A meta SMART é uma estratégia para definir metas que se baseiam em cinco critérios, cada um correspondente à letra inicial da sigla. Assim, temos: S, de Specific (Específica); M, de Measurable (Mensurável); A, de Achievable (Alcançável); R, de Relevant (Relevante) e T, de Time-based (Temporal).
Essa ferramenta estratégica é muito aplicada no mundo corporativo, pois permite o direcionamento dos recursos na demanda de algo mais concreto, realista.
O presente artigo propõe uma abordagem sobre o assunto, mostrando como usar essa ferramenta nas transportadoras e conseguir sucesso. É importante que as metas das empresas sejam desafiadoras, mas que sejam realistas também.
Não adianta se aventurar a alcançar o pico do Everest se você não dispõe de todos os recursos e a experiência necessários para essa empreitada, concorda? Veja como a técnica SMART pode te ajudar no desenvolvimento do seu negócio!
Cada letra corresponde a uma qualidade ou característica que as metas devem ter. Vimos isso no começo. Vamos considerar essas características, uma a uma.
Para que todas as pessoas engajadas no trabalho compreendam a meta, ela deve ser específica. Por exemplo, aumentar as vendas não é uma meta específica. Para que seja, é preciso responder a questões, como pode ver, a seguir:
Uma meta mensurável é aquela que pode ser medida, de forma que seja possível qualificar o desempenho dos profissionais que trabalham com ela. Os números são fundamentais para analisar se as estratégias aplicadas funcionam. Por isso, há algumas perguntas que precisam ser feitas e respondidas. Veja abaixo.
As metas SMART são alcançáveis, atingíveis. Caso contrário, a meta será desmotivadora e causadora de grandes frustrações. Apesar de esboçar e definir estratégias, elas nunca serão alcançadas. Por isso, antes de determinar metas, alguns pontos precisam ser analisados, como você confere agora.
A motivação dos profissionais aumenta quando a meta apresenta relevância efetiva. Se ela não produz efeitos concretos sobre o negócio, ela não é tão relevante. A criação de uma meta relevante depende de uma boa análise sobre os números mais importantes da empresa: faturamento, lucro, total de clientes, etc. Uma meta relevante causará impacto direto sobre esses indicadores.
Cada meta precisa ser cumprida dentro de um prazo. A definição de uma meta sem prazo indica que ela pode ser alcançada em qualquer tempo: 1 dia, 1 semana, 1 ano. O prazo para cumprimento da meta deve ser estipulado.
A meta SMART pode ser aplicada em qualquer empresa — não importa o ramo de atuação e nem o tamanho. Nesta parte, vamos mostrar alguns exemplos de metas SMART para empresas que transportam cargas.
É importante que as entregas sejam feitas dentro do prazo acordado com o cliente. Entregas atrasadas causam insatisfação do consumidor e tendem a gerar mais gastos para a empresa. Sendo assim fica claro que se trata de uma meta muito relevante e deve ser prioritária.
O prazo precisa ser alcançável, ou seja, não estipule prazos curtos demais para agradar o cliente. Seja honesto. Quando a empresa age assim, é mais fácil até fazer entregas antecipadas, o que deixa o destinatário ainda mais feliz.
Para calcular esse indicador, existe uma fórmula simples: (entregas dentro do prazo / total de entregas) x 100. O ideal é manter um percentual acima de 90%. Assim, digamos que, em um mês, foram feitas 50 entregas, das quais 30 foram dentro do prazo: 30/50 x 100 = 60%. Então, é preciso trabalhar mais para aumentar esse valor!
Aumentar a satisfação dos clientes também pode ser uma das metas SMART. E existem critérios que ajudam a deixá-lo mais feliz com a transportadora:
Também é fundamental que os motoristas sejam responsáveis, ou seja, tenham boa conduta no trânsito. Esse cuidado garante a segurança com a carga, com o veículo e com as pessoas em geral. Além disso, evita multas e também aumenta a satisfação do cliente.
A UNESP publicou um trabalho interessante em 2010, mas que ainda é bastante válido para os dias atuais. Chama-se “Planos de Metas para o Setor de Transporte”. No Plano 2, dedicado aos motoristas, definiram-se, entre outras, as seguintes metas diretivas:
Claro que cada transportadora tem suas próprias necessidades, mas essas metas podem servir de referencial para o planejamento de qualquer negócio, ajustando-as às características das metas SMART.
Nada mais recomendado que estabelecer metas SMART para reduzir custos. Há diferentes aspectos do transporte que podem ser contemplados para obter essa redução:
As metas SMART tornam mais fácil definir diretrizes realistas para o negócio. Elas ajudam a estabelecer prioridades e focar, dessa maneira, naquilo que é mais relevante. O gestor não fica perdido em objetivos confusos, mas sim visualiza, com clareza, pontos específicos que revelam o que é necessário fazer, quando e como. Consequentemente, além de melhorar a organização, o gestor otimiza seu tempo.
Como a criação de metas inteligentes contribui para engajar os colaboradores e direcioná-los de forma acertada, a tendência é que eles aproveitem melhor seu tempo, produzindo mais e com melhor qualidade.
Como vimos, as metas SMART contribuem para deixar o negócio mais organizado e competitivo. Afinal, a sua empresa não perde tempo com ações desnecessárias, que não levam a lugar nenhum e só servem para consumir recursos e tempo.
A tecnologia digital, certamente, pode ajudar você na elaboração de boas metas e na administração de sua transportadora. Entre em contato com a Bsoft e confira as soluções que ela tem para a sua empresa!