O controle financeiro em transportadoras, assim como em diversos outros segmentos, tem um papel fundamental para o seu sucesso. Hoje, em razão da alta competitividade do mercado, não dá mais para gerir um negócio de forma tradicional, às cegas. Na realidade, é preciso ser profissional, avaliar cada processo, cada resultado e cada informação, de modo a transformar tudo isso em insights para uma boa tomada de decisão.
Nesse contexto, como se sabe, a parte financeira desponta como um dos pilares em qualquer negócio. Assim, manter o controle sobre os recursos da empresa é o primeiro passo para garantir a longevidade das suas atividades, a regularidade dos processos, a qualidade das entregas e, ainda, a viabilidade de novos investimentos.
Por isso, sabendo da importância da saúde financeira para o crescimento e fortalecimento de uma transportadora, preparamos este artigo para mostrar a você boas práticas para desenvolver um controle financeiro de forma eficiente. Acompanhe!
Como dito, o controle financeiro é uma parte essencial na gestão de qualquer tipo de empreendimento, e não é diferente nas transportadoras. Esse controle é o que garante mais visibilidade às operações, permitindo aos gestores e líderes entender a real situação do negócio, considerando as entradas e saídas de capital, os seus resultados e expectativas.
Nesse sentido, é indispensável trabalhar de forma transparente, avaliando quantitativa e qualitativamente as receitas e custos da empresa. Afinal, como estamos falando de transportadoras, existem características típicas desse tipo de empresa, as quais tornam a gestão financeira ainda mais importante e desafiadora.
A exemplo, é preciso considerar a grande quantidade de variáveis que incidem sobre as atividades e os impactos do cenário econômico — que costumam oscilar com certa frequência. Por essa razão, é essencial manter registros sólidos, fazer avaliações de resultados com períodos passados e, ainda, realizar projeções. Tudo isso pode ser materializado a partir de um bom controle financeiro.
É bem verdade que um controle financeiro eficiente não é como uma receita. Na realidade, cada negócio tem características e atributos próprios que precisam ser considerados para tornar esse processo ainda mais robusto.
No entanto, existem boas práticas que podem ser usadas e que certamente contribuem muito para a melhora na execução do controle e nos seus resultados. A seguir, listamos algumas delas para ajudar você nessa importante tarefa. Confira!
Quando o assunto é finanças, não há como esquecer do planejamento financeiro. Esse tipo de medida é a base para a saúde da sua transportadora, pois garante regularidade na gestão dos seus recursos, a partir do momento em que se projeta gastos, antecipa variáveis e programa a empresa para lidar com diferentes cenários.
Planejar é, sem dúvida, a melhor maneira de evitar surpresas no orçamento, além de ser o caminho mais indicado para a empresa que deseja aumentar o seu lucro e conseguir fazer investimentos. A falta de planejamento e controle, por outro lado, abre margem para a desorganização, o que pode drenar recursos elementares com a falta de visibilidade das finanças e, principalmente, por não preparar a empresa para lidar com situações adversas.
Controle significa visibilidade, ao passo que visibilidade é ter tudo documentado dentro da empresa. Assim, outra dica para se otimizar o controle financeiro em transportadoras é registrar todas as operações.
Apesar de extremamente importante, é nesse ponto que muitos negócios acabam pecando. A falta de registros de compras, gastos e movimentações dificulta a gestão orçamentária, pois não se sabe como e quando os recursos estão sendo aplicados.
Nesse ponto, a recomendação é sempre registrar todas as situações que interferem no orçamento da empresa, desde pequenos gastos até os grandes investimentos. Aqui, contar com o apoio de um sistema informatizado pode facilitar bastante as coisas.
O caixa de uma transportadora, em razão das muitas variáveis que interferem nos seus custos, pode apresentar variações significativas. Por esse motivo, além de planejar e registrar todas as movimentações, é preciso ter um controle ativo sobre o fluxo de caixa.
O acompanhamento do caixa da empresa traz uma noção mais atualizada da sua saúde financeira, já que em um espaço de um mês, por exemplo, as avaliações podem não mostrar toda a dinâmica das atividades do negócio que um controle diário ou semanal do fluxo de caixa é capaz. Assim, o mais recomendado é dar uma atenção especial a esse indicador.
Como já pontuamos, as transportadoras sofrem um grande impacto em suas atividades em razão das mudanças do cenário econômico do país. Prova disso são as crises ocorridas nos transportes nos últimos anos e que elevaram bastante os custos dessa atividade.
Nesse sentido, é muito importante que gestores e líderes tenham um olhar crítico sobre o cenário econômico, realizando projeções sobre o que pode vir a mudar, seja para melhor ou pior. Em outras palavras, é preciso gerir e preparar a empresa para lidar com diferentes cenários, seja para aproveitar as boas oportunidades ou para contornar as dificuldades.
A boa notícia é que a partir do momento que a empresa moderniza sua gestão e passa a se apoiar no uso de sistemas e dados concretos, fica mais fácil realizar comparativos, projetar cenários e direcionar os seus recursos de maneira mais estratégica.
Como vimos, o controle financeiro em transportadoras só é bem executado quando a empresa é capaz de gerenciar eficientemente as suas informações e utilizá-las de maneira proativa nas decisões. É justamente nesse ponto em que a Bsoft pode fazer toda a diferença no seu negócio.
A Bsoft, líder no segmento de desenvolvimento de softwares para gestão de transportes, coloca à sua disposição uma solução completa para auxiliar não só no controle financeiro, mas em diversos outros aspectos importantes para manter a regularidade da sua transportadora.
A partir da nossa ferramenta, é possível dar uma roupagem mais moderna à administração do negócio, modernizando e automatizando atividades como:
Além disso, a ferramenta Bsoft ainda conta com funcionalidades estratégicas para a sua empresa, as quais certamente contribuirão para a redução do tempo gasto em atividades burocráticas, técnicas e suscetíveis a erros.
Veja, a seguir, algumas dessas funcionalidades:
Por fim, com o apoio da Bsoft, o controle financeiro em transportadoras pode ser executado de maneira simples, moderna e eficiente. Em vez de perder tempo e competitividade com processos manuais e lentos, a empresa pode optar pelo uso de um software robusto, desenvolvido para essa finalidade e que está mais alinhado com o perfil das empresas atuais.
Se você gostou deste artigo e tem interesse em ter todas as vantagens e diferenciais da Bsoft trabalhando em favor da sua empresa, entre em contato conosco hoje mesmo e seja o nosso próximo case de sucesso!
2 Comments
estol presci sando derecursso finansseiro pra minha empresa devida alta dos combus tivo problema difreti eprestação decaminhão me emcontro numa cinuca debico
Bom dia, Jorge.
A alta nos combustíveis impacta muito o setor e sabemos como é difícil repassar isso a cada frete para os seus clientes. Desejamos que logo a situação em geral da economia melhore e que em breve você e sua empresa vençam esse momento difícil.
Um grande abraço!