No dia a dia da gestão financeira de uma empresa, algumas demandas são recorrentes. Porém, mesmo com a periodicidade relativamente considerável, existe a necessidade de conhecer alguns dos principais pontos que envolvem essa atividade, os cuidados para que ela seja finalizada com êxito, além de conferir algumas regras tributárias do nosso país. O cancelamento de nota fiscal é um deles.
Se houver qualquer divergência de informações ou ocorrer outra situação que impeça o pagamento daquele documento, existe a possibilidade de cancelar a sua emissão por meio de recursos legais. Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda de forma breve em quais contextos isso é possível e qual é o passo a passo para o cancelamento. Continue a leitura e saiba mais!
Primeiro, vamos entender quais são os contextos em que há a possibilidade de fazer o cancelamento de nota fiscal. A primeira delas é quando há erros de informações na nota. Na rotina da empresa e na quantidade de informações às quais a pessoa está submetida diariamente, ter algum erro de digitação ou de informação na nota é comum, mas deve ser corrigido por meio do cancelamento — e a emissão de uma nota cujos dados estejam corretos. Entre as informações principais, destacamos:
Além disso, se o seu cliente, independentemente de qual seja o motivo, desiste da contratação de seus serviços — e a emissão já tenha sido concretizada —, também existe essa possibilidade.
Existem algumas regras relacionadas ao Fisco que devem ser atendidas para que haja o cancelamento da nota fiscal:
Agora que você já conhece os principais pontos relacionados ao cancelamento de nota fiscal, apresentaremos alguns cuidados que é preciso tomar para esse processo. Confira!
Inicialmente, a empresa deve estar atenta ao prazo de sua região para realizar o cancelamento de nota fiscal. De modo geral, os estados atribuem até 24 horas para que seu negócio possa concretizar essa atividade. Porém, existem locais em que o tempo é menor — no Mato Grosso, por exemplo, o empreendimento tem apenas 2 horas para isso.
Porém, quando o prazo é ultrapassado, ainda há a possibilidade do cancelamento, desde que pague uma multa relativa ao documento — 1,5% do valor do tributo. Também é necessário entrar com um processo administrativo, cuja denominação é a de “cancelamento extemporâneo”.
Esse tipo de cancelamento só pode ser feito no site da Sefaz de seu estado, de acordo com as particularidades apresentadas.
Conforme vimos, existem critérios e regras relacionados ao nosso Fisco que devem ser atendidos para efetuar o cancelamento de nota fiscal. Antes de prosseguir com essa atividade, portanto, analise quais são esses tópicos e entenda se o seu estado conta com especificidades relacionadas ao cancelamento.
Se o seu negócio optar pelo cancelamento de nota fiscal, independentemente de qual seja o motivo (como os apresentados mais acima), é preciso entender quais são os próximos passos necessários. Primeiro, tenha processos internos bem definidos que contribuam para um controle mais preciso de suas áreas.
Exemplo: um produto não encaminhado para o cliente precisa ser registrado assim que a NF é cancelada, de modo que a quantidade disponível em estoque esteja atualizada para qualquer pessoa que realizar essa consulta.
Outro ponto importante: sempre que o cancelamento for efetivado, é preciso que a pessoa responsável realize a escrituração sem valor. Para isso, existe a necessidade de realizar uma consulta à legislação tributária vigente, de modo que a empresa atenda a todos os requisitos. Outro ponto importante: assim que cancelar, é preciso informar no Sped Fiscal.
Se você tiver efetuado o cancelamento devido a informações erradas, não deixe de analisá-las antes de emitir outro documento. Oriente sempre seus colaboradores a terem atenção redobrada a essa questão, uma vez que isso impacta na produtividade e gera retrabalho a toda a equipe.
Contar com uma ferramenta que auxilia na gestão de nota fiscal contribuirá não apenas para o controle de emissão e cancelamento, como em outras demandas do dia a dia financeiro de seu negócio. Por meio de uma ferramenta, a sua empresa tem a oportunidade de:
Neste material, você pôde entender quais são as situações que envolvem o cancelamento de nota fiscal, os cuidados necessários para essa atividade e como uma solução poderá auxiliar nesse sentido. Para a escolha acertada da ferramenta, estude quais são os principais nomes do mercado, entenda quais são as funcionalidades envolvidas nesse produto e também avalie o atendimento prestado por esse negócio — uma vez que a parceria e o suporte serão essenciais para a implantação da tecnologia em sua empresa.
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