Diante dos diversos tipos de caminhões existentes no Brasil, o caminhão toco ainda merece destaque devido a versatilidade que este caminhão apresenta.
Escrevemos este texto para destacar as principais características e usos que o caminhão toco pode ter, acompanhe.
O caminhão toco é um veículo que possui apenas dois eixos, sendo que o eixo de trás pode ser duplo, com dois pneus de cada lado. Ele também é chamado de semi-pesado e é considerado um caminhão de médio porte.
Devido ao seu tamanho costuma ser utilizado em viagens de distâncias curtas ou médias para transportar itens variados, como mudança e carga seca.
Os tipos de caminhão toco se classificam de acordo com o tipo de carroceria utilizada, o que faz com que variem também as cargas que podem ser transportadas com ele. Abaixo encontram-se os principais:
O caminhão com carroceria de grade baixa é utilizado para transporte de mercadorias em volumes maiores, como materiais de construção. A grade mais baixa facilita o carregamento e descarregamento das mercadorias.
Este tipo de caminhão não tem grades ou proteção em sua carroceria, e é usado para o transporte de máquinas como empilhadeiras e escavadeiras.
O caminhão baú é utilizado em transportes de cargas que exigem mais cuidados como mudança, eletrônicos e alimentos não perecíveis. Neste tipo de caminhão a carroceria é toda fechada.
Semelhante ao baú, mas com um sistema de refrigeração instalado, o caminhão refrigerado é usado para o transporte de alimentos perecíveis e medicamentos que precisam ser mantidos a uma temperatura específica.
O a capacidade de carga do caminhão toco é de 6 mil quilos e o Peso Bruto Total (PBT) pode chegar a 16 toneladas. Lembrando que segundo a Lei da Balança também define uma quantidade máxima por eixo, que deve estar devidamente distribuída no caminhão.
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A média de combustível que um caminhão gasta pode variar muito de acordo com diversos fatores como:
Para calcular a média de seus veículos é interessante elaborar um controle, seja em planilhas ou através de sistemas de gestão para transportadoras.
A principal diferença está na quantidade de eixos. Enquanto o caminhão toco tem apenas dois eixos o caminhão truck tem um eixo a mais na parte traseira, que também pode ser duplo, fazendo com que o caminhão tenha até 4 eixos na parte de trás.
Isso permite que caminhão truck possa carregar mais peso que o toco, onde seu PBT pode chegar a 23 toneladas.
Os dois veículos possuem dois rodados, ou seja, ambos são toco, porém muda um pouco a disposição dos pneus. No 3/4, o eixo traseiro é posicionado mais próximo do meio do caminhão, o que faz com possa carregar uma quantidade maior de peso já que grande parte da mercadoria fica no meio da carroceria do caminhão.
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