Contabilidade e logística são áreas que podem ter mais relação do que você imagina. O primeiro, tem se tornado uma ferramenta imprescindível nas empresas que exploram atividade de logística.
Essa integração proporcionou uma série de benefícios para os negócios desse ramo, no entanto, conjuntamente a eles, também surgiram vários desafios que ambos os lados precisam enfrentar.
Neste artigo vamos mostrar quais são eles, bem como, as principais vantagens que a contabilidade proporciona ao setor de transportes. Confira!
A contabilidade é um serviço que pode ser encarado como uma ferramenta de gestão e estratégia de uma companhia. Afinal, ela lida com questões que são diretamente ligadas à lucratividade da empresa, como a apuração de tributos, podendo ser possível pagar menos impostos em sua empresa, tudo dentro dos limites legais.
Com as empresas do ramo de logística, isso não poderia ser diferente. A contabilidade pode auxiliar esses negócios no que se refere a questões fiscais em diferentes estados, especialmente para empresas que têm filiais espalhadas pelos quatro cantos do Brasil, além de auxiliar na administração de custos e despesas e gestão financeira.
Também não podemos deixar de mencionar a participação da contabilidade no planejamento tributário, uma ferramenta imprescindível para que uma empresa possa cumprir com suas obrigações fiscais e acessórias.
Contabilidade e logística se encontram quando o assunto é a lucratividade e, principalmente, o atendimento da grande demanda de obrigações fiscais que são aplicadas às empresas que exploram a atividade de transportes.
Além dos benefícios fiscais e administrativos que mencionamos, a contabilidade para o setor de logística enfrenta alguns desafios, os quais descreveremos no tópico a seguir.
A cada ano, o Governo Federal vem criando mais obrigações a serem cumpridas. Um dos exemplos é a Escrituração Contábil Digital (ECD), que substituiu os antigos livros diários nas empresas.
Portanto, a burocracia existente atualmente é um desafio que contabilidade e logística têm que superar.
Outro desafio muito comum é a dificuldade na análise de dados, pois, devido à grande revolução tecnológica que vivenciamos, a cada dia surgem novas obrigações e formas de apresentação de dados e informações.
A tributação, sem dúvidas, é o maior desafio da contabilidade aplicada às empresas de logística. A legislação fiscal em nosso país é uma das mais complexas do mundo e, como se isso não fosse o suficiente, ela muda com uma frequência assustadora.
Portanto, o profissional de contabilidade da sua empresa de transportes deve estar sempre antenado às mudanças que, certamente, ainda ocorrerão ao longo dos anos.
Como você pôde perceber, contabilidade e logística, de fato, têm alguns desafios para serem superados. No entanto, com a colaboração dos gestores das empresas do ramo de transporte e competência de profissionais da contabilidade, eles podem ser superados e proporcionar grandes vantagens.
Gostou do artigo de hoje? Que tal ficar por dentro de mais conteúdos como este que você acabou de ler? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma nova postagem.