Nestes últimos anos, nosso país tem enfrentado uma economia retraída, que faz com que um cliente pesquise inúmeras vezes antes de fechar uma venda ou adquirir uma prestação de serviço. Cabe ao fornecedor agora, compreender como o cliente trabalha e entender suas reais necessidades. Não basta apenas oferecer um produto ou serviço de qualidade e bom preço, pois fidelizar seu cliente hoje, está muito além disso.
Para compreender seu cliente, é preciso olhar pelo ponto de vista dele, entender suas necessidades, para então superar as suas expectativas. Para ajudar a sua transportadora, separamos algumas ideias muito úteis para fidelizar seu cliente:
Procure não usar “pegadinhas”, e termos com duplo sentido. Não faça com que o seu cliente se sinta enganado ao contratar o seu serviço, isso faz com que ele desista e procure a concorrência, e uma vez perdida a confiança, dificilmente conseguirá recuperá-la. A porta de entrada, pode ser a mesma de saída para a concorrência.
Saiba do que ele precisa, desde as exigências mais básicas até as mais difíceis. Isso não significa você terá que mover céus e terra para cumprir com todas as condições dele, mas com certeza poderá fazer o que estiver ao seu alcance para ajudá-lo. Clientes transportam os mais variados tipos de mercadorias, por isso, esforce-se para compreender as suas necessidades e colocar em prática as suas demandas, isso com certeza conquistará a sua confiança.
Ninguém gosta de ser tratado com indiferença, e um atendimento ruim pode ser um fator de escolha decisivo entre você e seu concorrente. A competição por um mesmo cliente é acirrada, e nessa disputa você não pode se deixar ganhar por um quesito onde é tão fácil se destacar.
Seja e faça o melhor. Não estamos falando de oferecer o melhor preço, ou o melhor prazo comparado a todos que prestam o mesmo serviço que o seu, mas fazer o melhor que pode fazer. Faça com que o cliente saiba que você chegou ao seu limite e não mediu esforços pra isso. Todo cliente gosta de se sentir valorizado, e isso contará muito na decisão final dele.
Imprevistos acontecem, mas manter sua palavra mediante um problema é uma vantagem de grande poder. Você pode até não ter o lucro que esperava ao manter o prazo ou preço que havia negociado antes, mas muito melhor ter um lucro menor uma vez e manter seu cliente fiel à você, não é mesmo?
Procure oferecer serviços que seus concorrentes não oferecem. Já pensou em oferecer um serviço de localização de mercadoria? O custo-benefício pode ser extremamente vantajoso, pois seus clientes ficarão muito mais satisfeitos e sentirão muito mais confiança em sua transportadora se puderem acompanhar o status da entrega de suas mercadorias.
É comum empresas permanecerem na confiança de que estão fazendo um ótimo serviço sem que isso seja constatado pelo próprio cliente. Por isso, sempre faça pesquisas de qualidade, ou apenas peça um retorno de seu cliente, para saber se ele está satisfeito com os seus serviços.
Sabemos que nem todas estas opções são fáceis de se fazer, mas após algum tempo, esta prática acaba virando um hábito. Temos certeza de que, assim como no nosso caso, muitos clientes serão fidelizados, não apenas pelos produtos ou serviços oferecidos, como também pela qualidade do relacionamento conquistado.