Você sabia que uma das maiores inovações em termos de tecnologia e conectividade teve origem na área de transporte e logística? Isso mesmo, a Internet das Coisas, como conhecemos hoje, teve origem na operação da Procter & Gamble no final da década de 90.
Nessa época, os sistemas de identificação por radiofrequência (RFID) começavam a deslanchar devido à demanda por soluções voltadas para a cadeia de suprimentos. Foi nesse cenário que Kevin Ashton criou essa expressão, e apresentou ideias para otimizar essa atividade.
É vital examinar o surgimento de novas tecnologias e o seu impacto nas organizações. Por esse motivo, preparamos este conteúdo para explicar o conceito de Internet das Coisas e seus benefícios na logística.
Conforme comentamos anteriormente, 1999 foi o ano em que a Internet das Coisas foi criada, mas suas aplicações práticas só ganharam destaque dez anos depois. Foi nesse período que o tema começou a atrair a atenção de empresas e governos sobre o seu uso potencial.
Inclusive, havia grande expectativa de que esse mercado movimentaria trilhões até o ano de 2020, mas o que mudou nesses últimos 20 anos?
Em termos simples, a Internet das Coisas é a tradução do termo Internet of Things (IoT), e recebe esse nome em função de sua capacidade de conexão garantida pela Internet. O termo “coisas” é usado para descrever uma gama enorme de itens, desde equipamentos sofisticados até eletrodomésticos.
A princípio, o setor industrial era o principal usuário dessa tecnologia, afinal, a possibilidade de integrar máquinas, equipamentos e sistemas de forma ágil e sem fio é bastante atrativa.
No decorrer do tempo, a IoT fez a transição para o ambiente doméstico, estando presente nas nossas vidas com mais frequência. O número de coisas que podem ser conectadas cresceu exponencialmente, e inclui:
Tais aplicações na nossa rotina revelam um avanço importante e demonstram como a conectividade propiciada pela Internet pode ser um elemento estratégico para empreendimentos de todos os porte e segmentos.
É importante destacar que esse conceito já vem sendo explorado de diversas formas no setor de transportes, com variados graus de sucesso. Isso faz parte do processo de transformação digital que, nos últimos anos, ampliou a utilização de tecnologias para otimizar a atividade logística.
Listamos os principais benefícios que podem ajudar a sua empresa a se destacar. Confira!
O futuro de um negócio depende da sua capacidade de identificar mudanças e realizar as adaptações necessárias para manter sua posição no mercado. A IoT surge como uma solução para a coleta de dados relevantes para a operação.
Como existe um grande volume de informações disponíveis, é essencial contar com ferramentas robustas para o seu processamento. Atualmente, esses sistemas de gestão são desenvolvidos para gerar análises ágeis e confiáveis, de forma a possibilitar a tomada de decisão em tempo real.
Isso só é possível em função da conectividade constante para processar informações de diversas fontes, criando um quadro confiável, que ajude a empresa a se preparar para oscilações no mercado.
Pensando na conexão entre dispositivos decorrente do crescente uso da IoT, surge a preocupação com a vulnerabilidade dos dados. Agora pense na seriedade dessa situação sob o ponto de vista das empresas que lidam com processos sigilosos e propriedade industrial e intelectual.
Esse fator pode ser considerado uma ameaça que deve ser levada a sério, por isso existem mecanismos implementados para limitar o compartilhamento de dados e proteger a privacidade de todos os envolvidos.
Essa é uma vantagem distinta, que ajuda a diferenciar a sua empresa da concorrência. A operação logística depende de um tempo de resposta cada vez mais curto para potencializar os seus serviços.
Considere, por exemplo, os sistemas de monitoramento de cargas. Hoje, a maioria das empresas disponibiliza algum canal para que os clientes possam acompanhar o andamento da entrega.
Esse é um elemento que ganhou destaque nos últimos anos e é considerado imprescindível para fortalecer a relação com os clientes. Isso demonstra como é vital atentar-se às mudanças e fazer os ajustes necessários de forma imediata, para que o se negócio continue na liderança.
Novamente, os cálculos matemáticos e a conectividade são responsáveis por minimizar o impacto da oscilação da demanda. Do ponto de vista do atendimento ao cliente, a manutenção de estoques, a disponibilidade de produtos e o volume de compras são sempre uma incógnita.
Esses sistemas, no entanto, são utilizados como meio de explorar o Big Data e o Business Intelligence (BI) para estimar, com elevado grau de precisão, qual será o consumo de materiais e mercadorias. Isso possibilita criar um cronograma de produção mais adequado e compatível com a realidade do público consumidor.
Pode ser difícil imaginar a relação entre a Internet das Coisas e a sustentabilidade no ambiente corporativo. Ainda assim, o setor logístico tem colhido os frutos dessa inovação. É importante reconhecer que a movimentação terrestre de mercadorias é uma das atividades mais poluentes devido ao consumo de combustíveis fósseis e à emissão de gases poluentes.
Devemos reconhecer, no entanto, quais atitudes estão sendo tomadas para solidificar o compromisso com a sustentabilidade. No caso da gestão de frotas, já existem dispositivos e sensores adotados para identificar peças defeituosas que poderiam causar falhas e até mesmo acidentes.
Em um país de grandes proporções, as empresas logísticas lidam com a necessidade de percorrer longas distâncias para o envio de produtos e insumos. Por esse motivo, a utilização de recursos de planejamento pode ser um diferencial.
Os sistemas de rastreamento, equipamentos de GPS e algoritmos de alta precisão são responsáveis por criar o trajeto ideal para concluir as entregas. Esses são os sistemas de roteirização que geram informações confiáveis para traçar a rota mais eficiente com base nos critérios de agilidade ou economia de combustíveis.
Vale lembrar que a Internet das Coisas ajudou a levar a conectividade entre dispositivos para o próximo nível. Isso quer dizer que, além da sua presença no nosso cotidiano, essa tecnologia está ajudando empresas de diversos setores a se tornarem mais eficientes. Esse é um progresso significativo, que estimula o desenvolvimento da área de transporte e logística e, consequentemente, a melhoria dos resultados financeiros.
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