Quando o assunto é o funcionamento da cadeia de suprimentos, muitas pessoas associam seus processos à distribuição e transporte de mercadorias de uma empresa para seus clientes. No entanto, na verdade, esse conceito está muito além de apenas realizar entregas, daí a importância de diferenciar as etapas da logística inbound e outbound.
Nos dias de hoje, a logística é vista como um elemento cada vez mais estratégico no mundo corporativo, capaz de agregar muito valor para o serviço final que é prestado ao cliente. Ao mesmo tempo, empresas que investem nessas operações conseguem reduzir custos, ter mais produtividade, eficiência, entre outras vantagens.
Logo, dominar termos e novidades sobre o setor é essencial para o crescimento de um negócio. No post de hoje, vamos falar sobre a diferença do inbound e outbound, a importância de cada um deles e como eles afetam o dia a dia da gestão de fretes em uma transportadora. Interessado? Continue a leitura e saiba mais!
A logística fala, essencialmente, sobre o fluxo de materiais. Nesse sentido, diferenciar inbound de outbound serve para entender em que direção essa corrente de processos acontece. Entenda melhor cada uma delas!
São procedimentos relacionados ao transporte, armazenamento e entrega de mercadorias ou serviços para dentro de uma empresa — como se fosse uma logística interna. Ou seja, ela controla o fluxo de materiais cujo destino final é a instituição.
Um ótimo exemplo disso é a aquisição de produtos de fornecedores e a chegada deles em uma fábrica. Assim, faz parte da logística inbound tarefas como:
Em contrapartida, a logística outbound trata justamente do caminho oposto, quando o ponto de partida é a empresa e o destino final é o endereço do cliente — isto é, compreende os estágios externos de distribuição.
Seus processos começam após o recebimento de matéria-prima e o fim da produção, quando o empreendimento se organiza para realizar os envios de cada encomenda. O trabalho envolve atividades como:
Como podemos perceber, a etapa outbound conecta a empresa e o cliente, por isso ela deve ter o máximo de eficácia para que as remessas sejam rápidas, confiáveis e atendam às expectativas dos usuários.
As diferenças entre logística inbound e outbound são muitas, sobretudo seus objetivos e clientes finais. E isso vai fazer toda a diferença para que os gestores tracem as táticas mais adequadas para cada situação.
Logicamente, é fundamental que tantos os processos inbound como os outbound sejam eficientes e produtivos. Uma empresa que não dá a devida atenção às etapas internas de distribuição pode ter que lidar com fornecedores ineficazes que entregam materiais com muito atraso e / ou avarias frequentes. Isso afeta a produção e esbarra, consequentemente, na logística externa, uma vez que o cliente final pode não receber seus produtos no prazo correto.
Dessa maneira, vemos também que, apesar de distintas, logística inbound e outbound são interligadas. Para o sucesso, o ideal é investir em práticas para que ambas atinjam a perfeição. Para a gestão, essa diferenciação é importante, pois guia a adoção de técnicas, ferramentas e tecnologias, além de ser determinante para o planejamento estratégico.
Por exemplo, os indicadores de gestão voltados aos processos internos serão diferentes, sem contar que a gestão de fornecedores será um aspecto crucial a ser monitorado. A performance dessas parcerias afeta diretamente os custos e a qualidade dos serviços ou bens vendidos pela empresa.
Por outro lado, no que se refere à logística outbound, questões como formas de frete, satisfação do cliente, número de devoluções e índice de entregas fora do prazo serão mais relevantes.
Apesar da reciprocidade entre a logística inbound e outbound, compreender as necessidades e particularidades de cada uma é importante para fazer um trabalho focado e ajustes precisos.
Como dito, a cadeia de suprimentos tem um papel altamente estratégico. Logo, quando ela funciona de modo adequado, pode-se perceber a diferença no desempenho da equipe de vendas, compras e atendimento ao cliente.
Outro aspecto relevante é que os custos das operações logísticas são notoriamente altos. Desse jeito, aperfeiçoar a gestão é ficar atento para eliminar erros, desperdícios, excessos e incorporar metodologias mais inteligentes que promovam a economia e o uso otimizado dos recursos e ativos da empresa.
Sendo assim, um olhar cuidadoso em relação a esses dois conceitos colabora para que a empresa conquiste melhores resultados em toda a cadeia. Aperfeiçoamentos na logística inbound ajudam instituições a:
Já em relação à fase externa, é possível:
Entender como a logística inbound e outbound funcionam, bem como suas diferentes características e demandas, é crucial para ter um negócio competitivo e operando em alta performance. Com esses conhecimentos, o gestor sabe como se planejar melhor e buscar métodos, tecnologias e estratégias que sejam mais efetivas para cada etapa. Assim, coloque em prática o que aprendeu neste texto para ter processos mais inteligentes e lucrativos!
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