Hoje, independentemente de qual seja a área de atuação, é importante buscar por cada vez mais práticas e estratégias que contribuam para entregas mais ágeis e eficientes. No caso da logística, não é diferente. Existe a necessidade de adotar práticas que contribuam para que os produtos cheguem ao seu destino de forma mais facilitada, o que impacta na lucratividade da empresa e também na satisfação do cliente. Nesse contexto, a logística door to door se destaca.
Neste material, a gente explica mais detalhes sobre o que se trata esse tipo de logística, quais são os seus diferenciais, além de explicar algumas de suas vantagens e as principais situações para as quais é indicada. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Antes de mais nada, é importante entendermos do que se trata a logística door to door. Em uma tradução literal, significa porta a porta. E é basicamente isso: trata-se de um tipo de logística na qual o produto é coletado com o embarcador e entregue diretamente na porta do cliente.
O empreendimento que opta por esse tipo de logística realiza, nesse sentido, uma operação completa. Ou seja, se responsabiliza pela mercadoria desde as suas etapas iniciais até que elas sejam entregues ao cliente.
Para que isso ocorra de forma eficiente, é preciso que a empresa tenha atenção a alguns pontos. O primeiro deles relacionado à coleta do produto com o fornecedor. Afinal, é a própria transportadora que cuidará de todos os trâmites. Também é de responsabilidade do negócio ter atenção a todos os aspectos burocráticos da legislação, bem como o armazenamento, o transporte e a entrega.
Sendo assim, é necessário que se avalie a estrutura da transportadora antes de optar por esse modelo de logística, uma vez que precisa ter um processo completo que seja capaz de atender às necessidades de todas as etapas.
Agora que você já sabe o que é a logística door to door, chegou o momento de entendermos quais são as suas principais vantagens. Confira!
Se você optar por contratar uma logística door to door, tem a oportunidade de contar com mais praticidade para as operações. Como você contará com uma empresa que vai seguir com todos os processos do início ao fim, os colaboradores têm a possibilidade de serem mais estratégicos e menos operacionais na rotina do negócio. Assim, as chances de alcançar resultados mais significativos aumentam consideravelmente, sendo um diferencial competitivo para o negócio.
Um outro aspecto que se destaca é o fato de que a empresa contratada tem um olhar mais atento para todos os processos logísticos, o que contribui para a redução de erros. Deve-se destacar que a entrega de produtos no prazo é um dos principais pontos que os clientes consideram como relevantes no momento de voltar a fechar negócio com uma empresa (despertando a sua confiança). Sendo assim, atestar a qualidade da marca nesse sentido será um diferencial competitivo que fará toda a diferença para os resultados.
Suponhamos que seu negócio conte com diversos fornecedores ao longo de todo o processo logístico. A equipe precisa estar continuamente atenta para entender quais são as atuais necessidades, contratos em vencimento, notas fiscais a serem enviadas, entre outros tópicos que impactam na eficiência operacional. Dessa forma, são muitos os pontos de contato, o que aumenta as chances de erro.
Ao apostar na logística door to door, você fará as tratativas com apenas um ponto de contato. Sendo assim, as informações ficam centralizadas, o que contribui diretamente para menor incidência de gargalos e mais facilidade para concluir as operações.
Esse tópico está diretamente ligado com o anterior. A partir do momento em que há centralização das informações, a comunicação também estará mais alinhada. Sempre que houver a necessidade de consultar qualquer dado, a pessoa da equipe responsável poderá entrar em contato com esse fornecedor e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, o que garante mais transparência e o repasse correto da atual situação de determinado produto.
Por fim, destacamos que há significativa melhoria para as negociações da empresa. Deve-se levar em conta, novamente, o fato de que vai haver apenas um ponto de contato. Com isso, o contato fica mais próximo, vai se estabelecer melhorias de relacionamento, ao mesmo tempo em que há a oportunidade de conquistar melhores condições de pagamento.
Mas você deve estar se perguntando: quando a logística door to door é realmente indicada? Se a sua empresa entende que existe a necessidade de a equipe ter uma visão mais estratégica e menos operacional, certamente se trata de uma realidade na qual faz muito sentido.
Além disso, empresas que contam com uma operação mais complexa, com muitas informações e diferentes etapas logísticas, também se sentirá contemplada em concentrar todas as demandas em um único fornecedor, justamente pela facilidade de acesso aos dados e ao status das atividades.
Dessa forma, indicamos que o negócio entenda qual é a sua realidade atual, quais são os seus objetivos a curto, médio e a longo prazo e estude se a logística door to door realmente é o tipo de estratégia que atenda à sua realidade. Depois de implementada, não deixe de analisar quais foram as mudanças positivas e negativas observadas, bem como oportunidades de melhoria (seja no contato com o fornecedor, seja na necessidade de buscar por outra empresa em alguns casos).
Com isso, as chances de seu negócio adquirir diferencial competitivo aumentam consideravelmente, sendo um impacto positivo perante o mercado.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o que é a logística door to door, quais são os seus diferenciais e para quando ela é indicada. Como vimos, trata-se de uma estratégia que vai ser de muita utilidade para um negócio que deseja se destacar por meio de ações mais voltadas para o planejamento geral da empresa. Sendo assim, sempre analise a sua realidade e entenda as diferentes possibilidades de fornecedores existentes.
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