Seguindo a tendência da transformação digital de processos, mais um importante documento terá sua versão digital implementada. O Certificado de Registro do Veículo (CRV), e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) agora passam a integrar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), ou CRLV Digital. Mas afinal, o que é CRVL Digital?
É possível ter acesso ao documento do seu veículo diretamente pelo seu smartphone, por exemplo. Seu uso pode ser feito através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o mesmo que já abriga a versão digital da Carteira Nacional de Trânsito, a CNH.
Quer se informar melhor sobre o assunto? Preparamos este artigo para te explicar como o CRLV Digital funciona e quais suas vantagens. Boa leitura!
A partir da Deliberação 180, publicada no Diário Oficial da União em 31/12/2019, o Certificado de Registro do Veículo e o Certificado de Licenciamento Anual tiveram sua digitalização obrigatória. Anteriormente impressos em papel verde, a apresentação destes documentos na sua forma física era exigida pela fiscalização.
Desde 2021, esses dois documentos passaram a compor o CRLV Digital, dispensando, portanto, a impressão e o envio destes documentos por parte do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Seu layout segue o que foi apresentado na Resolução Nº 809, de 2020.
Nada se altera para quem possui a versão física dos documentos, eles continuam válidos. Mas para os veículos adquiridos a partir de 2021, não há mais a impressão do certificado, seu uso se dá somente pela versão digital.
Outra informação interessante é que, para aqueles que desejarem, o CRLV Digital pode ser impresso em papel A4 branco, e através de seu QR-Code, sua versão eletrônica pode ser acessada pela fiscalização. Desta forma, mesmo quem não possui um smartphone terá acesso ao documento na forma impressa.
Como citamos, o primeiro passo para utilizar o CRLV Digital é fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito diretamente da loja de aplicativos do seu smartphone.
A partir disso, você pode fazer seu cadastro diretamente pelo aplicativo e confirmá-lo a partir do seu e-mail, ou através de seu certificado digital. Para adicionar o documento CRLV Digital, basta informar o número do RENAVAM e o Código de Segurança do CRV do veículo.
Da mesma forma como já ocorre atualmente, o CRLV-e só é expedido após a quitação dos débitos do veículo, possuindo a mesma validade jurídica da antiga versão impressa.
Outra questão importante é quanto ao número de pessoas que podem contar com uma cópia do CRLV Digital. É possível que até 5 usuários compartilhem o mesmo documento simultaneamente.
Para quem possuir apenas o CRLV digital, há um detalhe com relação ao processo de venda do veículo. Para realizá-la, o vendedor deverá solicitar a Autorização para Transferência de Propriedade do Veí
culo em meio digital (ATPV-e). Ela garantirá ao vendedor e comprador do veículo maior agilidade na transação, e segurança.
Confira o passo a passo abaixo para baixar o CRLV digital.
Acesse a loja de aplicativos disponível no seu celular. Se ele for Android, estará disponível no aplicativo Google play. Se ele for IOS, estará disponível no app store. Baixe o aplicativo chamado Carteira digital de trânsito.
Ao abrir o aplicativo, você pode se cadastrar utilizando os dados do gov.br.
Digite seu CPF e senha de acesso do gov.br.
Ao acessar o aplicativo, você verá os menus, selecione “Veículos”.
Se for o primeiro acesso, será necessário cadastrar o veículos, sendo preciso informar placa, RENAVAM e alguns dados do proprietário. Após realizar o cadastro, os veículos serão listados na tela e você pode visualizar ao clicar no respectivo cadastro.
Ao abrir o cadastro, são exibidas as informações do veículo. Para visualizar o CRLV digital clique na opção “Licenciamento”
Para baixar o CRLV digital e deixar salvo em seu celular, selecione a opção “Exportar”
Nas próximas vezes em que for realizar o acesso, será necessário informar uma chave de acesso cadastrada no primeira vez.
A principal vantagem em digitalizar as documentações é a eficiência. Sem a necessidade de aguardar a emissão e o envio dos documentos, há um grande ganho de tempo no processo e economia, pois não há mais a necessidade de pagar a taxa de emissão documento.
A praticidade da operação é clara. O usuário tem acesso às informações diretamente pelo seu smartphone, agilizando também a fiscalização e evitando multas por falta de documentação. Outra questão importante é a segurança. O acesso é feito por meio de servidores seguros e com o registro dos usuários. Atualmente, o aplicativo da CDT funciona até mesmo off-line. Isso facilita a apresentação dos documentos mesmo em locais sem conexão de internet via dados móveis de telefonia.
Ao digitalizar os processos, abrem-se também muitas possibilidades futuras, como a de realizar transferências de veículos de forma digital, por exemplo. Aos poucos, mais funcionalidades vão sendo criadas, sempre com o intuito de trazer segurança e praticidade aos usuários.
Por se tratar de um documento obrigatório, que pode ser solicitado a qualquer momento em uma fiscalização, é fundamental estar atento às informações relacionadas ao trânsito e transporte.
Para não perder nenhuma novidade sobre o assunto, assine em nossa newsletter e receba todo nosso conteúdo em seu e-mail!