
Essa é a principal vantagem em adquirir sistemas pagos. Nós da Bsoft investimos constantemente em times de treinamento, implantação e suporte, para que o usuário tenha o total auxílio que precisa. Tanto para aprender a usar o sistema, como para eventuais dúvidas que surgem no decorrer da sua utilização.
Nossa equipe de suporte não pode assumir a função de contador de sua empresa, pois somente este tipo de profissional está habilitado para assumir os riscos fiscais da organização. Entretanto, possuímos vasto conhecimento da área fiscal e da legislação para a emissão de documentos.
Se não podemos responder fiscalmente pela sua empresa, podemos perfeitamente orientar qual é o melhor caminho de acordo com as normas, para que você saiba como agir em situações de dúvidas, afinal, sabemos que a lei no Brasil pode ser bem burocrática.
Nada se compara a ter alguém que entenda as suas dúvidas, ajudando a usar o software da melhor maneira possível e garantir a conformidade das normas em sua organização.
Historicamente, emissores gratuitos de CTe costumam apresentar instabilidade. Em dezembro de 2016, a SEFAZ (Secretaria do Estado e da Fazenda) deixou de disponibilizar seu emissor gratuito de CTe. Isso fez com que milhares de pessoas que usavam o sistema gratuito para a emissão de CTe tivessem que migrar para soluções pagas.
Além disso, os sistemas gratuitos de emissão costumam apresentar instabilidades, impossibilitando impossibilitando gerar os documentos durante algumas horas ou até mesmo dias.
Já um emissor pago tem o compromisso de ficar disponível 24 horas por dia durante os 7 dias da semana e ainda avisar com antecedência caso ocorra alguma manutenção planejada.
Sendo os documentos fiscais eletrônicos um subprojeto do SPED, todas as empresas precisam fazer a apuração fiscal dos CTes ou NFes emitidas no decorrer do mês, para prestar contas ao fisco sobre as operações de prestação de serviços ou venda.
Os sistemas Bsoft possuem a ferramenta para geração dos arquivos SPED e Sintegra integrado aos sistemas emissores. Dessa forma, você cumpre com duas obrigatoriedades em apenas um sistema.
Constantemente, desenvolvemos novas funções e formas mais práticas de administrar o seu negócio, além disso, os sistemas Bsoft estão sempre em dia com as obrigatoriedades e notas técnicas estipuladas pela SEFAZ, como o CT-e 4.0, por exemplo.
Estas atualizações são fornecidas gratuitamente para os nossos clientes, e podem ser realizadas pelos próprios usuários ou pela nossa própria equipe de suporte.
As atualizações da SEFAZ são realizadas de formo de Notas Técnicas divulgadas com uma certa antecedência .Estas NTs são analisadas pelos nossos analistas, para que os desenvolvedores entreguem a demanda antes mesmo de a alteração entrar em produção.
O desenvolvimento é pensado para causar o menor impacto possível na usabilidade do sistema. Inclusive, são emitidos alertas avisando os clientes sobre mudanças legislativas que podem causar impacto na operação, como no caso do CTe 4.0.
Os sistemas Bsoft são intuitivos, o que facilita na sua utilização, algo que deixa e muito a desejar no emissor gratuito, pois o manuseio e aprendizado neste sistema é uma dificuldade real.
Ainda mais levando em consideração que no emissor gratuito não há atendentes disponíveis para orientar na sua utilização, o que nos remete ao primeiro item, o suporte, que certamente é um dos grandes diferenciais da Bsoft.
Softwares emissores pagos são pensados de acordo com as necessidades do usuário. No caso dos sistemas da Bsoft, temos um time de analistas, e mais uma equipe de qualidade, ambos treinados para proporcionar a melhor experiência do usuário.
A lei estipula que os arquivos XMLs dos documentos fiscais devem ser armazenados por 5 anos, para fins de fiscalização. Caso haja perda do banco de dados, seus arquivos XMLs serão perdidos, e dificilmente será possível recuperá-los.
A Bsoft armazena todos os XMLs emitidos pelos clientes em nossos sistemas pelo prazo de 5 anos, conforme a lei vigente.
Nossos sistemas contemplam planos de baixo custo e de até 25 emissões. Para atender justamente estas pequenas empresas, que necessitam emitir poucos documentos por mês, nós criamos estes planos, que oferecem um número limitado de emissões mensais, e contam com todas estas vantagens que falamos até agora e mais a possibilidade de emitir MDFe (manifesto eletrônico de documentos fiscais) no mesmo sistema.
A melhor forma de gerenciar o seu negócio é controlar todos os setores da sua empresa. As soluções Bsoft oferecem controle financeiro, administrativo, fiscal, entre outras formas de gerenciamento, com os lançamentos trabalhando de forma integrada a seu favor.
Se você ainda está em dúvidas, converse com nossos especialistas em tempo real. Será um prazer esclarecer as suas dúvidas.