Gerenciar uma frota com dezenas de veículos é um trabalho complexo. Para que a empresa tenha uma boa performance, os automóveis devem estar sempre em perfeito funcionamento, por isso as manutenções são tão importantes. Nesse contexto, muitas transportadoras questionam qual seria a melhor estratégia: uma oficina própria ou oficina terceirizada.
A pressão do mercado e dos consumidores por fretes mais rápidos, baratos e eficientes é grande. Além disso, como a demanda é alta, ter caminhões parados e ociosos por conta de problemas técnicos é impensável, uma vez que o prejuízo financeiro é certo.
Logo, as oficinas têm um papel fundamental não só para a correção como para a prevenção de falhas. No entanto, resta a dúvida: ter uma equipe especializada apresenta melhor custo-benefício do que terceirizar esse serviço? Conheça as vantagens e desvantagens de cada opção e saiba escolher o melhor formato para o seu negócio com este post! Acompanhe a leitura!
Ter uma oficina própria é uma tática adotada por muitas transportadoras que buscam mais eficiência nas manutenções, já que a empresa monta uma equipe que foca somente no reparo de seus veículos.
Assim, uma vantagem é que o atendimento é mais rápido e acontece assim que o carro é encaminhado para o conserto. Desse jeito, o automóvel passa menos tempo estacionado e seu tempo de inatividade é drasticamente reduzido.
Além disso, as manutenções não precisam ser feitas de acordo com os horários das oficinas terceirizadas. Elas podem ser programadas de acordo com a rotina de trabalho da instituição, em momentos nos quais o transporte é interrompido de qualquer forma, como à noite — período em que muitas terceirizadas estão fechadas.
Com uma equipe própria, a transportadora define a melhor hora para os serviços e otimiza seu tempo. Do mesmo jeito, a empresa pode realizar um acompanhamento mais efetivo do que está sendo feito e da real necessidade de cada procedimento.
Por outro lado, essa escolha implica algumas desvantagens. Conheça alguns fatores que podem pesar na decisão de ter uma oficina própria!
Uma boa oficina precisa ter todas as ferramentas básicas como máquinas de solda, apertadeiras de rodas, entre outros itens essenciais para as operações. Ademais, é necessário investir em uma quantidade razoável de peças para cada modelo de veículo que a transportadora tenha — se os automóveis são de marcas diferentes, essa etapa se torna ainda mais complexa.
O estoque representa, de certa forma, dinheiro parado para a empresa. Logo, para definir o nível de material ideal, os gestores terão que fazer um levantamento do fluxo de manutenções e estudar quais são as peças que apresentam maior ou menor saída.
A falta de peças resulta em um reparo mais demorado, já que o carro terá que permanecer no pátio aguardando a chegada dos itens que ele necessita. Além disso, as peças em estoque podem causar certa “dependência” e limitar a empresa, especialmente quando se deseja inovar, expandir a frota e adquirir modelos mais modernos e eficientes.
O treinamento e contratação de mecânicos especializados passam a ser responsabilidade da transportadora que tem uma oficina própria. Portanto, ela terá que lidar com o acompanhamento desses profissionais, bem como assumir gastos com encargos, salários e cursos de aprimoramento.
Apostar nas manutenções preventivas é a melhor prática para ter uma frota produtiva — e reduzir consideravelmente os custos. Desse jeito, é possível manter os caminhões rodando em bom estado e evitar situações como acidentes e paradas não programadas. Além disso, elas contribuem para prolongar a vida útil do veículo e elevar seu valor de revenda.
A questão é que, no caso de uma oficina própria, manter uma equipe para manutenções preventivas permanentes sai muito mais caro do que o serviço terceirizado, pois o empresário passa a ter despesas fixas que tendem a ser mais onerosas.
Empresas que optam por uma oficina terceirizada deixam de ter acesso a um serviço customizado de acordo com suas necessidades. Ademais, a transportadora terá que se adaptar de acordo com a disponibilidade de cada mecânica, o que pode fazer com que um veículo fique mais tempo ocioso esperando atendimento.
Com uma oficina própria, elas podem aproveitar horários inoperantes ou dias de rodízio para realizar tarefas rotineiras como troca de óleo ou do filtro de ar, que manterão os veículos sempre bem conservados. Consequentemente, o índice de acidentes e reparos urgentes — e geralmente bem mais caros — diminui.
Em contrapartida, terceirizar as manutenções pode ser uma saída mais interessante. Confira 3 vantagens de contratar um parceiro para cuidar desses serviços!
Empresas cuja frota circula em diversos estados do país se beneficiam com a contratação de uma instituição que tenha filiais em diferentes pontos. Para uma transportadora, instalar mais de uma oficina representa um alto custo, tanto com materiais como com funcionários. Logo, ter mais opções e flexibilidade de atendimento é um diferencial, sobretudo para as que operam com uma ampla frota.
Além disso, contar com uma oficina terceirizada é mais eficiente no caso de regiões nas quais a demanda ainda não é alta suficiente para justificar a implementação de uma oficina própria.
Oficinas terceirizadas são geridas por instituições cujo ponto forte é realizar reparos em veículos, portanto a transportadora não precisará se preocupar em selecionar e treinar pessoas. Assim, ela tem acesso aos melhores profissionais e ainda recebe garantia pelos serviços prestados.
Para empresas que têm uma frota pequena e que não roda muito, essa estratégia proporciona o melhor custo-benefício.
Em geral, automóveis recebem uma garantia dada pela fábrica. Passado esse tempo, muitas transportadoras preferem seguir as orientações passadas pelas montadoras em relação aos cuidados preventivos e encaminhar os veículos para oficinas credenciadas sempre que for necessário.
Independentemente do caminho adotado, contar com uma oficina própria ou oficina terceirizada, um controle mais detalhado e rigoroso das manutenções é essencial para o sucesso e para otimizar os custos. Dessa forma, evitam-se questões como desperdícios e retrabalho. No mais, a empresa consegue traçar um plano e um calendário de consertos preventivos mais eficazes.
Para acompanhar o progresso dos serviços e planejar as revisões de modo mais acertado de acordo com itens como quilometragem ou periodicidade, nada mais inteligente do que adotar um software de gestão de frotas. Com essa ferramenta, o gestor coordena informações sobre seus veículos em tempo real e tem mais propriedade na hora de tomar decisões, fazer os investimentos e parcerias certas e conservar sua frota.
Escolher entre uma oficina própria ou oficina terceirizada apresenta ganhos e, também, inconvenientes. Cabe à transportadora definir a alternativa que melhor atende seu negócio e contar com a tecnologia para aprimorar o controle e os resultados.
Gostou de entender melhor sobre as diferenças entre uma oficina própria e oficina terceirizada? Se sim, não deixe de assinar nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão por e-mail!