Enquanto o motorista de caminhão está na estrada, alguns desafios e imprevistos podem ocorrer. Entre eles, se deparar com estradas em más condições de trânsito ou ocorrer falhas técnicas em seu veículo. Até mesmo a rotina desgastante do trabalho pode vir a ser um problema, uma vez que há constantes perigos em seu dia a dia — como assaltos. As condições climáticas também são fatores que precisam da atenção do profissional, especialmente devido ao fato de que dirigir caminhão na chuva pode exigir alguns cuidados de segurança e atenção redobrada do colaborador.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo. Queremos que você entenda quais são os riscos de os seus profissionais trabalharem nessas condições e que saiba orientar seus motoristas sobre as melhores práticas. Boa leitura!
A seguir, selecionamos os principais riscos a que um motorista está suscetível ao manobrar o seu veículo em más condições climáticas.
O motorista que dirige caminhão na chuva está sujeito a derrapagens do veículo. Isso porque ocorre a hidroplanagem — também conhecida como aquaplanagem, que consiste no acúmulo de água sobre a pista. Isso impede com que as rodas tenham o atrito com o asfalto, de modo que garantam a estabilidade e a segurança do profissional.
No entanto, há algumas dicas a serem executadas pelo motorista para que ele reduza as chances de acidentes. A primeira delas é diminuir a velocidade: dessa forma, seja qual for o imprevisto que venha a acontecer, ele terá tempo de executar uma manobra que impeça um acidente. Além disso, é preciso manter certa distância de outros veículos, pelo mesmo motivo.
Como o colaborador pode identificar que a estrada está com risco de hidroplanagem? Para isso, basta verificar o retrovisor de seu veículo. Caso não deixe nenhum rastro de água, significa que há grandes chances de a rota estar com aquaplanagem.
A visão do motorista também pode ser prejudicada em períodos chuvosos. Além de toda a água que cai sobre o caminhão, o profissional tem dificuldades de enxergar o cenário a sua volta. Se for no período noturno, é ainda mais significativo, o que aumenta as chances de acidentes.
Como sabemos, há estradas nas rotas brasileiras com más condições. Consequentemente, há formação de lamaceiro em períodos chuvosos, o que poderá contribuir para os atolamentos. Entre as consequências que isso traz para o motorista, pode-se ressaltar o atraso para a entrega da carga, bem como os riscos de estar parado em uma estrada nessa situação — roubo de carga, por exemplo.
Uma transportadora precisa estar em constante capacitação de seus profissionais. Isso contribui para aumentar a satisfação que eles têm com a empresa, bem como evita prejuízos para as cargas e para a integridade física dos colaboradores.
A seguir, selecionamos algumas das orientações que devem ser passadas para que eles possam dirigir caminhão na chuva com segurança.
Devido à baixa visibilidade, muitos profissionais podem pensar que o uso do farol alto seja a pedida mais eficaz nessas situações. No entanto, é justamente o contrário.
Por lei, já é obrigatório andar continuamente com o farol baixo. Em casos de chuva, é recomendado que se mantenha essa condição, uma vez que a luz alta aumenta as chances de ofuscar outros motoristas, além de piorar a visibilidade do profissional — em casos de neblina muito densa, inclusive, há os riscos de ela refletir a luz do veículo.
Mencionamos sobre a importância de um profissional estar com atenção redobrada no momento que estiver dirigindo em condições climáticas instáveis. Para isso, é preciso que eles desliguem qualquer item em seu veículo que contribua para desviar o seu foco, como DVD, celulares e, até mesmo, rádio.
Nesse sentido, existe a necessidade de que sua atenção seja voltada exclusivamente para o trânsito, com o objetivo de ele identificar qualquer problema na estrada.
Para que os profissionais não corram riscos comuns ao dia a dia de um motorista, a transportadora precisa orientar quanto à questão das ultrapassagens e da velocidade máxima permitida. Em períodos de chuva, essa situação deve ser ainda mais levada em consideração, justamente por todos os fatores já mencionados (baixa visibilidade, estrada com riscos de derrapagem etc.).
Dessa forma, é preciso que os profissionais avaliem se, de fato, a ultrapassagem é necessária. Se possível, o indicado é que até mesmo pare em algum posto e espere o tempo amenizar para que prossiga a viagem.
Uma dica que também deve estar bastante alinhada com os seus profissionais está relacionada aos freios e aos pneus. Isso se deve para os dias de chuvas e para a rotina normal, justamente pela importância que eles exercem para a segurança do colaborador. É preciso que eles estejam adequados para a rodagem nas estradas e que haja a manutenção constante.
Em períodos chuvosos, eles precisam estar em perfeito estado e com os sulcos, uma vez que, na ausência deles (os famosos pneus ‘carecas’), aumentam as chances de eles deslizarem, principalmente se passarem em um trecho com aquaplanagem. Como consequência, o motorista tende a perder o controle do veículo, o que vai provocar acidentes.
Apresentamos algumas dicas importantes para que as transportadoras conscientizem e orientem seus profissionais. Mas você deve estar se perguntando: como fazer isso, de fato?
Promova eventos que permitam aos motoristas entender sobre os principais riscos aos quais eles estão expostos, independentemente de qual seja. Além disso, faça campanhas e divulgue cartazes na transportadora para que fixe a informação.
Mesmo que seja um local apenas de passagem, é importante que seja bem informado quanto ao seu dia a dia de trabalho e aos cuidados necessários para se manter em segurança.
Neste conteúdo, você pôde entender sobre os riscos de dirigir caminhão na chuva e como uma transportadora poderá orientar seus profissionais nesse sentido. Lembre-se, sempre, de que os treinamentos contribuirão para que os seus motoristas dirijam em segurança, independentemente do contexto, diminuindo as chances de prejuízos e preservando a integridade de seu quadro de funcionários.
O que achou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também tenham acesso a essas dicas!