O fraco desempenho da economia, aliado ao aumento de custos operacionais, leva muitas empresas ao adiamento dos planos de renovação de frota. Afinal, em tempos de crise, ninguém deseja se comprometer com financiamentos e taxas de juros e ver seu capital parado em função da baixa atividade, não é?
No entanto, os veículos mais antigos demandam elevados custos de manutenção, além de representarem mais riscos e consumirem mais combustíveis. Ou seja, é preciso analisar qual o momento certo de fazer a renovação de frota para não comprometer sua produtividade e competitividade no mercado.
Quer saber quando fazer a renovação, garantindo seu padrão de qualidade? Então, continue a leitura e confira os benefícios de trabalhar com uma frota de veículos mais moderna.
Mesmo realizando os procedimentos de manutenção preventiva com a periodicidade adequada, você notou aumento do consumo de combustíveis ou outras necessidades de correção de problemas? Isso é um indicativo de que as condições dos veículos estão contribuindo para a elevação de seus custos operacionais.
Não existe uma regra que indique um prazo para a substituição, mas o uso intenso da frota leva ao desgaste, tornando necessários maiores cuidados com manutenção. Além disso, com o passar do tempo, modelos com melhor tecnologia embarcada surgem no mercado, o que faz com que a troca resulte em maior produtividade.
Isso sem contar os aspectos relacionados à segurança. Caminhões antigos estão mais sujeitos a problemas, que podem colocar em risco a segurança dos motoristas, de outros veículos e da população dos locais por onde circulam.
Dessa forma, quem contrata os serviços de uma transportadora, certamente prefere aquelas com veículos mais modernos, mais seguros e com melhor tecnologia. Ou seja, contar com uma frota em boas condições é também um diferencial competitivo importante no mercado.
De acordo com relatório do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a frota nacional de veículos (tanto automóveis quanto caminhões) está envelhecendo. No caso dos caminhões, em 2018, a idade média era de 11,4 meses. A entidade aponta que a renovação seguirá em ritmo lento pelo menos até 2020.
Esses dados demonstram a necessidade de se modernizar agora para ter um diferencial competitivo em relação à concorrência! Porém, diante da crise na economia, renovar a frota sem comprometer os custos de operação é um dos grandes desafios dos gestores do setor de transporte.
Embora a questão econômica possa levar esse investimento a ser adiado, é fundamental que os gestores analisem os benefícios da renovação e confiram seus impactos positivos no negócio. Além da redução significativa dos custos de manutenção, existem outras vantagens associadas à renovação. Confira, a seguir.
O desgaste natural dos veículos é um dos fatores responsáveis pela maior ocorrência de acidentes. Com veículos mais modernos, tanto a sua equipe de motoristas quanto as cargas transportadas e demais pessoas que circulam no entorno das rodovias ficam em condições mais seguras.
Isso contribui, também, com a redução de custos com seguros e indenizações, além de garantir maior agilidade nas entregas.
Os modelos mais modernos, com melhor tecnologia, contam com sistemas mais eficientes de controle e monitoramento. Com isso, ficam menos expostos a ações criminosas. O aumento da segurança é fundamental para a competitividade de sua empresa.
A tecnologia garante mais eficiência energética dos veículos. Isso significa menor consumo de combustíveis e menores índices de emissões de gases poluentes. Com isso, sua empresa também se torna mais sustentável do ponto de vista ambiental.
Com o passar do tempo, os veículos perdem seu valor comercial. Por melhor que seja seu estado de conservação, no momento de revenda, tecnologias mais antigas sofrerão depreciação. Assim, a renovação permite que sua frota permaneça valorizada.
O momento de renovação também é uma oportunidade para dimensionar a frota de acordo com suas necessidades atuais e planejamento futuro, adequando a quantidade de veículos aos seus projetos de expansão de atividades.
Além de dimensionar a frota de acordo com seu planejamento, é preciso promover uma boa gestão de recursos financeiros. É fundamental fazer um levantamento de preços, condições de pagamento, linhas de financiamento disponíveis, existência de consórcios e todos os demais detalhes para adequar o investimento às reais condições de sua empresa.
Uma alternativa para viabilizar a renovação é a terceirização de frotas. Nesse caso, sua empresa faz um contrato com os terceirizados, arcando com um valor fixo mensal, o que evita a descapitalização decorrente da aquisição de novos veículos.
Os contratos de terceirização, normalmente, têm prazo de duração predeterminado e podem conter cláusulas estabelecendo a renovação após determinados períodos. Ao optar por essa modalidade de contratação, sua empresa não precisa desperdiçar tempo e esforços para compra de veículos, negociação de financiamentos e burocracias para legalização. Com isso, conquista maior produtividade.
A previsibilidade de custos da frota terceirizada é também uma grande vantagem para os gestores logísticos, uma vez que despesas inesperadas deixam de acontecer. Com isso, é possível administrar melhor os custos operacionais do negócio e focar em estratégias de crescimento sustentáveis, sem a preocupação com as condições de uma frota própria.
Além disso, depois de terceirizar, a empresa pode aumentar seu capital de giro com a venda dos veículos mais antigos. Esses valores devem ser investidos em melhorias corporativas ou em estratégias de crescimento, aumentando ainda mais a sua competitividade.
A modernização é essencial para garantir sua produtividade e competitividade no mercado. Investir na renovação da frota é um diferencial que contribui para elevar o padrão de qualidade de seus serviços e, com isso, atender melhor seus clientes. Ao planejar a ampliação de sua empresa, não deixe de analisar as alternativas mais viáveis para garantir veículos modernos e mais eficientes.
Como explicamos, além da maior eficiência energética, que contribui para a redução do consumo de combustíveis, a renovação de frotas é fundamental para aumentar a segurança no transporte rodoviário de cargas. Continue a visita em nossa página para saber mais sobre como fazer uma boa gestão de riscos e aumentar a segurança.