Os líderes à frente de transportadoras precisam estar atentos a uma série de processos e rotinas. O controle de cobranças é, sem dúvida, um dos mais importantes: sua missão, ao fim da cadeia, é assegurar a saúde financeira do negócio.
Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o assunto. Primeiro, explicaremos por que é essencial estabelecer parâmetros coesos para controlar as finanças das transportadoras — principalmente no que diz respeito às cobranças. Em seguida, trataremos das principais dificuldades cotidianas da operação, apresentando uma ferramenta eficiente para descomplicá-la de uma vez por todas.
Ao fim da leitura, você estará mais consciente e preparado para tomar decisões poderosas e acertadas, capazes de transformar a gestão financeira do negócio.
Boa leitura e bons insights!
Em uma analogia com o corpo humano, é pertinente dizer que a área financeira é o pulmão de qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento de atuação.
Ao mesmo tempo em que a boa gestão dos recursos internos permite que operações e investimentos ganhem fôlego, maximizando os resultados corporativos, a falta de controle pode comprometer fatalmente a saúde do negócio — em alguns casos, até mesmo interrompendo seu funcionamento.
Uma das rotinas mais sensíveis à administração financeira diz respeito ao processo de cobrança. Nas transportadoras, por exemplo, a opção por disponibilizar diferentes meios de pagamentos pode ser uma vantagem e uma desvantagem, a depender da infraestrutura de gestão.
Se, por um lado, a variedade de opções ajuda a atrair e fidelizar clientes, entregando uma solução aderente às preferências de cada um, por outro, surge a necessidade de acompanhar com rigor todos os tipos de transação.
Na prática, mensurar resultados financeiros — gerando dados consolidados, confiáveis e de fácil análise — é essencial para manter a saúde da empresa. E lembre-se: cobrança e rentabilidade andam juntas e devem ser tratadas com seriedade, garantindo retornos cada vez mais expressivos aos caixas da transportadora.
É comum encontrar gestores que, ao lidarem com a complexidade da operação, percebem que é preciso profissionalizar as tarefas financeiras. O dia a dia da cobrança envolve muitos desafios, e a alta performance do setor exige o apoio de soluções robustas, transparentes e integradas.
Uma das maiores queixas refere-se à fragilidade do processo. Em empresas com baixa aderência tecnológica, o procedimento é excessivamente manual e muito sujeito a erros humanos. A automatização, portanto, desponta como a melhor alternativa para corrigir o problema.
A ausência de instrumentos de mensuração também é bastante prejudicial. Quando o gestor não dispõe de relatórios completos sobre as finanças, fica difícil enxergar provisões e obrigações do negócio. Com isso, o fluxo de caixa corre sérios riscos de ficar negativo.
Ferramentas independentes e desconectadas, por sua vez, costumam onerar o processo. Com a obrigatoriedade de utilizar, ao mesmo tempo, plataformas separadas com diretrizes particulares, as taxas se acumulam e podem, inclusive, dilapidar os cofres da transportadora, incorrendo em gastos desnecessários — quando não abusivos.
Além disso, enganam-se aqueles que pensam que o controle de cobranças é um procedimento isolado em si mesmo. Ocorre, na verdade, justamente o contrário: os recebimentos são o combustível para que as operações cotidianas continuem funcionando a pleno vapor, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da companhia.
O Cobrança Fácil, recurso do software integrado da Bsoft, é uma funcionalidade importante para as transportadoras. Tudo o que envolve o processo de cobrança — da geração de boletos registrados à baixa de documentos liquidados — é totalmente desburocratizado e descomplicado a partir da implantação da tecnologia.
Com o Bsoft Cobrança Fácil, a geração de arquivos de remessa para as instituições financeiras, bem como a importação de arquivos de retorno, tornam-se preocupações dispensáveis. O sistema se encarrega de centralizar todas as informações.
Da mesma forma, a conciliação bancária deixa de ser uma tarefa necessária. No Cobrança Fácil, os pagamentos retornam automaticamente para o sistema, alimentando-o com os dados pertinentes à cada transação.
Além disso, os aplicativos bancários também podem ser descontinuados no dia a dia do departamento financeiro. Todo o procedimento é feito no próprio software da Bsoft, o que maximiza a segurança do fluxo de informações e evita eventuais fraudes maliciosas.
Por fim, vale lembrar que o Bsoft Cobrança Fácil elimina custos extras com cancelamento, alteração e/ou permanência de boleto. Só há uma taxa, com valor fixo, cobrada na liquidação do documento.
Diante disso, o valor da tecnologia da Bsoft no controle eficiente de cobranças fica evidente. Com operações sistematizadas e automatizadas, o gestor tem mais tranquilidade para direcionar esforços a análises mais estratégias, capazes de alavancar os resultados financeiros — e globais — da transportadora.
Ao simplificar processos e rotinas, o sistema da Bsoft confere uma série de vantagens ao setor financeiro — e, especialmente, à área de cobrança. É fácil entender o motivo: a experiência de quem atua há mais de 15 anos com tecnologia de gestão para transportadoras faz, de fato, toda a diferença.
Entre os principais benefícios do software, é possível apontar:
Uma coisa é certa: o controle de cobranças precisa ser tratado com seriedade no cotidiano das transportadoras. Para assegurar o alto desempenho — do financeiro e da empresa como um todo —, a adoção de tecnologias modernas, eficazes e integradas deve ser uma decisão prioritária. Invista!
A esta altura, você provavelmente já percebeu que o Bsoft Cobrança Fácil pode transformar sua operação, gerando resultados mais consistentes no curto, no médio e no longo prazo. Entre em contato conosco e saiba como nossa solução pode ajudá-lo a alcançar objetivos ousados com transparência e segurança. Sucesso e até breve!