Saber como instalar rastreador veicular é apenas um dos aspectos que você deve considerar antes de escolher o equipamento mais adequado para a sua empresa. Hoje, é difícil encontrar uma empresa que não adote alguma forma de monitoramento da frota ou da carga.
Assim sendo, faz sentido dedicar tempo para entender como esse equipamento funciona, os custos envolvidos na aquisição e o retorno do seu investimento. Por isso, desenvolvemos esse conteúdo para esclarecer as suas dúvidas e demonstrar como um rastreador pode ser instalado de forma simples.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o nosso post até o final e confira algumas dicas que podem ajudar!
O rastreador veicular é um dispositivo que permite informar a localização exata de um carro, caminhão ou moto. Esse equipamento foi desenvolvido para fins militares e, posteriormente, foi adaptado para as necessidades de empresas.
Contudo, o seu uso é bastante democrático, sendo utilizado por pessoas que desejam proteger os seus veículos. Quem faz uso dessa tecnologia conta com a segurança de saber a localização do veículo em tempo real.
Além disso, esse recurso é um diferencial para as empresas de transportes que desejam aumentar a eficiência e a produtividade dos serviços de frete. Em uma simples pesquisa na internet, é possível descobrir como esse recurso pode ser utilizado para extrair resultados mais significativos.
Um equipamento de rastreamento veicular é um implemento essencial para as pessoas que desejam proteger carros e motocicletas. Quando consideramos a operação de uma transportadora, é perceptível como esse fator é essencial para a segurança da frota.
Afinal, é por meio desse patrimônio que a empresa é capaz de desempenhar as atividades logísticas e lucrar com os serviços de frete. Inclusive, as ferramentas desenvolvidas para as transportadoras são ainda mais completas e contam com funcionalidades como:
Por esse motivo, essa proteção adicional não deve ser vista como uma despesa, mas, sim, um investimento que ajuda a minimizar os riscos de transporte. O resultado é que o processo de distribuição de mercadorias se torna mais seguro para o motorista, para a empresa e, principalmente, para os clientes.
Atualmente, existem duas tecnologias que possibilitam que esse dispositivo seja utilizado. Veja abaixo!
Em português, essa sigla significa Sistema de Posicionamento Global. O seu funcionamento depende da rede de satélites em órbita que capta o sinal emitido pelo equipamento no decorrer do trajeto e transmite as informações para uma central de monitoramento.
A localização do veículo é determinada com precisão por meio de coordenadas geográficas (latitude e longitude), que são registradas em um mapa e transmitidas no momento da consulta. Além dos satélites, o GPS também pode transmitir a localização por meio de GSM, ou seja, com o sinal das antenas de telefonia.
A radiofrequência já foi um dos modelos mais utilizados. Contudo, ela tem sido substituída nos últimos anos por tecnologias mais confiáveis e precisas. Nesse caso, a localização é propagada por meio das ondas de rádio.
Esse recurso também fica limitado a um certo perímetro e pode demorar a ser atualizado, devido à cobertura do sinal, que pode não funcionar em certas regiões. Se a transportadora atua em todo o território nacional, é recomendado buscar soluções que atendam a essa demanda.
Em virtude da acessibilidade desse equipamento, o processo de instalação tende a ser bastante simples, facilitando, assim, a vida do usuário. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para garantir que outros sistemas veiculares não sejam inadvertidamente afetados.
O primeiro passo é escolher o equipamento compatível com a necessidade da sua frota. Você pode optar por buscar no mercado a solução que atende os seus requisitos e orçamento ou pode buscar recomendações junto a fontes confiáveis.
Se a frota tem seguro, a seguradora será capaz de oferecer recomendações de empresas que realizem esse trabalho. Inclusive, há incentivos para que a empresa use também ferramentas de monitoramento, além da apólice de seguro para proteger os veículos.
Isso ocorre porque esse recurso aumenta as chances de recuperação da carga e do veículo, o que evita o acionamento de um sinistro para reembolsar o valor dos bens perdidos. Em suma, é uma situação favorável para todos os envolvidos.
Existem equipamentos disponíveis no mercado que o próprio usuário é capaz de fazer a instalação somente com o apoio do manual e de vídeos instrutivos. Essa costuma ser uma alternativa mais acessível, especialmente para os gestores de frotas pequenas.
Esse é um processo que pode ser concluído de forma simples. Resumidamente, os passos são:
Você também pode ter um profissional executar esse processo, o que facilita caso o equipamento precise de manutenção, apresente defeitos ou precise ser sincronizado com o sistema.
Por fim, o conhecimento de como instalar rastreador veicular e da sua importância deve servir como incentivo para buscar entender mais sobre essa tecnologia. Esse recurso já é visto como um item acessível e vale a pena o investimento.
Além do nosso compromisso com a disseminação de informações logísticas, o nosso sistema de rastreamento Btrac é uma das soluções de destaque do nosso catálogo. Basta clicar no link para conhecer todas as funcionalidades e receber atendimento da nossa equipe.