Um veículo que transporta carga precisa ser específico para essa atividade e também precisa seguir certas regras, definidas em legislação. Os cuidados buscam otimizar o serviço de transporte e evitar diferentes problemas. Veículos especiais para produtos perigosos, por exemplo, requerem uma numeração específica que deve ser inscrita no painel de segurança. Trata-se do número ONU. Veja mais sobre o assunto, lendo o post!
O número ONU é um número de série determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para identificar produtos químicos e/ou que oferecem perigo à vida. Ele é composto por quatro dígitos e fica na parte de baixo do painel laranja (o painel de segurança). É como se fosse o RG de um produto perigoso. Acima de 5 kg, já é obrigatório o uso de número ONU para produtos dessa natureza.
A lei determina que o painel de segurança fique em quatro locais diferentes do veículo que transporta a carga: em cada um dos lados (laterais, traseira e dianteira) deste veículo que fará o transporte. Dessa forma, fica bem fácil visualizá-lo a partir de qualquer posição em que se olhe.
Essa medida permite que qualquer um (pessoas em geral, demais motoristas e até a própria fiscalização) identifique sem dificuldade o grau de periculosidade do produto químico que está sendo transportado.
O painel de segurança deve ter o número de identificação de risco na parte superior e o número ONU na inferior.
Antes de abordar o número de risco e o número ONU, é importante falar do rótulo de risco. Trata-se de uma etiqueta específica para identificar cargas de natureza perigosa. É um losango com o símbolo referente ao risco na parte superior, o número da sua classe ou subclasse na inferior e um texto identificando a natureza do risco no meio.
O rótulo de risco fica, na maioria das vezes, nos quatro lados do caminhão (laterais, traseira e dianteira). As classes e subclasses são classificadas de acordo com as recomendações do Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas.
Ao todo, existem nove classes, quase todas subdivididas em subclasses. Veja, a seguir, quais são elas!
Envolve os explosivos e é composta pelas seguintes subclasses:
Ainda existem outras duas subclasses: a dos explosivos bem insensíveis com risco de explosão em massa e a dos produtos extremamente insensíveis.
Esta classe engloba os gases e está dividida em três subclasses:
A terceira classe inclui os líquidos inflamáveis (ou combustíveis líquidos).
Nesta classe estão os sólidos inflamáveis:
A quinta classe envolve as substâncias oxidantes e os peróxidos orgânicos. E eles estão divididos nas seguintes subclasses:
A classe 6 engloba as substâncias tóxicas e infecciosas:
As classes 7, 8 e 9 não estão divididas em subclasses:
O número de risco é muito usado na Europa para identificar cargas perigosas, mas também é exigido em alguns países da América do Sul. Essa numeração fica localizada na parte de cima do painel laranja, que é colocado em contentores para granel intermodais.
Esse número é formado, na maioria das vezes, por dois ou três dígitos, que indicam diferentes tipos de riscos. Entre eles, podemos destacar:
Quando o dígito é duplicado indica que o risco é mais intensificado. Se o risco estiver associado a uma substância, a indicação pode ser feita por meio de um dígito seguido de zero. Números de risco precedidos pela letra X designam produtos que reagem de forma perigosa com a água.
As empresas transportadoras, os transportadores autônomos, os clientes e todas as pessoas que estiverem envolvidas na operação de transporte devem usar o número ONU sempre que for necessário. Essa adequação é definida pela própria legislação e quem não se adaptar fica proibido de efetuar o transporte desses produtos.
A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) publicou a Resolução ANTT 5332/2016, em 14 de dezembro de 2016. O documento apresenta normas complementares ao Regulamento Terrestre do Transporte de Produtos Perigosos, bem como descreve as alterações sobre o número ONU.
A principal inovação foi a inclusão do número ONU da gasolina, combustível que é comercializado em todo o Brasil. A resolução define que qualquer mistura de gasolina que tenha percentual de etanol superior a 10% será classificada com o número ONU: 3475 (esse código indica que se trata de “mistura de etanol e gasolina” ou de “mistura de etanol e combustível para motores”).
A antiga identificação (cujo número ONU é o 1203 e se refere a “combustível para motores”, “gasolina” ou “gasolina de aviação”) continua válida, mas agora identifica apenas a gasolina que apresenta misturas de etanol com percentual inferior a 10%.
Para finalizar, segue uma lista que apresenta o número ONU de alguns produtos:
Você já conhecia algum desses números ONU? Sua empresa já transportou ou ainda transposta algum produto perigoso? Aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e dividir seus conhecimentos com outros gestores.
5 Comments
Boa tarde qual produto seria 33/1193
??
Bom dia, Diego.
Segundo uma tabela da Associação Brasileira de Transportes internacionais, esse produto seria a: ETILMETILCETONA (METILETILCETONA). Ela serve para formulações de adesivos, tintas automotiva e repintura, para madeira, tintas de impressão, linha industrial e tíneres.
Espero ter ajudado. Um abraço 🙂
Faço parte de profissionais em transporte de combustíveis e peróxido de hidrogênio.
Bom dia! Qual seria o número ONU para preenchimento correto de MTR de Resíduos Sólidos Urbanos? (Lixo).
Bom dia, Aldrin.
Analisando texto e anexos da resolução Nº 5.232/2016 da ANTT que fala sobre transporte de produtos perigosos não localizamos algo ligado a essa categoria mais geral de “Resíduos Sólidos Urbanos”. Talvez fosse preciso conferir se entre esses resíduos há itens que se classificam como perigosos e então localizar o número ONU deles. O ideal é também contar com o apoio da sua contabilidade para garantir que o número ONU descreve de fato a carga.
Espero ter ajudado. Um abraço.🙂