Desenvolver ideias para e-commerce deve ser um dos ponto-chave de uma gestão eficaz da loja virtual, uma vez que vai contribuir significativamente para atrair novas pessoas e para fidelizar aquelas que já adquiriram alguns de seus produtos.
Porém, não basta apenas fazer um benchmarking no mercado e entender quais são as estratégias mais relevantes. É preciso avaliar o que, de fato, traz resultados para o seu segmento e quais são as modificações que devem ser feitas para que a ação esteja alinhada com o seu público.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você fique por dentro das melhores práticas que podem ser implementadas, além de alguns cuidados que devem ser tomados para que as vendas estejam sempre em alta. Continue a leitura e saiba mais!
Ao oferecer um bom atendimento no e-commerce, alguns diferenciais podem ser usufruídos pelo seu negócio. Entre eles, a redução de custos. Caso tenha uma equipe preparada que atenda à sua base com as solicitações feitas, vai haver uma diminuição dos pedidos de logística reversa. Além disso, bom atendimento é um sinal de disseminação positiva de sua marca. Quanto mais clientes propagadores, melhor será para o nome da empresa.
Entre as ações que podem ser adotadas, destacamos especialmente a necessidade de ser omnichannel. Quando um cliente entra em contato com a sua equipe, ele quer ter à sua disposição alguns canais que oferecerão um retorno rápido, de acordo com as possibilidades que ele tem naquele momento.
Sendo assim, é preciso haver uma padronização no contato feito, bem como é preciso que qualquer pessoa de seu time conheça quais são as demandas abertas até então, independentemente da plataforma.
Também é importante que ofereça um atendimento personalizado, com base nas expectativas geradas e nos tópicos já mencionados por aquela pessoa. Por fim, esteja presente tanto no WhatsApp quanto nos chatbots, uma vez que há uma procura crescente por meios de contato instantâneos.
Precisamos levar em consideração que, em um e-commerce, a pessoa conta com pouca visualização sobre o produto a ser comprado. Na loja física, o cliente tem a oportunidade de ver de perto as dimensões do que vai adquirir, conhecer as suas características, comparar com outros produtos que ficou em dúvida, entre outras possibilidades.
Já na loja virtual, essa visão fica reduzida. Justamente por isso é que as imagens dos produtos precisam ser de boa resolução e trazerem o máximo de detalhes para o usuário que se interessa em adquiri-lo.
Para isso, algumas dicas podem ser implementadas, como:
Quanto mais constante for a produção de conteúdo relevante para o seu público, melhor será para o e-commerce. Nesse sentido, indicamos investir em marketing digital para melhorar as vendas do negócio, além de atrair pessoas qualificadas que vão se interessar pelos seus produtos.
Para isso, o primeiro passo é definir a sua persona. Trata-se da representação semi-fictícia do cliente ideal. Por meio desse entendimento, o seu negócio tem a oportunidade de entender quais são os canais que o potencial cliente mais utiliza, qual é o estilo de linguagem indicado para se comunicar, além de conhecer as principais dores e buscas que ele faz.
Também é importante que o seu site esteja sempre atualizado. As pessoas buscam constantemente por novidades. Caso acessem o seu canal e identifiquem que ele não é trabalhado há mais tempo, dificilmente terá interesse em prosseguir com uma compra.
Por fim, tenha um plano de marketing que trabalhe as principais datas comemorativas do segmento, que defina as campanhas promocionais adotadas ao longo do ano, além de ter em mente sobre os canais que serão divulgadas todas as ações elaboradas pela equipe.
Entre os diferenciais de contar com a fidelização de clientes, destacamos:
Com o objetivo de usufruir de todos esses diferenciais, algumas estratégias podem ser elaboradas. Entre elas, criar um e-commerce que tenha uma boa usabilidade e um site atrativo. Caso contrário, a pessoa não teria interesse de prosseguir com os seus acessos, uma vez que é difícil navegar e encontrar produtos.
Além disso, tenha compromisso com os prazos pré-estabelecidos em seu canal. Um dos principais motivos de reclamação de pessoas em diferentes plataformas se dá pelo atraso nas entregas — o que poderia desestimular outras pessoas a adquirirem os itens.
Por fim, invista em um pós-venda eficiente que entenda os gargalos de seu negócio — para propor melhorias — além de estimular descontos e vantagens que contribuam para a recompra.
Para ter a possibilidade de cumprir com os prazos de entrega previamente acordados, além de ter uma equipe eficiente em casos de logística reversa, existe a necessidade de contar com uma boa ferramenta auxiliando em diferentes etapas desse processo.
Entre os principais diferenciais que uma solução como essa oferece, destacamos:
Por essa razão, entre as ideias para e-commerce que você mais precisa destinar a atenção, certamente essa se destaca. Para encontrar uma solução ideal, busque por uma alternativa que ofereça um suporte eficiente, avalie o atendimento da empresa pesquisada e não deixe de fazer uma demonstração para ficar por dentro de todas as usabilidades que a solução oferece.
Se você deseja saber mais sobre o tema e conhecer uma plataforma que conta com esses diferenciais, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e conheça a Bsoft.