Em meio a um mercado tão competitivo, ser destaque entre centenas de empresas do mesmo ramo é uma tarefa difícil. Mais do que praticar bons preços, é preciso investir em diferenciais que façam com que sua transportadora se sobressaia entre as demais. Para te ajudar nesta tarefa, nós preparamos 6 dicas de ouro para fazer a sua transportadora conquistar o cliente de uma vez por todas. Acompanhe:
Antes de qualquer coisa, ter um relacionamento transparente e direto com o seu cliente é fundamental. Mantenha uma comunicação simples e direta, facilite o diálogo e a negociação. Para isso, você pode oferecer orçamentos sem compromisso do seu serviço de transporte, simulando o frete com valores reais aplicados, para repassar ao seu cliente.
Procure oferecer serviços que seus concorrentes não oferecem. Já pensou em ter um serviço de encomenda monitorada? O custo-benefício pode ser extremamente vantajoso, pois seus clientes ficarão muito mais satisfeitos e sentirão muito mais confiança em sua transportadora, se puderem acompanhar o status da entrega de suas mercadorias.
Se o seu cliente precisa de uma entrega para uma região que você não atende, verifique a possibilidade de contratar transportadoras terceirizadas, ou ainda motoristas autônomos, para que façam o trajeto que você não cobre. Buscar soluções para a necessidade do seu cliente é a melhor alternativa para conquistá-lo, ainda mais quando comparado com a outra alternativa, que seria um simples “não”.
Mais do que um sistema para emitir CTe ou MDFe, você precisará de um sistema que sirva como um auxiliar na gestão da sua transportadora, e consequentemente, terá uma ótima ferramenta para prestar o melhor serviço ao seu cliente. Com um sistema para controle de transportes, você terá como emitir ordens de coleta, fazer orçamentos/pedidos, e ainda, através do módulo EDI, poderá estabelecer uma comunicação mais direta e precisa sobre tudo que envolve operações financeiras, ocorrências, recebimento de notas e envio de conhecimentos.
Frequentemente, a SEFAZ disponibiliza notas técnicas e alterações nos layouts dos documentos fiscais eletrônicos. Para não correr o risco de ficar sem emitir CT-e e deixar o seu clientes esperando, aposte em softwares que oferecem estas atualizações gratuitamente. Um exemplo que podemos citar, é o caso do CTe 3.0, que será o único modelo de emissão permitido a partir de dezembro deste ano. A Bsoft fornecerá este modelo de emissão antes do prazo, desta maneira, nem transportadora, nem cliente da transportadora correrão o risco de ser prejudicados.
Crie uma forma de comunicação direta entre você e o seu cliente, para que ele sinta-se a vontade para falar sobre o que pode melhorar, o que está sendo bem feito e o que não está de acordo com o combinado, pode ser até um endereço de e-mail exclusivo para ouvidoria. Aceitar críticas faz parte do crescimento, afinal, em nenhum lugar existe 100% de acertos.
E principalmente, não esqueça de credibilidade é sinônimo de confiança, e é exatamente disso que o seu cliente precisa. Gostou das nossas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais preferidas, ou se quiser, deixe seu comentário abaixo!