Nos últimos anos, a logística tornou-se um fator determinante para o sucesso das empresas que atuam no mercado com foco constante em aproveitamento de recursos, redução de custos e aumento da produtividade. Por isso, o artigo de hoje traz uma visão detalhada sobre a implementação do planejamento anual de logística. Acompanhe e saiba como otimizar os processos da sua transportadora!
Diante de um mercado marcado pelo alto nível de exigência dos consumidores, o desempenho em logística passou a ser um fator de peso para que as empresas possam garantir a qualidade dos seus produtos e serviços, mantendo a satisfação dos clientes em alta.
A excelência no transporte de cargas, com foco na redução de custos e no aumento da produtividade, tornou-se um grande diferencial competitivo para os negócios, fazendo crescer a importância do planejamento anual de logística.
De fato, empreendedores e gestores estão cada vez mais empenhados em implementar processos estratégicos capazes de identificar problemas, propor soluções e otimizar as operações de armazenagem, distribuição e entrega de mercadorias com a máxima eficiência possível.
Por meio das ações certas é possível desenvolver um plano qualificado, que oriente as iniciativas em todas as dimensões da rotina logística de forma integrada aos demais setores da empresa, promovendo a conquista de um lugar de destaque no mercado, como você verá a seguir.
A cadeia de atividades gerenciais e operacionais que compõem a logística das empresas deve funcionar em perfeita harmonia, de modo a possibilitar a competência na produção e a agilidade no atendimento a todas as demandas dos consumidores.
Dessa forma, o planejamento anual de logística deve permitir o controle total sobre as variáveis que influenciam o fluxo de trabalho, criando as condições favoráveis para que o negócio possa conquistar um ritmo contínuo de crescimento.
Nesse sentido, o primeiro passo deve ser o conhecimento aprofundado sobre a realidade da empresa e as demandas do mercado, para que seja possível ajustar as práticas e promover a redução de custos sem comprometer a qualidade da produção.
A cultura organizacional deve estar na base de qualquer ação de planejamento das empresas. Assim, o planejamento anual em logística deve começar pelo reconhecimento das diretrizes relacionadas à missão, visão e valores organizacionais.
A demanda interna deve ser considerada de forma integrada, de modo a permitir que a logística seja compreendida a partir de uma perspectiva ampla e estratégica, apontando quais são as necessidades da organização e como o setor logístico pode contribuir para que elas sejam alcançadas.
Por outro lado, é preciso levantar as informações sobre a atuação da concorrência, as expectativas dos consumidores e a dinâmica do mercado, com atenção para os gargalos logísticos mais importantes na atualidade.
O setor logístico e de transportes enfrenta uma série de déficits financeiros e estruturais. No entanto, o maior gargalo logístico com o qual as transportadoras precisam lidar hoje em dia é o próprio descaso com o processo de planejamento.
Em busca de ações rápidas para lidar com as disputa de preços no cálculo do frete, os gestores acabam optando por soluções imediatas, que não geram lucro e pouco ou nada acrescentam à experiência da empresa no mercado.
Na verdade, é preciso investir no estudo detalhado de todas as etapas da cadeia logística, para identificar as principais dificuldades e, a partir de então, propor soluções inteligentes e duradouras.
Outro problema enfrentado pelas transportadoras é a ausência de processos sistematizados para a coleta de dados, o que dificulta a consolidação de informações que possam orientar a definição de objetivos estratégicos atingíveis dentro do planejamento anual de logística.
A definição das metas propostas pelo planejamento logístico deve considerar as informações levantadas a partir da análise do ambiente interno e externo, tendo em vista a otimização da cadeia logística.
Dessa forma, os gestores devem ter coerência e respeitar a realidade organizacional, incluindo as condições determinadas pela realidade orçamentária. Afinal, de nada adianta propor estratégias que não poderão ser colocadas em prática devido a limites financeiros.
Além de definir objetivos claros e alcançáveis, o planejamento anual de logística deve apontar os caminhos da avaliação de resultados, com atenção especial para as métricas que deverão ser acompanhadas ao longo do próximo ano.
Uma vez que o transporte de cargas tem como objetivo principal garantir o deslocamento ágil e seguro de um produto da empresa para o seu cliente, um dos critérios de avaliação mais importantes para o planejamento em logística é a porcentagem de pedidos entregues no prazo certo.
Da mesma forma, os custos operacionais constituem mais um indicador importante do desempenho em logística, assim como o acompanhamento dos dados sobre quilometragem e demais condições da frota.
Nesse sentido, as empresas que possuem frota própria devem estar atentas a algumas métricas bastante específicas, entre elas:
Além de transportadoras de frota própria, as métricas a seguir também podem ser aplicadas à empresas que trabalham com frotas terceirizadas:
No entanto, para facilitar esta e todas as demais etapas do planejamento anual de logística, as transportadoras têm à disposição uma série de ferramentas tecnológicas, como vamos recordar ao final do nosso artigo.
Na atualidade, o ritmo e a qualidade da automação dos processos logísticos atingiram níveis extremamente elevados, o que é uma excelente notícia para as empresas em relação à otimização do planejamento anual de logística.
Entre as ferramentas disponíveis no mercado, os softwares especializados em gestão de transportadoras são as opções mais vantajosas para empreendedores e gestores que precisam descomplicar a rotina ao mesmo tempo em que qualificam os serviços prestados.
O Transportation Management System (TMS) é o principal exemplo de como a tecnologia de ponta pode ajudar as empresas a alcançarem resultados cada vez melhores. Com ele é possível centralizar o controle de todas as operações de gerenciamento, tais como:
Outro dispositivo tecnológico bastante útil é o rastreador veicular. Em tempos em que as estradas brasileiras estão entre as mais inseguras do mundo, esse equipamento permite o acompanhamento dos veículos e das cargas transportadas em tempo real, facilitando a ação em caso de roubo e ajudando as empresas e evitarem esse problema.
Chegando ao final do nosso artigo, é importante lembrar que o emprego qualificado da tecnologia deve abranger não apenas as ações de planejamento, mas todos os processos gerenciais e operacionais relativos à armazenagem, distribuição e ao transporte de mercadorias.
A partir de estratégias bem fundamentadas é possível garantir mais previsibilidade diante das demandas, aumentar a competitividade junto aos concorrentes e manter a excelência em satisfação dos clientes.
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