Você já ouviu falar em agenciamento de cargas? A logística tem se apresentado como uma área essencial para o crescimento empresarial mas, também, pode representar um custo elevado se decisões e escolhas inteligentes não forem tomadas.
O transporte, por exemplo, é uma atividade complexa e repleta de detalhes a serem conferidos. Por isso, nem sempre manter uma frota de veículos e cuidar de toda a operação é vantajoso e é nesse contexto que surge a figura do agenciador de cargas.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto e queira se informar melhor sobre as vantagens de se apostar nessa parceria, não deixe de acompanhar o post de hoje! Fique atento e faça uma boa leitura!
O agenciador de cargas, não raras vezes, tem seu trabalho confundido com o prestado pelas transportadoras. Muitas empresas não compreendem exatamente o tipo de trabalho por ele executado e até mesmo quem atua no setor de transporte pode se sentir confuso.
Por isso, a primeira informação relevante a passar é que, na maioria das vezes, uma empresa ou pessoa física agenciadora não é o proprietário dos veículos que executam o transporte. Na verdade, ele é o responsável por organizar, integrar e gerir todas as etapas dessa operação.
Em outras palavras, estamos falando de uma empresa que atua na intermediação da transportadora com as empresas e zela pela integração dos modais de transporte utilizados com o intuito de assegurar que a mercadoria chegue ao destino final de maneira rápida e segura.
Então, o agenciamento de cargas é uma maneira de tornar o processo mais eficaz. Com o auxílio de uma empresa ou pessoa experiente e qualificada, a transportadora mantém um bom diálogo com seus clientes e encontra o cenário ideal para crescer.
É interessante observar que as pequenas e médias transportadoras são as maiores beneficiadas com essa parceria. Como elas não possuem um fluxo estável e constante de trabalho, ter um contrato com essas empresas ajuda a ampliar seu campo de atuação e, consequentemente, sua carteira de clientes.
Conforme dito, o agenciamento de cargas é executado por uma empresa de intermediação que se responsabilizará por inúmeras etapas do transporte de cargas. No entanto, para que tudo saia conforme o esperado, esse agenciador deve ter em mãos o maior número de informações possíveis sobre a mercadoria a ser transportada, distribuída ou armazenada.
Assim, essa empresa recebe esses dados e começa a trabalhar para otimizar as rotinas de transporte ou até mesmo criar uma nova, de maneira que tudo de se encaixe perfeitamente e se alcance uma logística de alta performance.
O plano de agenciamento ideal leva em consideração inúmeros fatores, como:
Além disso, é interessante ressaltar que todo o trabalho de um agenciador se baseia em 4 pilares, a saber:
Agora que você já compreendeu o tipo de trabalho executado por uma agenciadora de cargas, deve ter percebido que ela pode ser uma das grandes parceiras de sua transportadora.
O setor de transportes está em expansão, com diversas empresas atuando nesse ramo. Isso exige que cada uma delas encontre o seu diferencial e entregue aos seus clientes um serviço de alta qualidade.
Portanto, a contratação do agenciamento de cargas pode ser uma opção inteligente para se destacar em meio aos concorrentes, além de gerar diversos impactos positivos em seu negócio, como:
Diante da tamanha complexidade dos processos de transporte, não há dúvidas de que contar com uma assessoria especializada traz mais segurança para sua transportadora.
Com todo o know-how e experiência para lidar com essa atividade, suas entregas serão mais rápidas, seguras e dentro de um padrão de qualidade importante. Ou seja, a transportadora atua de maneira mais segura e planejada.
Não se pode deixar de enfatizar que esse tipo de parceria proporciona uma economia de recursos significativa. O custo-benefício de fazer um agenciamento de cargas é muito interessante, principalmente em relação ao uso de tecnologias.
Obviamente, os bons softwares utilizados para traçar e gerir as rotas e a contratação de mão de obra especializada demandam investimento. Mas, tudo isso fica sob a responsabilidade da empresa agenciadora e seu negócio pode redistribuir esse capital em áreas mais estratégicas.
As agenciadoras de cargas planejam em detalhes toda a operação de transporte e, por isso, as atividades são desempenhadas com muito mais agilidade. Além disso, o planejamento evita diárias e multas e reduz a parte burocrática a ser enfrentada pelas transportadoras.
Toda a etapa de distribuição das mercadorias é executada pela agenciadora e sua empresa pode se dedicar a outros aspectos do transporte. Frisa-se que é realizada uma análise precisa dos modais disponíveis e confeccionado um planejamento personalizado para cada tipo de carga.
Tudo isso, além de tornar a distribuição mais rápida, faz com que ela seja mais econômica. Como você sabe, isso contribui para que o valor do frete seja reduzido e atraia ainda mais clientes para sua transportadora.
Conforme visto, o agenciamento de cargas é um serviço executado por pessoas ou empresas que possuem uma larga experiência nos processos relacionados ao transporte de cargas. Contar com essa assessoria pode ser o grande diferencial de sua transportadora, pois o ajudará a executar entregas planejadas, eficientes, seguras e mais econômicas. Ou seja, sua transportadora estará atendendo às principais demandas do mercado.
Gostou do post de hoje e quer ficar sempre informado sobre as novidades sobre transportes, tecnologia e tendências de mercado? Então, siga a nossa página no Facebook e no Twitter!