Cada vez mais, buscamos facilidade e agilidade na resolução de nossos problemas. A internet e as novas tecnologias são uma prova que a sociedade precisa de cada vez mais velocidade nos processos logísticos do dia a dia.
Nesse contexto, o Posto Fiscal eletrônico também conhecido como PFe, é um instrumento que pode ser utilizado para trazer mais agilidade quando se fala em serviços do Posto Fiscal. Pois, quando se trata de algo que envolve o nosso trabalho, rapidez é mais importante ainda.
Neste artigo, apresentaremos tudo acerca do Posto Fiscal Eletrônico ou PFe . Você quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Siga conosco e boa leitura!
O Posto Fiscal Eletrônico, por vezes referido como PFe, é um serviço eletrônico que visa agilizar e facilitar as atividades realizadas em um Posto Fiscal. Como o nome sugere, o Posto Fiscal realiza a fiscalização de mercadorias em trânsito. Além disso, é o serviço de atendimento ao cidadão em diversos estados da federação.
Sua missão é receber, protocolar e encaminhar determinados documentos em geral, além de realizar serviço de orientação. O diferencial dos Postos Fiscais para os PFes é a possibilidade de fazer tudo por meio da internet, por meio do portal próprio.
Cada estado pode trazer uma legislação específica a respeito do tema e portal próprio. As orientações fornecidas aqui, vale observar, se referem apenas ao Posto Fiscal Eletrônico de São Paulo ou PFe SP. Portanto, é importante verificar as particularidades da Secretaria de Fazenda de seu estado e que tipos de serviços eletrônicos ela oferece.
Hoje em dia, é comum podermos realizar processos por meio da internet. Seja fazer um pedido de comida, compras na farmácia, entre outros serviços. Por conta disso, o atendimento a serviços oferecidos no Posto Fiscal também é oferecido de maneira informatizada.
Saber o que é o PFe é o primeiro passo. A seguir, veremos de quais formas ele pode agilizar as demandas que os cidadãos têm. Veja mais!
Para o público em geral, pessoas físicas, os principais serviços do PFe são os seguintes:
Para as empresas, por sua vez, confira os serviços disponíveis no PFe:
É possível perceber, portanto, que por meio do PFe é possível realizar uma gama de serviços que, de outro modo, teriam que ser feitos presencialmente. É bom notar, também, que a agilização de tais serviços é tanto para pessoas físicas como jurídicas.
Agora que você já sabe o que é e como o PFe pode adiantar a sua vida, falaremos mais sobre a sua utilização. Afinal de contas, é importante saber mais sobre como desfrutar de todas essas facilidades, não é mesmo? Veja mais a seguir.
A senha de acesso ao Posto Fiscal Eletrônico é a mesma utilizada para acessar outros serviços da SEFAZ SP. A requisição precisa ser feita presencialmente em um Posto Fiscal credenciado, onde deve ser apresentado o Requerimento de Senha On-line, juntamente com outros documentos descritos na Portaria CAT-92, de 2003, sendo eles:
Para procuradores é necessário ainda:
Uma forma mais prática de obter a senha de acesso ao PFe é acessar o SIPET (Sistema de Peticionamento Eletrônico), entretanto, o acesso exige a autenticação com certificado digital, que deve ser da pessoa física que está solicitando a senha, uma vez que o acesso ao PFe é para CPFs.
O PFe é acessado por meio do site da Secretaria da Fazenda. Uma vez nele, os contribuintes credenciados no DEC devem ter em mãos o e-CNPJ da empresa, modelo A1 ou A3. Os não credenciados precisam apenas do usuário e senha.
Após acessar o endereço mencionado acima, deve-se clicar no perfil “Contribuinte”, entre as opções mostradas na tela. Há duas opções de login, com o certificado digital ou com o usuário e senha.
Após feito o login, o usuário deve clicar no CNPJ com que deseja lidar no momento. No entanto, se o indivíduo tiver apenas um CNPJ, o site exibirá apenas uma opção e pulará essa etapa. Após isso, você estará na tela inicial.
Na página de acesso ao Posto Fiscal Eletrônico já existe a opção para recuperação da senha. Ao clicar na opção “Caso tenha esquecido a senha, clique aqui para verificar como reemitir outra senha” o usuário é direcionado para uma página onde precisa informar Login e E-mail para obter uma nova senha.
Não há taxa para emissão ou recuperação da senha. Entretanto é cobrada uma taxa de R$ 55,22 para reemissão, quando por alguma razão não é possível recuperar a senha. A taxa deve ser paga através da DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais).
Como já mencionamos, o PFe serve para realizar o serviço de fiscalização, como nome sugere. E quando se fala em mercadorias em trânsito, é fácil levar uma multa. O excesso de peso, por exemplo, é uma das formas de ter de pagar um valor que pode ser crescente, inclusive, de acordo com o excedente.
A ausência de qualquer um dos documentos para transporte de cargas também é algo perigoso. Existem diversos documentos fiscais que precisam ser emitidos e a falta destes documentos pode ocasionar multas que podem facilmente ser evitadas. Listamos abaixo os documentos obrigatórios:
Antes de finalizar, devemos reforçar a importância de se contar com um auxílio com expertise. Ao longo de nosso texto, citamos as facilidades de se utilizar o PFe. No entanto, de nada adianta utilizar essas facilidades se você não tiver quem te assessore de modo a ficar por dentro da legislação.
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O PFe ou Posto Fiscal Eletrônico é uma facilidade quando se fala em serviços para agilizar a vida dos cidadãos e empresas que precisam dos serviços mencionados. No entanto, toda essa agilidade não exclui a assessoria que pode ser necessária para evitar multar e demais intercorrências no transporte de cargas.
Você gostou do nosso texto? Esperamos que tenha sido útil. Use o link a seguir para entrar em contato com a Bsoft.