Cada vez mais, inovar é preciso para se manter competitivo no mercado. Por isso, gestores de transportadoras precisam saber como funciona e as vantagens do TMS, um software pensado para otimizar a gestão do transporte.
Ao mesmo tempo em que o transporte de carga representa um dos setores mais desafiadores da logística, a tecnologia apresenta soluções para facilitar suas rotinas e fortalecer o controle.
Os benefícios da adoção desse sistema são inúmeros. Neste post vamos mostrar as principais funções do TMS e por que ele pode ser um poderoso aliado para sua empresa. Acompanhe!
TMS é a sigla para Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, em português.
Sua proposta é administrar todas as etapas da gestão do transporte, permitindo que os gestores tenham um controle rígido de cada processo e uma visão ampla e integrada do setor. Com ele, é possível coordenar informações e automatizar inúmeras tarefas, como:
O TMS pode ter acesso local ou pela internet, o que favorece a mobilidade da equipe. Com ele, o gerenciamento dos processos se torna menos burocrático. Além de serem lentos, os procedimentos feitos manualmente são complexos e tendem a gerar mais erros.
A ideia é que o software simplifique, otimize e agilize o fluxo das operações, redobrando também o controle e a produtividade.
O transporte é uma atividade extremamente estratégica e determinante para o sucesso das remessas e para a satisfação dos clientes. Problemas comuns como entregas atrasadas, perdas e extravio de cargas e multas, quando não gerenciados corretamente, afetam diretamente o desempenho, a imagem e os custos da empresa.
Assim, um TMS bem estruturado ajuda a transportadora a sanar e minimizar esses impactos, uma vez que tem funcionalidades como:
O TMS é um sistema flexível, que atende às demandas de empresas que lidam com o transporte de mercadorias. Para uma transportadora, cuja atividade-fim é lidar com a movimentação eficiente de cargas, esse programa é indispensável.
O TMS é uma inovação tecnológica simples, seus controles são intuitivos e possivelmente a instituição não vai precisar passar por um período muito longo de adaptação. Além disso, ele pode ser personalizado e a empresa pode inserir módulos e fazer integrações com outros softwares — como o WMS (Warehouse Management System) ou o ERP (Enterprise Resource Planning) — de acordo com suas necessidades.
Por se tratar de uma ferramenta integrada, as funções e vantagens do TMS são muitas. Veja algumas delas.
Como você pôde perceber, todas as funcionalidades do TMS foram desenvolvidas para atender às exigências e peculiaridades do transporte de carga. Por conta disso, com o sistema, o gestor e sua equipe têm acesso a uma série de aplicabilidades que favorece o domínio rigoroso dos processos. Cada etapa pode ser acompanhada em detalhes em um painel de controle.
Da mesma forma, resultados são continuamente monitorados, e o grande volume de informações que passa pela empresa sobre custos, clientes, mercadorias, documentos, veículos, entre outros é processado e registrado em poucos cliques.
Nada melhor do que a informação certa e na hora certa para tornar uma negociação mais eficiente, certo? Em um só lugar e com visualização simplificada, o gestor pode conferir, de forma rápida e precisa, dados sobre clientes, contratos, comissões, tabela de frete, financeiro, entre outros.
Ter todos esses conhecimentos em mãos em um momento oportuno é essencial para uma transação bem-sucedida e resultados ainda mais favoráveis
Erros, desperdícios e prejuízos comprometem a rentabilidade. Muitas vezes uma transportadora poderia faturar muito mais se exercesse um comando mais rigoroso dos seus processos.
Nesse sentido, uma das maiores vantagens do TMS é ajudar as empresas por meio de uma visualização integral dos resultados do negócio, da emissão de relatórios qualificados e da supervisão de indicadores a potencializar seu desempenho e identificar problemas como índice de sinistros, falhas, baixa produtividade, entre outros.
Com mais clareza e transparência, a gerência se prepara para tomar decisões melhores, investir recursos de forma mais inteligente e eliminar ocorrências que comprometem a lucratividade.
O manifesto e romaneio de carga são documentos utilizados para agilizar e aperfeiçoar o embarque, desembarque e a fiscalização das mercadorias em trânsito — eles podem ser facilmente gerados por um TMS.
Além disso, o TMS programa a distribuição dos pedidos de acordo com a frota disponível e os diferentes itinerários.
No mais, com atividades e dados bem coordenados, a empresa gera o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) de maneira mais prática e com as informações corretas.
Uma das causas dos atrasos no recebimento de frete é a lentidão dos processos manuais e burocráticos. Como estamos observando, a tecnologia aplicada à logística é um movimento sem volta.
Uma prova disso é a melhoria de processos internos por meio da digitalização dos CT-es e integração via EDI (Electronic Data Interchange, em português, Troca Eletrônica de Dados).
Essas inovações permitem que as informações necessárias cheguem rapidamente aos clientes, que podem processar pagamentos em menos tempo.
O TMS é um sistema completo e a solução ideal para empresas que trabalham com a gestão de transporte. Agora que você, gestor de uma transportadora, conhece as vantagens do TMS e sabe como ele pode aprimorar suas operações, pode dar um passo em direção à inovação e investir nesse recurso para conquistar a alta performance em logística!
Gostou de conhecer as funcionalidades e vantagens do TMS? Está interessado em poder contar com esse sistema na sua empresa? Podemos ajudá-lo! Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!