A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) publicou um aviso em que alerta as empresas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros sobre a importância de se intensificar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, para controlar as epidemias de dengue, zika e chikungunya.
Conforme a nota do órgão, a medida é necessária “considerando a ameaça à saúde pública representada pela proliferação do Aedes aegypti, intensificada em períodos quentes e chuvosos”.
No aviso, a ANTT “determina que todas as empresas e os prestadores de serviços de transportes terrestres da esfera federal que intensifiquem os esforços, nas suas respectivas esferas de atuação – instalações, equipamentos áreas, etc –, com vista à eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti e à consequente quebra do seu ciclo reprodutivo”.
Ministro da SEP pede mais rigor nos portos
O ministro da SEP (Secretaria Especial de Portos), Helder Barbalho, enviará ofícios a todos os portos brasileiros e entidades representativas do setor portuário, pedindo que também tenham mais rigor no combate aos criadouros do mosquito.
O objetivo é envolver empresas, trabalhadores e também comunidades localizadas no entorno das áreas portuárias.
Segundo a pasta, diversos portos no país já realizam ações voltadas ao combate do Aedes aegypti
Fonte: CNT – Confederação Nacional do Transporte