Fazer vendas em marketplace é uma estratégia que um comerciante deveria considerar. Diferentemente de e-commerces, que são lojas online montadas pela própria empresa, essas plataformas funcionam como shoppings virtuais que agregam vários tipos de produto e marcas em um só espaço.
O marketplace é um modelo de negócio que está aquecido no momento e um empresário tem a possibilidade de fazer sua marca crescer por meio dessa estratégia e ganhar competitividade. Se você está pensando em dar esse passo, confira, a seguir, 7 dicas para impulsionar seus lucros usando esse canal de venda. Acompanhe!
Esse tipo de ambiente ganha cada vez mais espaço no comércio eletrônico e se expandiu muito no país. Estudos mostram que 95% dos brasileiros que compram pela internet usam marketplaces.
Se esses portais apresentam muita comodidade para o cliente, que consegue achar tudo que precisa no mesmo lugar, eles também oferecem grandes vantagens para os vendedores, que tem a oportunidade de alavancar conversões e ampliar a visibilidade de sua marca.
Como esses shoppings online investem pesado em tecnologia e publicidade para atrair compradores, os lojistas que desejam ofertar seus produtos por lá saem ganhando com a exposição e o acesso a um tráfego expressivo de visitantes por um baixo custo de investimento se comparado ao processo de estruturação de uma loja virtual do zero.
Para começar a fazer vendas em marketplace, você precisa primeiro preparar o terreno e fazer um bom mapeamento para garantir o sucesso dessa empreitada. Inicialmente, tenha certeza de conhecer muito bem seu público-alvo.
Vá fundo em uma pesquisa de campo e procure saber mais sobre suas preferências, gostos, desafios e demandas, além de levantar dados sociodemográficos como faixa etária, profissão, renda familiar, região, entre outros.
Todo esse estudo vai lhe orientar melhor sobre dois pontos cruciais: escolher o marketplace certo e selecionar os produtos que serão anunciados.
Sobre o primeiro ponto, vale apontar que existem muitos tipos de marketplace, cada um deles atrai um tipo de público específico. Se você conhece profundamente seu cliente, é bom descobrir que tipo de portais ele gosta de visitar para fazer apostas assertivas.
Em seguida, tendo todas essas informações em mente, você estará melhor preparado para fazer uma boa seleção de produtos. Assim, ao analisar primariamente o comportamento, tendências e demandas dos seus consumidores e do mercado, você tem grandes chances de apresentar itens que vão se destacar dos concorrentes e atrair o cliente certo.
Essa é uma dica simples de vendas em marketplace que faz toda a diferença nos resultados. Esses portais abrangem um número gigantesco de produtos, por isso, clientes que costumam navegar por eles quase sempre usam filtros para otimizar suas buscas.
Desse modo, não deixe de categorizar seus anúncios para assegurar que os clientes os encontrem nas suas pesquisas na plataforma e para não correr o risco de perder nenhuma oportunidade de conversão.
O preço é um fator determinante para o êxito das vendas em marketplace. Dentro desse ecossistema, podem existir muitos produtos semelhantes aos seus, e na pesquisa, é possível que o consumidor se sinta atraído por um concorrente que oferece um valor mais competitivo.
Isso não quer dizer, contudo, que você precisa baixar os valores a todo custo. Afinal, precificar de forma analítica é fundamental para a sustentabilidade de um negócio. No entanto, é crucial fazer uma pesquisa de mercado e observar o preço praticado por outras empresas.
Faça suas contas: reveja custos, margem de lucro e outros aspectos que compõem o valor final de suas peças. Seu preço deve ser atraente, porém se acontecer de não ser viável baixá-lo a ponto de se equiparar com a concorrência porque você utiliza materiais ou processos de qualidade superior, ressalte esses diferenciais em seu anúncio.
Datas sazonais, como Black Friday, Natal, Dia dos Namorados, entre outras, movimentam o comércio e as visitas aos marketplaces. Não deixe de tirar proveito desse momento para maximizar suas vendas. Faça promoções e ofereça vantagens como frete grátis, que é sempre algo atraente para o consumidor.
Confira nas regras da plataforma que tipo de campanhas você pode fazer por conta própria e pense em formas criativas de se destacar e lucrar muito nessas épocas. Essa dica também é valida para você ganhar mais evidência dentro da plataforma em relação aos competidores.
Uma estratégia importante para vendas em marketplace e para se fortalecer nesses portais é contar com boas avaliações de clientes. Em geral, as pessoas se sentem muito mais seguras de comprar de determinada marca que é bem recomendada por outros, logo isso conta muito na tomada de decisão do consumidor.
Para conquistar um bom número de avaliações positivas, é essencial prestar um atendimento de excelência e ter um bom relacionamento com o cliente tanto antes como depois da compra.
Fique sempre atento aos alertas da plataforma e não deixe perguntas em aberto por muito tempo. Responda prontamente e coloque-se a disposição para solucionar dúvidas. Após a entrega, entre em contato para saber se a pessoa está satisfeita.
Esforce-se para exceder expectativas e fidelizar esse comprador. Essa atitude pode ser muito vantajosa, pois, no futuro, esse cliente procurará sua marca diretamente em seus próprios canais de venda e você pode engrandecer seu público a ponto de não precisar mais de intermediários.
Preço é importante, mas não é tudo para convencer um cliente em um marketplace. Aliado a questão das avaliações que abordamos no tópico anterior, uma apresentação eficiente dos produtos pode fazer com que uma pessoa opte pela sua mercadoria em detrimento de outra similar por um valor inferior.
Em um marketplace, existem vários tipos de produtos e não é raro que consumidores se sintam perdidos e cheios de dúvidas sobre tamanhos, cores, entre outras características. Invista no seu conteúdo para sair na frente e passar profissionalismo e credibilidade. Assim, crie anúncios com:
Vídeos e tutoriais que mostram mais sobre como a mercadoria se comporta são extras muito bem-vindos e podem ser um diferencial definitivo para ganhar a preferência do público.
Agora que você conhece essas dicas, está pronto para aproveitar essa tendência do comércio eletrônico e multiplicar suas vendas em marketplace. Além dessas estratégias, vale ressaltar que você também precisa ter processos alinhados nos bastidores para poder atender aos pedidos com eficácia e rapidez.
Cuide da sua logística, pois ela é um ponto-chave para a satisfação do cliente. Organize estoque, calcule prazos corretamente e planeje o transporte para garantir que seu público seja bem atendido e volte sempre a comprar na sua loja!
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3 Comments
Marketplace hoje é a bola da vez. Problema é a logística. Ainda dependemos muitos dos Correios é isso é um problema.
Bom dia, Anderson! Agradeço pelo comentário!
Realmente, o marketplace é uma estratégia cada vez mais usada e que tem um futuro muito promissor. A dependência de outros órgãos acaba afetando a logística, mas certamente é uma limitação que vai sendo superada com o tempo.
Espero que tenha gostado do artigo! 🙂
Por isso que o Mercado Livre está destruindo a concorrência, atualmente estão fazendo pontos de coleta e pontos de entrega. Agora com aquele plano FULL deles, a gente recebe a encomenda até no mesmo dia, dependendo da hora que compramos. Isso melhorou pra todos. Inclusive tem também entrega de parceiros, tipo um uber… agilizou pacas.