A distribuição de produtos por meio dos transportes feitos tanto por transportadoras quanto por empresas que transportam sua própria carga deve ser feita mediante planejamento do frete e do roteiro do destino. Se esse cenário representa o dia a dia do seu negócio, saiba que um roteirizador pode ajudá-lo nessa tarefa e ainda trazer outros benefícios.
Mas o que é um roteirizador? Trata-se de um sistema que ajuda na definição das rotas de viagens, sendo uma ferramenta fundamental para o planejamento diário das operações de transporte de mercadorias.
Continue lendo e saiba quando é recomendado usar um roteirizador e como escolher o mais eficiente para você.
Neste tópico, você verá tudo o que um roteirizador pode fazer por sua empresa e por seus clientes. Confira!
Como o nome já indica, um roteirizador planeja um roteiro. Aliás, ele considera a melhor rota (trajeto), levando em conta os picos com maiores chances de haver congestionamento, os endereços dos destinatários, além dos prazos de entrega. Com isso, essa ferramenta permite a economia de tempo e pode diminuir consideravelmente os custos de entrega.
Mesmo com o roteiro planejado, como visto anteriormente, os atrasos ainda podem acontecer, embora com menos frequência. Soma-se a isso os horários restritos de condomínios, por exemplo, para carregamento e descarregamento de cargas, podendo acarretar atrasos na entrega.
Esse problema pode ser evitado com o roteirizador, que prevê o horário certo do fim do transporte. Assim, além de garantir maior pontualidade, sua empresa evitará as custosas reentregas.
Um planejamento eficiente de rota traz uma grande vantagem que pode significar a fidelização do cliente, repercutindo a satisfação com o serviço que você prestou. Logo, uma logística bem-organizada por esse sistema traz impactos positivos tanto na qualidade quanto na agilidade das entregas.
Os roteirizadores mais modernos conseguem alertar a respeito de regiões consideradas perigosas para transportar cargas. Tal sinalização permite um planejamento mais efetivo da sua rota, evitando perdas, sobretudo daquelas relacionadas às cargas urgentes, além das com alto valor agregado, como os produtos eletrônicos, por exemplo.
Chegou o momento de mostrar a você as melhores maneiras de escolher um roteirizador indicado às suas necessidades. Entenda!
Antes de escolher um roteirizador, descubra quais são as necessidades envolvendo o serviço que você oferece. Confira, ainda, o que você acredita ser otimizado com a ferramenta. Verifique, por exemplo, se é necessário:
Após levantar as necessidades, é muito importante que você pesquise e compare os sistemas disponíveis no mercado. Busque pelos sistemas na internet, solicite a lista de funcionalidades de cada um para comparar melhor e, se possível, realize um teste gratuito para conhecer mais de perto. Dessa forma, é muito mais fácil analisar a melhor opção para sua empresa.
Em geral, os roteirizadores oferecem algumas opções a mais ou são mais efetivos justamente no que você mais precisa. Assim, a qualidade no suporte durante o atendimento, as muitas opções de formas de pagamento e o treinamento dos colaboradores fazem muita diferença para utilizar a plataforma do roteirizador. Com isso, você não terá apenas um sistema roteirizador, mas outros benefícios que otimizam sua experiência com o software.
Pesquisar roteirizadores e comparar entre os sistemas disponíveis é fundamental. Dessa forma, após listar as empresas que oferecem este sistema, compare suas funcionalidades e, se houver a opção, faça um teste grátis para ver a ferramenta em ação.
Neste post, você viu várias informações acerca do roteirizador, como a redução de custos e muitas outras funcionalidades que mostram como ele é indispensável para empresas que trabalham com transportes.
A Bsoft oferece o Comprovei Cargo, que é um roteirizador de entregas perfeito monitorar as entregas de sua transportadora e garantir o registro do canhoto digital.