O monitoramento de cargas é uma atividade fundamental para garantir uma logística ainda mais eficiente, principalmente, no que diz respeito à pontualidade das entregas. Contudo, algumas empresas ainda negligenciam essa necessidade de ter processos estruturados e eficazes.
Neste artigo, vamos mostrar a importância da rotina para os resultados, como ela impacta a satisfação dos clientes e a segurança das cargas, e o benefício de contar com um sistema para otimizar a gestão. Confira!
O monitoramento de cargas serve para evitar contratempos durante a entrega da mercadoria, ao garantir a segurança do produto, reduzir riscos e custos desnecessários, e aumentar a eficácia das entregas.
Existem muitos relatos de motoristas que foram assaltados enquanto faziam a entrega de uma mercadoria com alto custo ou uma grande procura. O maior problema é que, após entregar a carga aos assaltantes, dificilmente se consegue recuperá-la — em decorrência da dificuldade em localizar a mercadoria.
Esse monitoramento também auxilia na avaliação do desempenho dos motoristas da sua frota, conferindo se seguem as rotas planejadas e cumprem os horários previstos.
O monitoramento de cargas tem influência direta no relacionamento entre empresa e clientes, bem como na opinião que eles têm a respeito do serviço prestado. Por meio dele, pode-se oferecer mais transparência ao seu consumidor — e a possibilidade de saber em que localidade está o produto (se já está perto da entrega ou vai atrasar, por exemplo).
Atrasos e cancelamentos podem gerar uma imagem negativa para a transportadora, fazendo com que sua reputação entre os clientes reduza e todo o esforço dedicado para fidelizar o cliente e construir uma grande marca seja desperdiçado.
Além de oferecer ao seu cliente a situação atual da mercadoria transportada, aumentando sua confiança, há também uma comunicação mais ágil, que, em caso de problemas como roubos ou acidentes, poderá facilitar a localização da mercadoria rapidamente e possibilitar a tomada das providências necessárias.
Além disso, já existem sistemas integrados que contribuem para melhorar o controle das transportadoras. Tudo é feito de forma simples e prática. Com essa integração, as ocorrências geradas na viagem são encaminhadas para o sistema. Dessa forma, os clientes podem consultar a posição das mercadorias diretamente no sistema de rastreio.
Com uma boa gestão de cargas, consegue-se otimizar os custos logísticos, melhorar o nível de serviço, otimizar a experiência dos clientes, entre outros benefícios. Nos próximos tópicos, veja 5 dicas para fazer isso!
O sucesso de uma operação depende totalmente do planejamento que se destina a ela. É por meio dele que:
Inclusive, é a partir das estratégias criadas que se consegue desenvolver ações para otimizar os custos, reduzir os prazos de entrega, diminuir as ocorrências (como atrasos), e avaliar se os motoristas estão seguindo a roteirização que foi feita previamente.
De nada adianta ter processos estruturados se os profissionais responsáveis pela execução não estão devidamente treinados e alinhados aos objetivos.
Assim, é preciso conscientizar os motoristas a respeito da conduta correta, os analistas sobre as informações relevantes para os processos decisórios, os auxiliares em relação a como realizar os processos da maneira adequada, e assim por diante.
Tudo isso contribui para que os fluxos de trabalho sejam executados de maneira mais acertada, com eficiência e menos risco de erros — que geram a necessidade de retrabalhos e prejudicam os resultados.
Parte do trabalho de monitoramento de cargas consiste em acompanhar possíveis ocorrências e neutralizá-las no menor espaço de tempo possível — neutralizando suas consequências. Entretanto, nem todas as intercorrências acontecem devido a questões na estrada e outras falhas externas, já que existem ocasiões em que é o veículo que sofre problemas mecânicos.
Por isso, é fundamental que os veículos passem por inspeções que busquem avaliar as condições de seguir viagem ou a necessidade de realizar reparos. Entre os itens que podem ser verificados, estão:
Tudo isso ajuda a reforçar a segurança dos processos, das cargas e dos envolvidos, além de diminuir a ocorrência de problemas que podem afetar cumprimento dos prazos.
A automatização dos processos é uma das premissas básicas de uma logística eficiente. É por meio do uso de sistemas que se agiliza e melhora a execução dos processos e se consegue obter resultados satisfatórios, além de eles facilitarem a criação de relatórios que ajudam nas decisões.
Entre as tecnologias que podem ser adotadas, estão:
Os feedbacks que os clientes fornecem no momento da entrega (ou depois dela) são fundamentais para entender melhor onde se encontram as principais falhas nos seus processos e o que precisa ser feito para corrigi-las.
Ao coletá-los e usá-los como referência para aprimorar as rotinas de trabalho, fica mais fácil adotar ações para melhorar os níveis de serviço, diminuir a incidência de avarias e extravios, entre outras coisas.
Como você pôde ver, o monitoramento de cargas é um dos processos que ajudam a fazer uma gestão logística melhor e mais acertada na sua empresa. Porém, para que ele seja mesmo eficaz, depende de planejamento, análises e, principalmente, muito monitoramento das operações. Com o investimento em tecnologia, tanto as atividades operacionais quanto as táticas e estratégicas ficam mais fáceis, ágeis e com menos riscos de erros.
O que achou deste artigo? Ficou claro como o monitoramento de cargas é fundamental e precisa de mais atenção? Quer entender melhor o papel das tecnologias nessa atividade? Então, entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas a respeito desse assunto agora mesmo!