Uma gestão de transportes de cargas bem estruturada está diretamente associada à maior lucratividade de um negócio. A adoção de algumas ações é essencial para alcançar uma gestão de qualidade, obtendo-se não apenas lucro, mas também otimização de tempo, mais agilidade, atualização em tempo preciso e diminuição de custos. Ótimo, não?
Para ajudar a melhorar a gestão de transportes, com muito mais eficiência, separamos 3 dicas para você. Veja quais boas práticas você pode adotar quanto antes!
Os negócios empresariais são cada vez mais impactados diretamente pela inovação tecnológica e a comunicação. Na gestão de transportes, o uso adequado e eficiente da tecnologia, aproveitando um software de qualidade e eficaz, não pode ser considerado apenas como uma ferramenta básica, mas sim um destaque para obter a lucratividade tão esperada.
Quando for em busca de um bom software, opte por aquele que tenha não só as opções principais, como também ofereça o controle total das operações de transporte, facilitando todos os processos fiscal, financeiro, contábil e pessoal da empresa.
Atualmente, o maior desafio na gestão de transporte é a concorrência. Para sobressair no mercado, as empresas buscam reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes.
Um diferencial para o sucesso da empresa é traçar metas atingíveis e realistas, valorizando um planejamento estratégico, automatizando processos e mantendo um bom relacionamento com os fornecedores.
Ou seja, as metas devem estar ao alcance da equipe e não podem ser algo improvável de conseguir. Isso requer, é claro, um pleno conhecimento da realidade da empresa.
Outra boa recomendação é investir em indicadores estratégicos, que apontarão para fatores que estejam gerando gastos desnecessários, o valor do custo do serviço e em qual operação é necessária aumentar a eficiência.
KPI vem do inglês: Key Performance Indicator (indicadores-chave de performance) e consiste em um referencial de desempenho capaz de apontar o sucesso da empresa, de forma geral ou por setor.
Um dos benefícios dessa análise de desempenho é ajudar a priorizar o mais relevante na gestão. Otimiza o tempo do gestor e o processo de gestão de pessoas, tornando a equipe mais objetiva, alcançando metas e resultados.
Entre os principais KPIs utilizados na logística, a fim de obter informações para aperfeiçoamento de processos, estão os indicadores de desempenho nas entregas e coletas realizadas no prazo, os custos, as avarias e extravios. Há também os custos extras não relacionados ao transporte, a acuracidade no conhecimento de transporte e no inventário, o tempo de ciclo perdido na carga e descargas, entre outros.
O uso correto dos indicadores de desempenho traz a oportunidade de fazer melhorias relevantes para a empresa, permitindo o aperfeiçoamento na prestação de serviço e a melhor imagem no mercado.
O sucesso financeiro de uma empresa está ligado diretamente ao planejamento e controle de gastos. Muitas empresas erram ao não utilizar a tecnologia nesse processo. Com um sistema eficiente, todo o processo gerencial e financeiro ficará mais fácil de ser controlado e estruturado.
O controle de gastos, vale observar, não consiste em somente registrar as entradas e saídas financeiras. Abrange também as classificações das contas, para entender onde as receitas estão sendo utilizadas, a fim de observar eventuais falhas na gestão de transportes.
A elaboração de um planejamento adequado permitirá a entrega de bons resultados e vai proporcionar maior competitividade. A empresa, consequentemente, terá maior lucratividade e um forte diferencial no mercado!
A fim de melhorar a gestão de transportes, levando-se em conta as recomendações acima, será possível ampliar sua eficiência, melhorar seu controle sobre custos, e a possibilidade de antecipar despesas e a redução de erros e desperdícios.
O que achou dessas dicas para melhorar a gestão de transportes? Esperamos que tenha sido de grande ajuda. Então, aproveite e compartilhe este texto com seus amigos e parceiros de negócios em suas redes sociais!