O cadastro de clientes é algo que ajuda a otimizar algumas rotinas na empresa, principalmente quando falamos de melhorar o processo de identificação e agilizar as transações realizadas.
Criar uma base padronizada e completa é fundamental para viabilizar essas melhorias. Elaboramos este artigo para ajudar a entender melhor a importância do cadastro e como ele pode ajudar. Confira!
Criar e manter uma base de dados de cadastro de clientes traz mais organização para a empresa e contribui para melhorar rotinas de vários setores, o que inclui marketing, comercial e logística.
Por meio da gestão dessas informações, fica mais fácil identificar os clientes e encontrar meios de melhorar a relação com eles. Para as questões mais práticas, listamos os principais benefícios:
Um cadastro de excelência precisa registrar todos os dados necessários para que a empresa conheça o cliente. Então, ele deve conter as informações essenciais para emissão de documentos (como nota fiscal), para cobrança, para entrega, entre outras coisas.
Porém, para que o cadastro seja mesmo eficaz, é preciso tomar uma série de cuidados na hora de criar e mantê-lo. Quanto mais acertadas e organizadas forem as informações, mais eficientes serão todos os processos. Entenda, a seguir, quais erros devem ser evitados.
Na hora de realizar o cadastro de clientes, é de suma importância ter cuidado com o preenchimento dos formulários. A falta de informações pode fazer toda diferença lá na frente.
Imagine como seria fazer uma venda e ter dificuldades para planejar a entrega pelo fato de o endereço não ter sido cadastrado corretamente, com todas as informações necessárias. Isso também vale para outras rotinas, como a financeira e a comercial.
Erros de digitação são grandes vilões. Eles fazem com que a base de dados seja inconsistente, aumenta o risco de gerar duplicidades e pode até mesmo complicar o processo de emissão de documentos, já que alguns equívocos podem chegar a anulá-los.
Se a sua empresa trabalha tanto com pessoa física quanto jurídica, é fundamental diferenciá-las no cadastro. Essa divisão é importante para personalizar os atendimentos e a gestão da carteira.
É necessário registrar e conferir a informação de contribuição de ICMS e detalhar se é não contribuinte, isento ou contribuinte, por exemplo.
O cadastro excelente precisa conter todos os dados necessários para que você conheça seu cliente. Isso inclui:
Com base nessas (e outras) informações, já se tem dados suficientes para preencher uma NF-e completa — aliada ao cadastro de produtos, essa rotina torna a equipe mais produtiva e menos sujeita a erros.
Antes de contratar um software para auxiliar na gestão do cadastro de clientes, é preciso entender quais são as necessidades da sua empresa a fim de verificar quais funcionalidades a ferramenta deve oferecer. Além disso, é importante estabelecer alguns critérios como:
Algumas boas práticas já são suficientes para ter o cadastro e a emissão de NF-e. Veja quais são elas a seguir.
A Bsoft oferece ferramentas que ajudam a aprimorar esse processo de cadastro de clientes e emissão de NF-e. São inúmeras as contribuições que as tecnologias podem fazer para a empresa.
Um dos destaques é o fornecimento de vários sistemas que possibilitam o cadastro e gestão completa das informações dos clientes. Em nossos sistemas, todas as informações já cadastradas podem ser usadas em qualquer outro lançamento, agilizando o processo.
Os sistemas Bsoft incluem:
No que diz respeito ao cadastro de clientes, eles possibilitam o registro e a gestão completa das informações, que podem ser utilizadas em outras rotinas de forma automática, tornando o fluxo de trabalho mais simples e ágil.
No momento da aquisição do sistema, o cliente conta com um processo de treinamento, que pode ser contratado novamente quando desejar, além do suporte gratuito em horário comercial.
O treinamento é feito a distância, por meio de acesso remoto ao computador e conversando pelo telefone ou por chamada online, sem limitações de participantes. Com ele, os colaboradores aprendem a utilizar as ferramentas e a explorar o que elas têm de melhor.
O cadastro de clientes é fundamental para a empresa. É ele que permite conhecer melhor quem são seus compradores e encontrar meios de melhorar o relacionamento com eles. Isso vai desde a comunicação do marketing até a entrega do produto em mãos. Mantê-lo organizado é essencial para obter bons resultados.
O que achou do artigo? Entre em contato conosco para conhecer melhor o nosso software e entender como ele pode ajudar a melhorar as rotinas na sua empresa!