A consolidação de frete permite que suas atividades de negócios internacionais aconteçam de forma rentável e segura, tanto para o seu negócio quanto para o seu cliente. Se sua empresa precisa realizar fretes internacionais e atender o seu cliente de forma ágil e com baixos custos, é de extrema importância organizar esses processos de envios de mercadorias da melhor maneira possível.
Por isso, não deixe de conferir este artigo que preparamos espacialmente para você! Saiba tudo sobre esse processo e como implantar essa organização de demandas na sua empresa.
A consolidação de fretes é um processo que organiza o transporte de mercadorias enviadas para o exterior. Esses produtos são organizados por agrupamentos ou lotes de mercadorias destinados a um mesmo lugar, o que garante uma entrega segura e com baixos custos para a sua empresa. É comum que clientes que compram produtos no exterior usufruam desse tipo de serviço, pois adquirem produtos de fornecedores variados.
Em casos como esse, é necessário contar com serviços de empresas denominadas Trading Company, que atuam como intermediárias nesse processo de compras e organiza os produtos para que sejam todos levados para o mesmo local de armazenamento. A partir disso, a empresa realiza o envio dos produtos para o seu local de destino.
No processo de consolidação de frete, não há a necessidade de emissão de nota fiscal para cada carga. Sendo os produtos são organizados como em um lote único, apenas uma nota fiscal é suficiente para representar todos os produtos transportados. Além disso, o pagamento é feito também de forma única e isso gera menos taxas de operações burocráticas realizadas para o transporte.
Algumas das 4 principais vantagens que se destacam da consolidação de frete, são:
A importância da consolidação de frete está em oferecer vantagens financeiras e operacionais, pois reduz o custo ao enviar todos os produtos para um único local, melhora a logística de transporte e o monitoramento dos envios. Esse processo é mais prático no que se refere aos procedimentos administrativos, como a emissão de documentos dos fretes. Como todos os produtos são enviados em um único serviço, não há a necessidade de gerar documentos para cada produto transportado.
No sistema de consolidação de frete, os produtos enviados são de fornecedores variados, mas transportados por uma única empresa de transporte. E como isso funciona na prática? Na verdade, chega a ser um processo simples. Um cliente compra vários produtos de diferentes fornecedores, esses fornecedores, por sua vez, contratam o serviço do Trading Company que será o responsável por levar esses produtos para um único local de armazenamento.
Todos os produtos armazenados nesse espaço serão enviados para o mesmo destino. Algumas empresas não contratam profissionais para intermediar esse transporte, mas optam por falar diretamente com uma empresa de fretes responsável.
O processo é o mesmo, nesse caso, pois a empresa que vai transportar os produtos organiza em um mesmo espaço itens que serão entregues na mesma localidade, facilitando o seu processo de logística e suas operações financeiras.
Como há um controle adequado para conferência das cargas, o processo de organização e documentação de produtos é muito mais ágil e a inspeção é feita por apenas um único documento, que contém todas as informações apropriadas para que o transporte seja liberado sem maiores complicações.
Dentre as informações que a transportadora deve emitir em relação às cargas, estão:
Nesse sistema de envio, a facilidade não está somente nos trâmites do transporte, mas também na agilidade dos colaboradores responsáveis por descarregar as cargas no seu devido local.
O objetivo da consolidação de frete é o de tornar a logística da empresa mais ágil e prática. No entanto, para que esta adequação seja possível, é necessário um processo de análise e liberação de translado, pois é fundamental compreender o tipo de mercadoria que está sendo transportada, sua condição de armazenamento, condições e segurança de transporte e o processo de entrega.
Para tornar mais fácil o entendimento sobre a importância desse controle de mercadorias, vamos utilizar como exemplo os produtos frágeis. Esse tipo deve ser transportado em local adequado, que contenha o espaço seguro e capaz de manter a integridade do produto.
Outro ponto que pode gerar prejuízo para a empresa é fazer o translado de mercadorias comuns em veículos preparados para produtos frágeis, uma vez que esses veículos são mais caros e demandam de maior cuidado com manutenção, ocasionando, muitas vezes, custos adicionais.
É necessário que se tenha um planejamento de demandas para atender todas às necessidades da mercadoria a ser transportada. Mas o que deve ser considerado nessas demandas? Confira alguns aspectos importantes, a seguir.
Alguns produtos exigem um cuidado maior com a embalagem para que não sofram danos com os impactos gerados pelos movimentos do veículo e contato com outras mercadorias. Dependendo do volume e do produto, devem ser paletizados e/ou empilhados de forma adequada, para que não caiam no percurso de transporte.
Para esse tipo de mercadoria, os cuidados são redobrados, pois esses produtos exigem um local de armazenamento individual e adequado, com temperaturas apropriadas e compreendendo as normas que regulamentam cada segmento para que esse translado possa acontecer.
A consolidação de fretes é uma forma de atender aos seus clientes com organização, agilidade e comprometimento. Esse tipo de serviço pode ser implantado na sua empresa com participação de empresas intermediárias ou por contrato direto com a transportadora. Para isso, certifique-se de que os profissionais contratados para fazer esse transporte são de confiança e possuem recomendações positivas na sua atuação. Somente dessa forma você garantirá um atendimento mais ágil e com entregas mais eficientes e seguras para os seus clientes.
Agora que você já entendeu como funciona a consolidação de frete, deixe o seu comentário e conte-nos se já utiliza esse processo de envio na sua empresa ou se pretende implantar essa estratégia no seu negócio!