Os caminhões e as carretas são os principais veículos transportadores de carga no Brasil. E, quando falamos de carga, controle e segurança são muito importantes.
Por isso, é recomendada a utilização de sistemas de rastreamento e monitoramento para melhorar a segurança durante o trajeto, considerando aspectos como roubos nas estradas e excesso de velocidade.
Existem, além disso, itens obrigatórios que os veículos de carga devem conter, como o cinto de segurança e, em alguns casos, o tacógrafo. Saiba mais sobre o tacógrafo para caminhões, o que ele é e para que serve!
O tacógrafo apareceu no século XIX e, no começo, era utilizado somente em trens. Atualmente, é obrigatório para ônibus e caminhões. Quem inventou esse dispositivo foi o engenheiro civil alemão Max Maria Von Weber.
Tacógrafo para caminhão é um dispositivo caixa-preta cuja finalidade é diminuir a quantidade de acidentes que acontecem nas estradas por causa do excesso de velocidade.
Ele monitora e registra instantaneamente, sem a possibilidade de alterações, a velocidade e a distância que o caminhão percorreu em determinado período. Dessa forma, ele é importante para:
O tacógrafo é obrigatório nos principais veículos de carga por simplesmente ser um item extremamente necessário em diversas situações, visando evitar acidentes e regulando ainda mais o trânsito nas estradas. Vamos listar alguns benefícios a seguir.
Uma das vantagens mais relevantes proporcionadas pelo tacógrafo é a capacidade de analisar a velocidade média do veículo em uma estrada. Dessa forma, as autoridades conseguem identificar prováveis imprudências do motorista e evitar acidentes.
A transportadora responsável também se beneficia no sentido de cuidar de suas mercadorias e impedir de chegarem ao destino com algum dano. Além disso, os usuários em geral das estradas também se beneficiam ao compartilhar as vias com veículos de grande porte que respeitam os limites de velocidade.
A inclusão do tacógrafo nos caminhões possibilita à empresa avaliar melhor a rentabilidade de todos os veículos utilizados, motoristas e rotas. Isso auxilia o gestor a tomar decisões mais conscientes, embasadas em dados disponibilizados por essa ferramenta.
O tacógrafo também tem a função de otimizar o consumo de combustível do veículo. Pois, com a fiscalização da ferramenta, o motorista evita trafegar em alta velocidade para não desperdiçar combustível e proporcionar mais segurança durante o trajeto.
Existem atualmente dois tipos básicos de tacógrafo: o analógico e o digital. Vamos explicar as principais diferenças entre eles.
O analógico pode ser mecânico ou eletrônico. O mecânico apresenta três agulhas ou sondas de metal. Já o eletrônico tem, no lugar do cabo mecânico, sinais eletrônicos, além de contar com display digital.
O tacógrafo analógico usa um disco diagrama, confeccionado em papel e com camadas de tinta e cera. Tem as dimensões de um CD, podendo ser diário ou semanal. Os caminhões utilizam mais os tacógrafos semanais, que têm sete discos, cada um com controle para 24 horas.
O tacógrafo para caminhão analógico registra os dados do motorista (ou motoristas), a velocidade em gráfico, a distância, a escala de tempo. Esse tipo ainda é muito usado no Brasil. Há estimativa de que cerca de 90% da frota nacional usa o tacógrafo analógico.
Os tacógrafos digitais começaram a ser vendidos no país em 2003. Eles não usam disco, mas uma fita diagrama: uma bobina, como as do cupom fiscal, onde ficam registradas as informações.
O tacógrafo digital registra os mesmos dados que o analógico, mas ainda controla e avisa sobre limite de velocidade, limite de aceleração, utilização do cinto de segurança, limite de velocidade durante chuvas, velocidade em excesso nas curvas, pontos de interesse na carroceria.
Os dispositivos de rastreamento apresentam função semelhante à do tacógrafo digital. A tendência é que se convertam em um mesmo equipamento porque os dois realizam telemetria e usam controles via GPS e internet.
Os principais modelos de tacógrafo digital são:
Além dos tacógrafos já mencionados, existem também os eletrônicos que usam sinais eletrônicos registrados nos discos diagramas. Isso torna a ferramenta menor em relação aos modelos digitais e analógicos.
Seu display costuma ser digital e o disco que guarda as informações do veículo precisa ser trocado semanal ou diariamente, dependendo do modelo. A inclusão desse modelo ainda é pouco utilizada em comparação às outras variantes do mercado.
O modelo digital, ainda menos utilizado que o analógico, já é o mais recomendado nos dias atuais por disponibilizar mais funções e informações durante o percurso. No entanto, acaba sendo um pouco mais caro que os outros tacógrafos.
No centro do disco, há espaços para preencher com informações que ajudam a interpretar e medir corretamente os dados:
No Brasil, ainda há muitos veículos que não têm tacógrafos ou que têm, mas não estão conforme as normas. A falta de informação é o motivo principal para esse problema.
Depois que comprar o tacógrafo, é necessário considerar duas situações:
Em seguida, é importante acessar uma página do site do Inmetro e emitir a GRU da taxa de verificação do aparelho. Além disso, é necessário também agendar a selagem (lacração) e o ensaio . Esses procedimentos são realizados no mesmo atendimento e em muitos casos, o mesmo posto de atendimento realiza essas duas atividades.
Para a emissão dos certificados, também é preciso acessar uma página específica do site do Inmetro. São emitidos dois certificados:
O certificado disponibilizado tem o objetivo de verificar se a situação do tacógrafo instalado no caminhão está regular ou irregular. Para obter essa resposta, você precisa somente informar a placa do veículo e dessa forma, ver o que consta no sistema.
É possível consultar a data de emissão do certificado, a data de validade ou se está ativo ou inativo. O processo pode ser feito direto no site do Inmetro ou pelo aplicativo CertCrono.
Em situações onde o meio de transporte seja obrigado a ter instalado o tacógrafo e ele não esteja equipado com ele na estrada, as multas são consideradas graves.
Conforme o que relata o Art. 230 do código de trânsito, conduzir o veículo com o equipamento em desacordo ao que regulariza o Contran ou a ausência dele, pode levar multas em torno de R$195,23 e retenção do veículo para regularização.
Além dessas penalidades, o motorista corre o risco de perder pontos na carteira. A ação pode ser aplicada nos casos a seguir:
É importante destacar que o tacógrafo precisa passar por uma inspeção do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e ser aprovado para sua utilização.
Também chamado “registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo”, o tacógrafo para caminhão é obrigatório conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), instituído em 1997, e determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
O uso do equipamento é obrigatório para caminhões nos seguintes casos:
Essa obrigatoriedade ocorre devido aos maiores riscos que envolvem os casos citados, relacionados ao peso e à periculosidade da carga. Por isso, muitos fabricantes já vendem veículos com o dispositivo instalado (analógico, não digital). Para instalação do digital, é preciso adquirir à parte.
Mas existem veículos de carga dispensados de usar o aparelho:
PBT é a soma do peso do caminhão + o peso da carroceria + o peso da carga. Já a CMT é a carga máxima que pode ser rebocada pelo veículo de acordo com o fabricante.
Desde 2009, o aparelho deve se submeter periodicamente à verificação do Inmetro. Esse processo é conhecido como a avaliação ou certificação metrológica do equipamento.
O tacógrafo para caminhão é um grande aliado das transportadoras e dos motoristas, permitindo que o transporte de cargas seja mais seguro para todos, incluindo terceiros. O comportamento do motorista fica sob controle, o que é um benefício para ele mesmo, pois, a tendência é que ele seja mais prudente nas estradas.
O conhecimento deve ser compartilhado para gerar resultados. Os gestores de frotas e os motoristas compreenderão que não se trata somente de uma obrigação, mas há um motivo justificável para o uso do dispositivo.
Quer entender um pouco melhor sobre o tacógrafo? Temos também um vídeo do nosso canal no YouTube que pode te ajudar, confira abaixo:
Qual é a sua opinião sobre esse equipamento? Considera que nosso conteúdo é relevante? Aproveite, então, para compartilhá-lo nas redes sociais.